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O que é loja omnichannel e por que integrar seus canais de venda?

A fim de atender as necessidades dos consumidores híbridos, ou seja, aqueles que fazem compras tanto em lojas físicas quanto online, o conceito de loja omnichannel tem surgido como uma solução prática e eficaz.

Pesquisas apontam que, no Brasil, cerca de 60% dos consumidores já fazem compras de forma híbrida. Nesse cenário, o atendimento omnichannel surge como uma resposta a esse hábito, oferecendo integração automatizada para diversos tipos de negócio varejista.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o que é loja omnichannel, qual sua importância e benefícios e ainda entregamos 4 dicas de como implementar uma estratégia dessas no seu negócio.

Quer aprender isso e muito mais? Então continue a leitura! 

O que é loja omnichannel?

Uma loja omnichannel é um modelo de varejo que integra os canais de vendas, proporcionando aos clientes uma experiência de compra unificada, independentemente do canal escolhido. Essa abordagem permite a integração de lojas físicas, virtuais, aplicativos e até mesmo redes sociais, garantindo uma experiência consistente para todos os clientes.

Omnichannel significa “todos os canais”. O foco principal é oferecer flexibilidade e liberdade ao cliente para combinar diferentes formas de vendas na hora de concluir sua compra.

Por exemplo, um cliente pode começar a procurar por um produto no site de uma empresa e optar por retirá-lo em uma loja física próxima. Da mesma forma, é possível trocar um produto adquirido em uma loja física por meio da loja virtual e vice-versa.

Dessa forma, a experiência do cliente na loja omnichannel se torna mais atrativa e completa, adaptando-se à realidade e às necessidades de cada consumidor.

E por que implementar isso em um negócio? Confira a seguir a importância da integração de canais. 

Qual a importância da integração de canais?

Como você viu, a integração de canais busca unificar as vendas online e offline em uma só experiência para o cliente. A importância disso está justamente na entrega de uma jornada de compra consistente com as necessidades de cada consumidor.

Só para ter uma ideia, segundo um levantamento da Think With Google, as estratégias omnichannel geram uma taxa 80% maior de visitas incrementais à loja.

Isso significa que a praticidade em conjunto com a qualidade de atendimento ao cliente gerados pela integração de canais tem surtido efeitos. 

Afinal, atualmente há uma grande concorrência no varejo e, quanto mais rápido e simples um consumidor consegue fechar uma compra, maiores são as chances de conversão.

Dessa forma, a integração de canais surge como uma estratégia para facilitar as vendas, sem perder a qualidade e a capacidade de personalização do atendimento de acordo com o perfil de cada consumidor.

Quer exemplos mais específicos sobre essa importância? Então conheça os 5 principais benefícios da loja omnichannel.

5 benefícios da loja omnichannel

Os maiores benefícios de implementar esse modelo na sua empresa de varejo são: 

  • melhora a experiência do cliente: uma jornada de compra consistente em todos os canais de venda, devido à integração, aliado à capacidade de personalização geram uma melhor experiência para o cliente;
  • fideliza o cliente: quando os clientes possuem uma experiência positiva e consistente em todos os canais, eles têm uma maior propensão a se tornarem fiéis à marca. A fidelização do cliente é essencial para o crescimento sustentável do negócio;
  • amplia o alcance da marca: a integração de canais também aumenta o alcance da marca, já que ainda há pessoas que estão presentes em apenas um tipo de canal de venda. Quando há essa ampliação de atendimento, o alcance tende a ser maior; 
  • aumenta a eficiência do negócio: o compartilhamento rápido dos dados dos clientes e das informações de estoque entre os diferentes canais permite uma visão unificada do negócio. Isso simplifica o gerenciamento e otimiza as operações, resultando em maior eficiência e redução de custos;
  • torna o negócio competitivo: uma empresa que entrega boa experiência para o seu cliente, possui alta taxa de fidelização, tem grande alcance e ainda é eficiente certamente possui uma vantagem competitiva no mercado. 

E como criar uma estratégia omnichannel para o varejo? Isso você descobre agora! 

Como criar uma estratégia omnichannel para o varejo?

Para criar uma estratégia omnichannel, é necessário integrar não apenas os canais de vendas, mas todos os outros elementos que compõem uma loja de varejo, como estoque, sistemas de pagamento, atendimento e marketing. 

E a grande solução para alcançar isso está justamente em uma estratégia omnichannel baseada na tecnologia. O uso de sistemas de sincronização, seja para venda, controle de estoque e até mesmo os dados do cliente é essencial para que a experiência não fique comprometida.

Além disso, ter um planejamento que seja condizente com a realidade do seu negócio também oferecerá mais chances de sucesso. 

Confira a seguir 4 dicas para implementar uma estratégia omnichannel na sua loja.

  • Desenvolvimento de planejamento estratégico: o planejamento é essencial para iniciar qualquer nova estratégia. É importante identificar quais canais realmente fazem sentido se fazer presente baseado no seu público alvo e atuais clientes, bem como entender de que forma deve ser a experiência para esse público. 
  • Utilização de sistemas e tecnologias de ponta: as melhores ferramentas para loja omnichannel certamente são os sistemas de gerenciamento e CRMs (Customer Relationship Management). Com a ajuda da tecnologia, o controle e compartilhamento de dados de clientes e estoque fica mais fácil e prático. 
  • Unificação da identidade visual: um ponto importante para que o cliente realmente se sinta em uma loja integrada é que haja consistência visual da marca em todos os canais. Isso significa utilizar as mesmas cores, logotipos e estilo de comunicação em todos os lugares. 
  • Personalização do atendimento: com o auxílio da tecnologia, é possível coletar dados dos clientes em diferentes plataformas e unificá-los, tornando a experiência e jornada de compra mais personalizadas com base nas preferências e histórico de compras.

Ao seguir essas dicas, sua estratégia omnichannel está preparada para fornecer um serviço de qualidade, garantindo um atendimento unificado aos clientes.

Sua empresa já utiliza uma loja omnichannel na estratégia de vendas? Conte-nos um pouco sobre sua experiência sobre isso!

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com sua equipe. Assim, todos ficam por dentro dos melhores benefícios de desenvolver uma estratégia omnichannel.

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