A decisão de vender uma empresa precisa ser refletida e calculada. Afinal, iniciar esse processo e desistir no meio dele pode prejudicar tanto a imagem do sócio como da empresa, reduzindo as oportunidades para concretizar a venda no futuro.
Neste artigo, elencamos os principais motivos que levam empresários a vender suas empresas, para que você avalie se identifica com alguma dessas situações.
Necessidade de recursos
É comum que as empresas recorram à venda de participações para obter uma nova injeção de recursos. A motivação pode ser a necessidade de capital para expandir suas operações ou desenvolver uma nova linha de negócios, por exemplo. Ou até mesmo a necessidade de captar dinheiro para assegurar sua sobrevivência, especialmente em momentos de crise.
Nesse sentido, quando o sócio não tem mais o desejo ou as condições de aportar novos recursos no negócio, optar pela entrada de um novo sócio ou fazer a venda total da empresa pode ser o melhor caminho para concretizar esses objetivos.
Investimento em outros negócios
Quando têm sociedade em diversos empreendimentos, é comum que os empresários sigam a estratégia de vender suas participações nos negócios menos rentáveis para conseguir aportar mais recursos naqueles que lhe trarão melhor retorno.
Decisão de aposentadoria
Há empresários que decidem já ter contribuído o suficiente para os seus negócios e que é o momento de seguir para uma nova etapa na vida. Nesse sentido, a venda da empresa pode ser uma alternativa para desfrutarem do patrimônio construído, delegando a gestão para outros profissionais. Nessa situação, a busca por investidores deve ser feita com o máximo de antecedência e profissionalismo, para que não se corra o risco de o negócio vir a se desvalorizar.
Sucessão familiar e gestão dividida
Em empresas familiares a sucessão costuma ser um tema delicado, especialmente no caso de pais para filhos. É possível que a segunda ou terceira geração da família não esteja alinhada na forma de conduzir o negócio ou tenha interesses divergentes. Em empresas com diversos sócios, estes podem ter visões diferentes em relação a aspectos fundamentais como: gestão de dívidas, expansão, estratégia comercial, inovação, repartição de dividendos, entre outros, prejudicando os resultados do negócio. A venda da participação para um sócio ou novo investidor pode ser a melhor saída.
Falta de sucessores
Há também o caso de filhos que não querem tocar o negócio dos pais ou de pais que avaliam que seus filhos não estão preparados para assumir essa responsabilidade. Nessas situações, a venda da sociedade pode ser a melhor opção, assegurando que a gestão da empresa terá continuidade de forma profissional e alinhada aos objetivos dos fundadores.
Existem vários motivos que podem levar à decisão de venda de uma empresa. É fundamental que esse processo conte com o assessoramento de profissionais experientes e com expertise em fusões e aquisições. A Capital Invest oferece consultoria especializada, interagindo com investidores dentro e fora do Brasil, para ajudá-lo(a) a preparar a sua companhia para a venda.