Marketing Digital

Por que investir em um arquiteto?

O arquiteto é um dos principais especialistas na construção e reforma de edificações, existem vários campos de atuação deste profissional e por isso é tão importante neste segmento. 

A arquitetura está presente em todas as fases da história e é uma disciplina que estuda o aspecto das construções e sua relação com fatores ambientais, com ênfase na experiência do usuário destes espaços internos.

No cenário urbano pós-industrial, o principal desafio é criar moradias funcionais, confortáveis e espaçosas para acomodar o número cada vez mais crescente de moradores, com aglomerações próximas ao milhão em um único distrito. 

A arquitetura pode ser usada na construção de edifícios residenciais e corporativos, com estrutura para humanos e animais. 

Diferenças entre profissões da construção civil

As grandes profissões da construção civil são alvo de confusão para muitas pessoas, que não identificam, com tanta facilidade, quais são as diferenças, e portanto, quando solicitar os serviços de um profissional de determinado segmento. São essas as profissões:

Engenheiro 

O engenheiro é o profissional responsável por toda a estrutura da construção, o que inclui seus alicerces, pilares, materiais utilizados e cálculos ligados ao peso ou desgaste da edificação, sendo imprescindíveis para a construção ou grandes reformas em uma casa. 

No contexto do serviço de reforma, o engenheiro é solicitado quando há a necessidade de remover uma parede, a fim de calcular o efeito desta alteração sobre todo o edifício, evitando problemas como rachaduras e desabamentos. 

O engenheiro também calcula a instalação de alguns elementos na casa, como as piscinas, estejam elas no chão de uma área térrea ou nos espaços mais altos de apartamentos e coberturas, sendo seus campos de atuação: 

  • Fabricação de concretos e pré-moldados; 
  • Análise ambiental de solo, resíduos e água; 
  • Logística de transportes; 
  • Segurança do trabalho; 
  • Cálculo estrutural.

Este profissional atua em conjunto com os arquitetos em muitas situações, posto que o arquiteto consulta a quem tem um diploma engenheiro civil naquilo que pode ser instalado com segurança. 

Arquiteto 

O arquiteto dedica-se à projeção de ambientes que venham a suprir as necessidades de seus usuários, acomodando funcionalidades prioritárias e adicionais de maneira a tornar o espaço prático, otimizado e harmônico. 

A arquitetura cuida também da maneira como as construções interagem com o meio ambiente, considerando aspectos como a insolação, a ventilação e a relação entre materiais sintéticos, provenientes da atividade industrial, e naturais, como madeira e pedra. 

Por isso, a disciplina é fundamental nos projetos que revitalizam áreas verdes, construções históricas e no posicionamento de edifícios, a fim de prevenir problemas térmicos, acústicos e biológicos em espaços internos. 

Alguns pontos de ação da arquitetura:

  • Separar áreas secas de áreas úmidas; 
  • Temperatura do ambiente e reverberação acústica; 
  • Seleção e escolha de pedreiros, marceneiros e ajudantes; 
  • Gestão técnica e artística da obra. 

Por trás da instalação de uma divisória drywall com vidro, há o trabalho de um arquiteto nos fatores qualitativos da obra, com a função de adicionar o máximo de conforto e salubridade às construções ocupadas por humanos. 

Designer de interiores

Por esta ênfase na experiência, as funções da arquitetura são muitas vezes confundidas com as tarefas realizadas por um designer de interiores. 

Esse profissional atua na experiência visual de espaços internos, fortes no segmento residencial. 

O designer de interiores acrescenta know-how na integração de ambientes, na escolha de cores, materiais e formas geométricas e nas funcionalidades associadas ao mobiliário da construção, construindo plantas de layout que são integradas ao projeto arquitetônico. 

A escolha por um serviço de impermeabilização de fachada pode mudar profundamente um projeto de interiores para aquela área de uma casa ou apartamento, exemplo que une a arquitetura com o design, em escolas como: 

  • Rústica; 
  • High-tech
  • Industrial; 
  • Neoclássica; 
  • Continental. 

O designer de interiores também trabalha nas indústrias de fabricação de móveis, trabalhando majoritariamente com uma destas matérias-primas: metais, madeira, pedra, cerâmica e concreto. Desta forma, é a mente por trás dos modelares de grande escala. 

Outro exemplo da ligação entre as duas profissões são os projetos de iluminação. O designer de interiores parte das condições estabelecidas pelo arquiteto, como o posicionamento dos cômodos, para criar uma harmonização entre luz natural e artificial.

Decorador 

O decorador atua no campo exclusivamente estético, cuidando não apenas da mobília, mas de seus complementos, como uma cortina blackout em tecido, o material usado nas almofadas ou tapetes distribuídos entre salas de estar e de jantar. 

Esse profissional seleciona as peças decorativas que farão parte do projeto, atuando em conjunto com o designer na finalização de ambientes domésticos ou empresariais, de acordo com a proposta selecionada pelo cliente. 

Os decoradores podem trabalhar com estilos mais contemporâneos ou clássicos, estudando as diferentes escolas artísticas que marcaram a história da preparação de ambientes. Sua atuação insere autenticidade e um toque profissional ao resultado.

Por vezes, o decorador vai traduzir os desejos e a personalidade do cliente, mesclando influências de várias fontes. 

Atua em conjunto com outro profissional em áreas externas, como jardinagens e paisagismo, sendo o paisagista responsável pela parte verde. 

Assim, em conformidade com o paisagista, o decorador pode reproduzir, de maneira artificial, ambientes encontrados na natureza, como lagos, bosques e hortas, incluindo elementos como sofás, balanços e redes. 

Benefícios de contratar um arquiteto

Ao selecionar qual é o tipo de mudança que o morador deseja estabelecer em sua casa, ou o empreendedor em seu prédio comercial, a contratação de um arquiteto se torna essencial para transformar ideias em projetos funcionais, com benefícios de longo prazo, como:

Harmonia visual 

Com a contratação de um arquiteto, o cliente pode garantir harmonia visual em seus ambientes. 

Isso acontece pois é este profissional que desenvolve posicionamento, superfícies fixas e toda a infraestrutura interna do espaço. 

É o arquiteto quem associa o acabamento de portões automáticos com áreas externas, atentando-se para a funcionalidade máxima dessas regiões. 

Portanto, este profissional se responsabiliza pela estrutura que pode ser melhor trabalhada por designers e decoradores.

O arquiteto também define quais são os materiais de acabamento mais indicados, cuidando de pisos, revestimentos de paredes e teto, bancadas, portas, janelas e pias, unificando formas e textura de um modo mais confortável para o morador.

Otimização de recursos 

Os arquitetos também representam um nível elevado de otimização de recursos, uma vez que podem indicar fornecedores mais baratos de materiais de construção utilizados na obra. Além disso, a criação do projeto pode diminuir gastos extra por si. 

A alocação de um sistema de ar condicionado que otimize o uso de energia, a substituição de uma quebra na parede por mudanças na ventilação, entre muitas outras mudanças, bem como a gestão de construtores, podem poupar o cliente de conflitos e gastos adicionais. 

Aproveitamento de espaço 

Projetar ambientes com o auxílio de um arquiteto pode conferir um uso mais criativo de espaços inutilizados, como corredores e cantos de cômodos. 

Em um cenário onde a moradia reduz de tamanho, aproveitar o que se tem é fundamental. 

O aproveitamento de espaço não se manifesta apenas em sua forma mais pura, como também na transformação do ambiente em maior, gerando uma sensação de amplitude, como nos projetos de integração entre dois cômodos. 

Nas fachadas isso também se manifesta, com a escolha de pintura residencial externa compatível com as necessidades de cada construção. 

Os formatos empregados também liberam espaço para a construção de garagens ou saídas maiores. 

Manutenção mais barata 

Ao longo prazo, a supervisão de um profissional especializado diminui a taxa de erros, além de prevenir o aparecimento de problemas futuros ligados à hidráulica, elétrica ou com o acabamento, destacando-se pisos e pinturas. 

Portanto, trata-se de um investimento que ajuda a baratear o custo por manutenções futuras, tornando o ciclo de vida do imóvel maior e retardando sua depreciação. O cuidado com os materiais e a instalação se pagam no futuro. 

Ajuste de fachadas 

A organização de fachadas é uma tendência em alta nas grandes cidades, uma tentativa de incentivar um melhor acabamento de construções que modificam o aspecto de ruas inteiras. Tal ajuste deve ser esquematizado por um arquiteto. 

Além de avaliar condições ambientais e jurídicas na criação desses espaços, o ajuste de fachadas é essencial na delimitação do que pode ser feito de modo inteligente, aproveitando das muitas ferramentas disponíveis para entregar o melhor resultado. 

Considerações finais

Portanto, investir em um arquiteto é uma ação imprescindível para qualquer pessoa que pretende realizar reformas, obras ou alterações em construções de uso residencial ou comercial. 

Ao conhecer suas funções e como elas se diferem de outras áreas da construção civil, o cliente passa a estar munido de informações importantes na escolha por um projeto. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Marketing Digital

Como Escolher o Formato de E-mail Adequado para Cada Tipo de Campanha

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

SMS Marketing: Como Utilizar Mensagens de Texto para Alcançar Seu Público

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Vantagens do Texto Simples em E-mails de Marketing: Quando Optar por Simplicidade

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: