BK2

Prós e Contras de viver em Portugal

Você quer saber mais sobre como viver em Portugal? É importante para aqueles que desejam se mudar para outro país, ter todas as condições necessárias para se manter. 

Portanto, fazer uma lista dos prós e contras é a melhor maneira de tomar uma decisão. Decidimos criar este artigo sobre os prós e os contras de viver em Portugal, porque é um dos países mais populares entre os brasileiros.

Temos coisas maravilhosas a dizer sobre Portugal, mas certamente, alguns poderão discordar. Neste artigo, você aprenderá sobre os prós e os contras de viver em Portugal.

Veja também: Pontos Para Considerar ao Definir um Orçamento de Viagem.

Naturalização

Como somos uma colônia portuguesa, muitos brasileiros têm o direito de obter a cidadania portuguesa

O pedido é muito mais fácil porque há muitos parentes e descendentes dessas queridas pessoas em nossa terra. Portugal facilita a entrada de imigrantes no país, simplificando os processos burocráticos. 

Se você residiu em Portugal por pelo menos cinco anos, por exemplo, você pode solicitar a cidadania.

Além disso, aqueles que obtêm a cidadania têm os mesmos direitos e deveres daqueles que são nativos do território, tais como poder obter um passaporte português, usar o sistema de saúde, trabalhar, votar, estudar e até mesmo morar ali permanentemente.

Principal destino dos brasileiros

em portugal

Portugal é um dos países mais abertos da Europa e tornou-se um dos favoritos entre os brasileiros devido a suas facilidades como educação, segurança, custo de vida e belas paisagens. 

Bons alimentos podem ser encontrados nos vinhedos de clima mediterrâneo. Questões políticas, sociais e culturais são algumas das coisas em que os dois cooperam.

Boa parte da comida brasileira é consumida pelos portugueses. Produtos locais, tais como comida e música, também estão disponíveis lá. Você pode não estar em casa, mas quer algo melhor do que isso para se sentir em casa?

Idioma

Uma das maiores vantagens de deixar o Brasil e se mudar para Portugal é o fato de que o idioma do país é o mesmo que o nosso, portanto não há barreiras linguísticas. 

Se você não conhece inglês e espanhol tradicionais, temos alguns conselhos para você. Portugal é um país excelente.

Saúde pública gratuita e de alta qualidade

A verdade é que não podemos parar de falar deles, mesmo que estejamos caindo em clichês. A boa notícia é que temos que começar. 

Portugal está classificado em 9º lugar na Europa e 12º lugar no mundo pela Organização Mundial da Saúde por causa de seu sistema de saúde de alta qualidade. 

Você pagará uma média de 20 euros por consultas de emergência. Se você quiser marcar uma consulta no centro de saúde, você precisa pagar a taxa. Custa cerca de cinco dólares. De acordo com o pedido de seu médico, os valores dos exames podem ser diferentes.

O procedimento mais simples pode custar tão pouco quanto 2 euros, enquanto uma biópsia pode custar mais de 100 euros. Você pode obter descontos de até 90% sobre os medicamentos quando eles estão disponíveis.

Educação de qualidade

A boa notícia para aqueles que querem se mudar para Portugal para estudar é que o país tem moradia estudantil.

A educação básica portuguesa é algo sobre o qual se deve falar primeiro. Você só paga pela comida quando ela é gratuita.

Quando o assunto é educação em Portugal , uma das coisas que mais ouvimos é o exame do ensino médio. Existem 51 instituições no país que aceitam os resultados como critérios de seleção para os estudantes brasileiros. Isso é uma boa notícia, não é?

Algumas das melhores universidades do mundo estão localizadas em Portugal. Linhas de pesquisa, centros de pesquisa, hospitais, serviços comunitários e parcerias com empresas multinacionais são algumas das boas instalações de pesquisa que elas possuem. O ano letivo começa em setembro, após as inscrições serem aceitas de julho a março.

Se você deseja obter um mestrado, um doutorado ou mesmo participar de uma competição pública, isto é para você. É possível estudar em um nível superior e até mesmo praticar em território português, se você verificar o nível do diploma. 

Você precisa preencher o pedido, enviar os documentos para a instituição de ensino, preparar um currículo e uma entrevista, e escolher a instituição.

Contras de Morar em Portugal

Se você vai fazer uma lista de prós e contras de viver em Portugal. Há coisas que vão contra seu movimento e que você deve considerar. A seguir, vamos mostrar-lhe algumas questões com desvantagens.

Não há mais carreiras

Mesmo que você tenha um currículo e experiência, ele não terá o mesmo peso que o país em que você desempenhou essas atividades.

Os salários na Europa não são tão altos como em outras partes do mundo.

O salário mínimo em Portugal é de mais de 700 euros por ano. A quantia média de dinheiro que as pessoas ganham está entre 917,76 euros e 1266 euros.

Se você fizer uma análise detalhada e colocar tanto o salário mínimo quanto as despesas diárias na ponta do lápis, você verá que ele é mais alto do que no Brasil ou na Espanha.

Informações distorcidas

De acordo com os testemunhos daqueles que já estão lá, aqueles que decidem viver em Portugal devem aprender a ter paciência. 

Primeiro, porque é preciso estar preparado para retornar pelo menos 10 vezes mais em cada setor onde algo precisa ser resolvido, porque o conflito de informações é grande, e a dica para solicitar informações de um órgão do setor público é: pedir formações por escrito.

Aluguel caro

Uma das maiores parcelas do orçamento é para as pessoas que vivem em Portugal. É a principal causa do custo de vida em Portugal, em outras palavras.

Devido à pressão da especulação imobiliária, do turismo e do boom dos imigrantes, os aluguéis têm aumentado nas grandes cidades. A lei da oferta e da procura.

Em Lisboa e Porto, a queda nos preços de aluguel foi muito limitada devido a pandemia de Covid19, e já se pode sentir uma recuperação, embora o aumento dos preços de aluguel em Portugal tenha sido retardado pela Pandemia.

Em Portugal, é muito comum encontrar propriedades mobiliadas que estejam prontas para morar. Isto tem que vir com um preço. Há uma regra que itens totalmente montados e prontos para serem enviados custam um pouco mais do que itens não mobiliados.

Amamos Portugal e ficamos céticos sobre esta conversa. Qual é a sua opinião sobre a vida em Portugal? Aproveite e compartilhe nos comentários.

Sair da versão mobile