O espaço destinado a produção de alimentos chama-se Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN. O objetivo de uma UAN é o fornecimento de uma refeição equilibrada e com condições sanitárias satisfatórias.
As UAN’s hospitalares podem ser definidas como estabelecimentos localizados em hospitais que desempenham atividades técnico-administrativas necessárias à manipulação, à preparação, ao armazenamento e à distribuição de alimentos e de refeições. Um dos principais fatores para a garantia da qualidade das refeições é a inocuidade do alimento, sendo, portanto, essencial o controle das condições higiênico-sanitárias.
A Resolução N. 216 de 15 de setembro de 2004 dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e prevê dentre outros, normas para edificações, instalações, equipamentos, móveis, utensílios, controle integrado de pragas e manipuladores de alimentos. Dentre as questões mais urgentes observamos que as instalações físicas da UAN apresentavam trincas no piso, paredes sem azulejos e com bolores e teto em condições inadequadas. Ressaltamos que tanto o piso como parede e o teto devem possuir revestimento liso, impermeável e lavável a fim de não transmitir contaminantes ao alimento.
A edificação e as instalações devem ser projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e não ter risco de contaminação cruzada. O início da reforma da UAN se deu em 28 de agosto de 2021 e contou com a colaboração de funcionários do setor de manutenção do Hospital Drº José da Costa Pinto Dantas e da secretaria de infraestrutura. Ou seja, com mão de obra e materiais adquiridos com recursos próprios. Durante o período da reforma, a UAN funcionou provisoriamente no prédio anexo posterior do hospital. A reforma foi concluída em 25 de setembro de 2021.