Marketing Digital

Atendimento ao cliente sob pressão: o que fazer nessas situações?

Um assunto que demanda o desenvolvimento de técnicas e estratégias específicas para lidar com consumidores é o atendimento ao cliente sob pressão.

Isso porque, durante momentos estressantes, é mais difícil manter a empatia, a paciência e a habilidade de ouvir ativamente. No entanto, esses momentos são oportunidades para demonstrar a preparação da equipe e o compromisso da empresa com o bem-estar dos clientes.

É por isso que neste artigo reunimos 5 estratégias para oferecer uma boa experiência do cliente em situações desafiadoras. Vamos conhecer quais são elas? 

Como deve ser a experiência do cliente em situações desafiadoras?

A experiência do cliente de modo geral impacta diretamente a percepção dele sobre a empresa e até mesmo seu produto. 

Segundo uma pesquisa da Microsoft, 96% dos consumidores acreditam que o atendimento ao cliente é importante para se tornarem fiéis a uma marca. 

Além disso, 56% dos clientes deixariam de comprar com uma empresa devido a uma má experiência. É por isso que é tão importante manter a tranquilidade e demonstrar empatia com os clientes. 

E isso vale ainda mais para momentos de atendimento ao cliente sob pressão ou em situações desafiadoras, pois é nessas horas que todas as técnicas de bom atendimento são realmente colocadas em prática.

Nem todos sabem como lidar com essas situações, mas nunca é tarde para começar a desenvolver novas habilidades, não é mesmo? Confira a seguir o que fazer nesses casos! 

Como fazer um atendimento ao cliente sob pressão

De modo geral, é muito importante que em um atendimento ao cliente sob pressão você:

  • mantenha a calma e a empatia;
  • foque na comunicação clara;
  • utilize a escuta ativa;
  • demonstre interesse no problema;
  • treine para lidar com situações estressantes.

A partir dessas dicas, é possível desenvolver estratégias para atender clientes em momentos desafiadores. Vamos conhecê-las? 

5 estratégias para atender clientes nervosos

Confira a seguir nossas 5 estratégias para atender clientes nervosos sem deixar o estresse tomar conta do processo. 

Calma e a empatia

O bom atendimento ao cliente sob pressão começa com a calma e a empatia. Isso ajuda a gerar identificação e também pode levá-lo a relaxar.

Em momentos de nervosismo, é necessário que o colaborador esteja preparado para ouvir atentamente as preocupações do cliente, reconhecer suas emoções e compreender os motivos que o levaram a se sentir daquela forma.

Comunicação clara no atendimento ao cliente

A comunicação clara é essencial em momentos de estresse, pois qualquer informação que não seja bem informada ou que gere duplo sentido pode piorar ainda mais a situação. 

Para isso, evite jargões técnicos ou linguagem complicada que possam gerar desconforto por parte do cliente e explique todas as informações relevantes sobre a sua reclamação. 

Escuta ativa em situações de pressão

Utilizar a escuta ativa é outra estratégia de atendimento ao cliente sob pressão. Nela, é preciso que o colaborador preste total atenção nas reclamações do cliente, compreenda seus motivos e realmente se mostre interessado no que está sendo dito.

Essa postura diante do cliente já o faz se sentir ouvido e, consequentemente, é possível que ele se acalme mais rapidamente. 

Interesse em resolver o problema do cliente

Ter interesse em resolver o problema também é tão importante quanto utilizar a escuta ativa. Para isso, é preciso se concentrar em oferecer soluções para os problemas da melhor maneira possível. 

Nem sempre é possível oferecer soluções imediatas, mas buscar essa resolução mesmo depois da interação com o cliente fará toda a diferença no resultado do atendimento. 

Treinamento para atendimento sob pressão

Todas as estratégias anteriores requerem prática. Por isso, realizar treinamentos para esse tipo de atendimento ajudará a simular situações desafiadoras e até mesmo desconfortáveis. Afinal, desenvolver novas habilidades profissionais é sempre algo positivo. 

No entanto, o estresse não existe apenas na relação com o cliente. Confira a seguir como lidar com pressão no trabalho de modo geral. 

Como lidar com pressão no trabalho? 

A pressão no trabalho não vem apenas dos clientes, ela pode surgir de várias direções: da liderança que quer resultados rápidos, dos colegas devido à competitividade e de si mesmo quando o colaborador se cobra demais. 

Independente do motivo, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas no dia a dia para amenizar esse ambiente pesado. 

  • Planeje o trabalho com antecedência: montar um cronograma de trabalho ajudará a gerenciar o tempo, analisar todas as demandas e separá-las em períodos do dia. Isso reduz a sensação de sobrecarga e a mantém o foco no trabalho.  
  • Priorize as tarefas mais importantes: separe tempos específicos do dia para priorizar as demandas mais urgentes e que causam mais ansiedade e estresse. Se possível, tente começar o dia com elas, dessa forma você não sofrerá por antecipação.
  • Seja sincero e transparente: se a pressão estiver muito alta e atrapalhando o seu desempenho, converse com seus superiores e colegas para buscar apoio. Aprender a estabelecer limites e dizer não para não se sobrecarregar também é uma forma de diminuir a pressão do dia a dia. 
  • Saiba quando descansar: tenha separações entre a sua vida profissional e pessoal. Tenha momentos para descansar e para lazer. 
  • Se necessário, peça ajuda: se a pressão estiver fora de controle, peça ajuda médica e psicológica e busque técnicas de gerenciamento de estresse, como exercícios de respiração e meditação. 

Lembre-se que a pressão no trabalho pode ocorrer em momentos específicos, mas quando isso se torna um problema na rotina é importante procurar ajuda e reavaliar as suas prioridades.

O que aprendemos com o atendimento ao cliente sob pressão? 

Em resumo, o bom atendimento ao cliente é uma das práticas mais importantes para o sucesso de um negócio. São as boas experiências do cliente, aliadas à qualidade do produto que vão definir se o consumidor se tornará fiel ou não ao seu negócio.

Muitas empresas trabalham com clientes em momento de tensão, fazendo com que a equipe esteja em constante pressão. São nessas situações que é tão importante ter um ambiente agradável, oferecer treinamentos para atendimento e gerenciamento de emoções e dar suporte à equipe. 

Sua empresa já utiliza alguma dessas técnicas de atendimento ao cliente sob pressão? Conte-nos um pouco sobre sua experiência nessa jornada!

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com sua equipe. Assim, todos ficam por dentro das melhores estratégias de atendimento ao cliente em situações desafiadoras. 

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Marketing Digital

Como Interpretar Métricas de Engajamento de E-mail Marketing para Melhorar Taxas de Abertura e Clique

O e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para engajar os consumidores e…
Read more
Marketing Digital

Análise de Funil de Conversão: Identificando Gargalos e Oportunidades de Otimização em Campanhas Digitais

A análise de funil de conversão é uma ferramenta fundamental para identificar gargalos e…
Read more
Marketing Digital

Dicas de Marketing de Conteúdo para o Mercado Português

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para empresas em Portugal que desejam atrair…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: