O comércio digital é um modelo de negócio que tem ganhado cada vez mais popularidade no mercado, especialmente após a pandemia. Isso porque, a modernização das formas de pagamento online e do acesso à internet, tem alterado todo o processo de consumo.
Assim, investir em um e-commerce virou uma necessidade para todos os segmentos. No entanto, o uso das plataformas digitais, para a efetuação das vendas, exige uma constante otimização dos processos e a construção de uma experiência de compra mais aprimorada.
Por isso, a adaptação do ambiente virtual e a facilitação de todas as etapas de compra é uma exigência essencial para a garantia da conversão dos leads e para a efetuação de novas vendas.
Neste contexto, a otimização do checkout e dos métodos de pagamentos são estratégias essenciais para a melhora da eficiência das transações, bem como, para o crescimento e consolidação da marca.
Formas de pagamento em ambiente digital
As formas de pagamentos disponibilizadas nas lojas físicas têm um impacto enorme no volume das vendas e no alcance das metas pré-estabelecidas.
Isso porque, a limitação nas opções disponíveis pode fazer com que os clientes abandonem o carrinho e optem pela concorrência.
O mesmo acontece no mercado digital. No entanto, neste caso, uma escolha estratégica assertiva sobre os meios de pagamentos viabilizados, pode significar uma vantagem competitiva importante e até determinar a sobrevivência do e-commerce.
Desta forma, a diversificação dos meios de pagamento pode contar as seguintes opções:
- Boleto bancário
Essa é considerada uma das formas mais seguras de cobrança, pois desde a suspensão dos boletos sem registros, o risco de fraudes foi completamente eliminado e as empresas podem desfrutar de benefícios importantes, como:
- Aumento na facilidade de emissão;
- Contenção da inadimplência;
- Melhoria na acessibilidade para todos os clientes;
- Aumento da confiança dos clientes;
- Economia de tempo.
Como o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas que não utilizam uma conta no banco, o oferecimento desta forma de pagamento aumenta a abrangência do público consumidor e, consequentemente, da lucratividade do e-commerce.
- Cartão de crédito
A máquina de cartão de crédito ou débito ainda é uma das melhores formas de diversificar as modalidades de pagamento, inclusive, nas lojas virtuais.
No entanto, em vez da utilização do aparelho físico, o mercado digital pode optar pelo uso de um gateway de pagamento.
Aqui, os clientes podem realizar compras a qualquer hora do dia e todo o processo pode ser concluído em questões de segundos. Assim, é possível realizar o parcelamento em diversas vezes, a combinação de formas distintas de pagamento, entre outros.
- Débito em conta
O débito automático é particularmente interessante para as instituições comerciais que possuem um clube de assinatura ou que exijam o pagamento mensal. Isso porque, esse método de cobrança automática reduz o gasto de tempo e dinheiro com o recebimento.
Além disso, as empresas têm a garantia do pagamento na data acordada, evitam o pagamento de taxas adicionais, não correm o risco de sofrer com o extravio do boleto e também é uma ótima forma de combater a inadimplência.
- Transferência online
A Transferência Eletrônica de Fundo (TEF) é uma operação que integra os cartões de crédito com os softwares do ponto de venda, viabilizando o contato direto entre a loja digital e os adquirentes.
Assim, o software utilizado busca automaticamente as informações da operação sem que seja necessário a inserção de nenhum dado, por parte dos atendentes.
Esse método de pagamento permite a eliminação dos erros no valor de compras e no descontentamento dos clientes.
- Carnê
Como o carnê consiste na junção de vários boletos consecutivos, os benefícios da disponibilização desse meio de pagamento são bastante similares com os já descritos.
Especialmente com a possibilidade de permitir a compra, inclusive pelas pessoas que não possuem conta no banco.
Contudo, essa opção de pagamento é mais recomendada para as transações com valores maiores. De modo que o processo de conclusão da compra pode ser um pouco mais demorado e a análise de crédito do consumidor é um requisito obrigatório.
Importância da diversificação dos meios de pagamento
A inclusão de diversas formas de pagamento, como a maquininha de cartão e os boletos, concede às instituições comerciais mais autonomia na tomada de decisões estratégicas e representa uma vantagem competitiva considerável.
Isso porque, além de atrair novos consumidores e permitir a fidelização mais facilitada desses clientes, a evolução tecnológica permite que os mecanismos utilizados sejam capazes de identificar as mudanças no padrão de consumo e no perfil dos clientes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.