Presentes na cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (16), três presidenciáveis reafirmaram a confiança nas instituições e no sistema eleitoral brasileiro.
Nas redes sociais, a senadora Simone Tebet (MDB) citou partes do discurso do magistrado, nas quais ele afirma que “liberdade de expressão não é liberdade de destruição” e que “não podemos tolerar discursos de ódio e ataques à democracia”, e disse concordar com as afirmações. “Protocolei no TSE o compromisso de fazer uma campanha limpa, sem fake news, sem violência e respeitando as regras e a Justiça Eleitoral”, acrescentou a candidata à Presidência da República.
Ciro Gomes (PDT), por sua vez, publicou foto com registro de sua presença na cerimônia, ao lado do presidente de seu partido, Carlos Lupi, e reverenciou Moraes pelo novo cargo. “Estivemos na posse do ministro Alexandre de Moraes na Presidência do TSE. Aproveito a oportunidade pra reiterar minha confiança de que o novo presidente saberá conduzir a eleição mais tensa dos últimos anos”, destacou o ex-ministro.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que esteve na primeira fila da plateia, ao lado de outros três ex-chefes do Executivo – Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e José Sarney (MDB) – e de frente para o presidente Jair Bolsonaro (PL), também fez questão de registrar a participação na solenidade.
“Junto com a ex-presidente Dilma Rousseff, levei nossos cumprimentos democráticos ao novo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes”, escreveu o petista na legenda de uma foto, na qual aparecem também junto com o recém-empossado vice-presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski.
O presidente Jair Bolsonaro não se manifestou a respeito da cerimônia de posse da nova presidência do Tribunal Superior Eleitoral.