Mundo

ONU: Organizações buscam compromisso para realização de eleições na Somália

A ONU e União Africana pediram que as lideranças da Somália retomem processo eleitoral o mais rápido possível

Líderes da Comissão da União Africana e das Nações Unidas apelam aos governantes da Somália para que retomem o diálogo e trabalhem num compromisso para afastar os obstáculos políticos às eleições do país.

A escolha do presidente do país do extremo leste africano deveria acontecer em 8 de fevereiro. A demora no processo de votação entre o chefe de Estado, Mohamed Abdullahi Mohamed, e líderes regionais adiou o pleito.

Em nota, os chefes da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, e da ONU, António Guterres, defendem a realização das eleições o mais rápido possível, em respeito ao acordo obtido em 17 de setembro de 2020.

A ONU já havia manifestado preocupação com os atrasos nas eleições da Somália e o potencial de perturbações políticas, abrindo caminho para a exploração dessa situação por grupos armados. 

Conforme agências de notícias, as milícias Al-Shabaab ameaçaram atacar as urnas na data do pleito. O Conselho de Segurança também apelou ao governo e estados regionais para a retomada urgente das negociações.

O objetivo é que as partes alcancem um acordo sobre a realização das eleições em breve. Mahamat e Guterres saúdam os líderes somalis pelos progressos dos últimos anos para estabilizar o país.

“Os ganhos são um testemunho da firme determinação popular em direção à paz e prosperidade duradoura, após décadas de instabilidade”, disseram em comunicado. Este conteúdo foi publicado originalmente pelo portal ONU News, da Organização das Nações Unidas

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Mundo

Antártica: degelo provoca separação de iceberg

Iceberg é 12 vezes maior que a área de Lisboa Umiceberg, com área 12 vezes maior que a…
Read more
Mundo

Myanmar: líder deposta, Aung San Suu Kyi enfrenta nova acusação

Aung San Suu Kyi, não era vista há praticamente um mês A líder afastada do poder pelos…
Read more
Mundo

Ex-presidente francês Sarkozy é condenado à prisão por corrupção

Sarcozy foi julgado por subornar um juiz e por tráfico de influência Juízes consideraram o…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *