Viagens

8 Pontos Para Considerar ao Definir um Orçamento de Viagem

orçamento de viagem

O orçamento de viagem é um item extremamente importante para você considerar ao se programar para viajar.

Afinal de contas, uma viagem, mesmo que para um destino nacional, envolve diversos custos – e é claro que você não vai querer ficar com a conta no vermelho e passar por perrengues financeiros, não é verdade?

Por isso, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje os principais pontos que você deve considerar para definir um orçamento de viagem de maneira adequada e eficiente. Veja!

Orçamento de viagem: 8 pontos que você deve considerar

1. Época e duração da viagem

Ao longo do ano, existem basicamente duas grandes épocas para você viajar: 

A baixa temporada, isto é, quando o destino é menos procurado/visitado, e a alta temporada, ou seja, quando o destino é mais almejado pelos turistas (normalmente nos meses de dezembro, janeiro e julho).

E por que considerar isso é importante para definir um orçamento de viagem? Porque na baixa temporada, além de você ter menos concorrência de outros turistas, a viagem, no geral, sai mais em conta.

Portanto, se você quer conhecer um destino e ainda economizar, considere a época de baixa temporada para viajar.

Além disso, não deixe de levar em consideração quantos dias (ou quantas semanas) irá durar a sua viagem, afinal, quanto mais tempo você ficar no destino, mais gastos você terá que arcar.

2. Quantidade de pessoas

Se você vai viajar sozinho, definir o orçamento de viagem é algo que costuma ser mais fácil, afinal, você só tem que se preocupar com os seus gastos e as suas despesas.

Agora, se você vai viajar com seu parceiro (ou sua parceira), com a sua família ou com seus amigos, você precisa considerar a quantidade de pessoas envolvidas na viagem para estabelecer o seu orçamento.

Haverá divisões? Quem vai pagar o quê? Tudo isso precisa ser bem alinhado durante o seu planejamento.

3. Hospedagem

Outro ponto que você precisa considerar para definir um orçamento de viagem, é avaliar qual será o seu local de hospedagem.

Se você for ficar em um hotel 5 estrelas ou em um resort badalado, por exemplo, é provável que você gaste mais com as diárias em comparação com uma acomodação mais simples, como um hostel, uma pousada ou um Airbnb.

Portanto, ao planejar a sua viagem, não deixe de considerar onde você ficará hospedado, pois isso impactará diretamente no seu orçamento.

4. Reservas

Ao fazer uma viagem, tanto nacional quanto internacional, é importante que você faça algumas reservas para gerar mais tranquilidade e garantias ao seu passeio.

Isso porque, por exemplo, certas atrações e certos passeios precisam de algum bilhete ou ingresso, e se você não adquiri-lo com uma certa antecedência, você pode não conseguir conhecê-los e aproveitá-los, visto que os ingressos podem se esgotar, pode haver um limite de capacidade, etc.

Além do mais, se você for fazer uma viagem internacional e pretende ir com seu carro até o aeroporto, é interessante que você reserve, algumas semanas antes de viajar, uma vaga em algum estacionamento para deixá-lo.

Então, por exemplo, se o seu voo sair de São Paulo, não deixe de procurar com uma certa antecedência por um estacionamento no aeroporto de Guarulhos.

E claro que para fazer essas e outras reservas, haverá custos, então não deixe de considerá-las ao estabelecer o seu orçamento, ok?

5. Documentos

Se o seu destino de viagem é nacional, esse quinto ponto que separamos não irá impactar muito em seu passeio.

Agora, se a sua viagem for para outro país, por exemplo, para os Estados Unidos, Alemanha, Portugal, França, Itália, Espanha, Japão, etc., você precisa considerar o item “documentação” ao se programar.

Isso porque, para viajar para esses e outros países, você precisará de um passaporte válido e dependendo do destino, de um visto também.

E caso você não tenha esses documentos, você precisará solicitar a emissão deles – o que, claro, vai te gerar mais um gasto.

Portanto, não deixe de considerá-los na hora de definir o seu orçamento.

6. Passagens

A menos que você viaje de carro para um destino nacional, você precisará comprar passagens para poder viajar.

Sendo assim, ao se planejar, não deixe de considerá-las, pois elas podem representar um custo significativo em seu orçamento.

O ideal é ir monitorando os preços das passagens com uma certa antecedência, para conseguir aproveitar uma boa promoção.

E mesmo que você viaje de carro, você também terá certos gastos, principalmente no que diz respeito ao combustível, pedágios e estacionamentos.

7. Seguro viagem

Infelizmente, imprevistos e problemas podem acontecer em uma viagem.

Por isso, para não ser “pego de surpresa”, ter dores de cabeça, ou ainda, ficar no prejuízo, contrate um bom seguro viagem.

Assim, em caso de uma adversidade em sua viagem, você terá coberturas/reembolsos do seu seguro.

8. Despesas no destino e no dia da viagem

Até o momento, você conferiu sete pontos que impactam no seu orçamento antes mesmo de você viajar. Agora, por fim, você precisa se atentar sobre as despesas que você terá no destino e no dia da viagem.

Isso porque, você terá gastos com transporte, alimentação, passeios e, provavelmente, compras.

E para te ajudar com esse ponto e todos os outros também, é de suma importância que você monte (ou baixe na internet) uma planilha para anotar e organizar todos os seus gastos com a viagem.

Dessa forma, você terá uma visão geral sobre cada item e conseguirá estabelecer um orçamento adequado para a sua viagem!

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Viagens

Avaliações: Melhores Seguros de Viagem para Portugal em 2024

Viajar para Portugal é uma experiência emocionante, repleta de história, cultura vibrante e…
Read more
NacionaisViagens

As cidades mais tranquilas do Brasil: Uma Jornada pela Serenidade e Bem-Estar

O Brasil, com sua vasta diversidade cultural e geográfica, oferece uma variedade de destinos para…
Read more
MundoViagens

Descobrindo o Melhor do Egito: Uma Jornada Inesquecível

O Egito, com sua tapeçaria rica e colorida de história, cultura e paisagens deslumbrantes, oferece…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: