AcidentesEconomia

Novo sistema para comercialização de Zero Km entra em operação

Na segunda-feira, 24/01, o Renave 0 Km entrará em operação, com promessa de mais segurança na comercialização de veículos novos no país. Para quem compra, nenhuma alteração. Mas quem vende deverá estar cadastrado no banco de dados do sistema, tanto a concessionária quanto os estoques.

As concessionária que não se cadastrarem, não vão ter como vender veículos novos não emplacados. O novo sistema vai permitir a averiguação de informações indispensáveis, como a presença do veículo no estoque da loja emissora da Nota Fiscal.

A empresa habilitada vai poder realizar operações diretamente nas bases de dados do Detran estadual e da Receita Federal do Brasil. Na hora da transferência de um veículo, por exemplo, o sistema já valida a nota fiscal eletrônica (NF-e) e comunica automaticamente a solicitação de transferência da propriedade aos órgãos competentes.

Com o Renave 0 Km, o serviço de primeiro emplacamento só poderá ser realizado após a confirmação de dados entre a revendedora, Serpro, Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e o Detran do estado, assegurando a real procedência do veículo.

O Detran-BA já está integrado ao sistema. A ambientação tecnológica para a implantação do novo serviço foi preparada pelo Departamento Estadual de Trânsito e as mudanças são consideradas relevantes para evitar fraudes.

“É uma importante modernização que garante segurança para as revendas, impedindo clonagem de veículo e tornando o processo transparente desde o início da operação até a entrega do veículo ao proprietário”, explica o diretor-geral Rodrigo Pimentel.

As transferências de veículos emplacados (novos ou usados) serão contempladas na próxima etapa de implantação do Renave. A estimativa é que a segunda fase do projeto esteja em funcionamento no Detran-BA ainda no primeiro semestre de 2022. 

O Renave

O Renave é uma tecnologia criada pelo Serpro e a Senatran, integrado ao Sistema Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), visando modernizar o sistema de compra, venda e gestão de estoque de veículos automotores no país. O diferencial é a digitalização do processo, de forma que a transferência da propriedade do veículo seja efetuada de maneira rápida e com custo reduzido.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Economia

Margem de lucro do produtor rural em 2023 e projeções para 2024

A análise da margem de lucro do produtor rural é crucial para compreender a viabilidade e o…
Read more
Economia

Escolhendo o melhor fornecedor de ponto eletrônico

Na era digital, a gestão eficiente do tempo é crucial para o sucesso de qualquer empresa. Com o…
Read more
Economia

Zanin atende a Lula e suspende desoneração da folha de empresas e prefeituras

O pedido do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi atendido pelo ministro Cristiano Zanin, do…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: