O Tratamento Fora de Domicílio (TFD), instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. Assim, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica.
A gestão passada ofertava apenas uma casa de apoio para os pacientes de Belmonte com infraestrutura precária. Por isso, a nova administração “É tempo de trabalho” viabilizou todos os trâmites legais e locou através de convênios 03 casas de apoio com o objetivo de beneficiar a população que necessita fazer tratamento de saúde fora do domicílio.
Os novos espaços ficam localizados em Salvador, Teixeira de Freitas e Itabuna, e, foram criteriosamente selecionados visando acomodar com mais dignidade os pacientes e acompanhantes que necessitam aguardar pelo seu tratamento na capital do Estado ou em demais municípios. São fornecidas refeições, lanche e locomoção dos pacientes aos locais para tratamento de saúde a eles destinado como também o retorno dos mesmos aos seus locais de origem.
Bebeto Gama destaca que ao assumir a gestão, a prefeitura priorizou a regularização do TFD, colocando todos os pagamentos em dia, pois os belmontenses merecem um atendimento humanizado fora do município. “A pessoa já se encontra doente e precisa ser bem acomodada, por isso, nós temos feito um trabalho continuo para agilizar os processos e garantir um atendimento de qualidade a estes pacientes que precisam fazer tratamento em outros municípios”, comentou Bebeto Gama