Entenda os benefícios do home office

Nos últimos anos e décadas o mercado de trabalho tem apresentado novidades cada vez mais disruptivas, a começar pelo avanço da internet e tecnologia, como o próprio home office, que parece ter vindo para ficar.

Trata-se da modalidade de trabalho domiciliar, que é quando o funcionário não precisa se deslocar fisicamente até a empresa, mas apenas trabalha pelo computador, pelo celular ou por ambos, conforme a demanda existente em cada caso.

Lembrando que algumas funções não podem ser adaptadas a esse tipo de formato, pois sempre vão exigir a presença direta e insubstituível do colaborador. 

É o caso de uma entrega de remédio em casa, que exige que alguém realize a entrega pessoalmente.

Por outro lado, embora a maioria das empresas envolvem soluções que exigem esse contato, seja para serviços ou produtos, também há uma gama considerável de negócios que dispensam esse tipo de operação ou que são mistas.

Neste caso, o que temos são departamentos e setores que se enquadram no grupo de empresas que dependem de operação presencial, ao passo em que outros podem prescindir desse tipo de atividade, permitindo um home office misto.

Não é difícil imaginar alguns casos, como uma grande empresa de comida fitness congelada, cujos departamentos de vendas, do financeiro e até do RH (Relações Humanas) podem ser totalmente adaptados ao formato domiciliar.

Tanto que tem sido cada vez mais comum ver times de telemarketing operando remotamente, ao mesmo tempo em que hoje boa parte das entrevistas de emprego ocorrem por videoconferência, já isso economiza e muito para os dois lados.

Ao mesmo tempo, é preciso compreender que sem a tecnologia essas inovações seriam impensáveis, ou pelo menos impossíveis de operacionalizar. 

Agora, com internet de conexão rápida, automatização, inteligência artificial fica bem mais fácil.

Sem falar nos softwares, programas e até aplicativos de celular que já permitem criar tarefas, administrá-las, delegá-las e até acompanhar deadlines e delegações a distância. 

Os gestores podem tocar equipes inteiras nesse formato, com relativa facilidade.

Por esta razão é que achamos por bem escrever este material, explicando quais são os benefícios do home office. 

O que implica tratar também de sua natureza e de dicas sobre como exatamente aumentar seu desempenho quando for o caso.

De fato, pode parecer algo simples, mas na empresa contava-se com a presença e o apelo constantes de um patrão ou um gestor qualquer, atuando sempre dentro dos horários e do combinado no contrato de trabalho.

Até que de repente milhares ou milhões de pessoas começam a trabalhar em casa, o que faz com que se tornem praticamente seus próprios patrões, o que obviamente pode impactar na cultura organizacional de qualquer corporação.

Um ponto bacana de discutir isso é precisamente mostrar que qualquer pessoa pode ser adaptar a essa demanda cada vez mais comum. 

Ela só precisa de computador/celular, planos de internet e concentração para se empenhar no trabalho.

Deste modo, se o interesse mais urgente e genuíno do leitor é justamente o de entender de uma vez por todas os benefícios do home office, aprendendo modos de tornar esse trabalho mais produtivo, então basta seguir adiante até a última linha deste artigo.

Home office: o que ele é?

Em termos técnicos a definição de home office é dada desde a ótica da empresa, o que significa que no fundo não faz diferença se o trabalhador vai operar desde casa realmente, ou de uma lan house, coworking e locais afins.

Deste modo, podemos dizer que se trata de uma relação de trabalho em que o funcionário ou colaborador executa sua função fora das dependências da empresa, de maneira remota.

Como vimos acima, tudo isso só se tornou possível muito recentemente, com os avanços tecnológicos das últimas décadas ou anos. 

Por exemplo, mesmo que nos idos de 2000 o telefone já estivesse disseminado, será que ele seria o suficiente?

Certamente não, já que seria bastante trabalhoso ter de ficar ligando para um colaborador sempre que algo mudasse nas demandas de trabalho. 

No fundo, mesmo com o sistema de e-mails ainda não era possível, pois seria desgastante.

Uma escola de cursos online, por exemplo, pode chegar a ter muitas demandas e solicitações por parte de clientes, de maneira que ou o funcionário as recebe em tempo real, ou o simples reencaminhamento já poderia defasar a relação com o público.

Deste modo, só o que torna possível o home office tal como praticado hoje são algumas tecnologias de ponta, tais como:

  • Internet de banda larga;
  • Programas de gestão de trabalho;
  • Computação na Nuvem;
  • Cultura de videoconferências e afins;
  • Softwares e aplicativos online.

Enfim, deste modo torna-se possível que um colaborador atue desde casa, ou do espaço em que preferir, de maneira tão ou mais eficiente do que na própria empresa.

De fato, veremos adiante como alguns benefícios e vantagens podem permitir que o trabalho chegue ao ponto de se tornar ainda mais produtivo, embora para isso exige alguns cuidados.

Inclusive, é preciso lembrar que ainda há muito preconceito em relação ao home office. Infelizmente, ainda existem gestores que acham que o que garante a produtividade e entrega por parte do colaborador é a presença de um líder.

Sendo assim, de um superior que fique em cima dele o dia todo, como se o patrão estivesse pagando pela hora trabalhada.

Na verdade, é preciso difundir uma cultura empresarial mais madura e mais estratégica, seja ao falarmos de uma loja de cupcakes personalizados ou de um escritório de marketing. Nesses termos, o assunto vai além do home office, inclusive.

No fundo, o que importa ao gestor, ao contratante e a qualquer corporação é a entrega efetiva que o funcionário faz, de modo que isso precisa ser estimulado.

Por isso, existem empresas onde ainda se bate cartão diariamente, na entrada e na saída, ao mesmo tempo em que outras têm um regime de contratação por confiança, em que a pessoa faz seu horário, desde que cumpra as metas.

A otimização geral do trabalho

Se tem algo que salta aos olhos quando falamos sobre o home office é o fato de que ele permite uma otimização geral do trabalho. 

Portanto, uma redução de esforços e de gastos por parte tanto da empresa quanto do funcionário.

No caso da empresa, economiza-se com luz, energia, internet e muitas outras frentes. Sem falar na própria parte de limpezas e conservação da área comum de trabalho, que pode chegar a ser bem cara se a firma tiver muitos funcionários.

É só imaginar uma sala ou galpão com dezenas de pessoas gerando demandas como eletrônicos, assentos, ar condicionado, banheiros, sala de descanso e afins. Trata-se de manter um batalhão de pessoas durante dias inteiros da semana.

Já por parte do funcionário, é evidente que ele também acaba otimizando sua força de trabalho e até seu desgaste. Basta imaginar o esforço de locomoção em um dia normal de uma cidade grande.

A pessoa costuma se estressar bastante seja no trânsito ou na condução pública, ou seja, você já chega no trabalho cansado e estressado, sendo que seu dia ainda nem começou.

Portanto, mesmo que para ficar em casa você precise operar algumas reformas residenciais, como a de montar um cantinho no qual instalar sua estação de trabalho, ainda assim você terá verificado muitas vantagens e benefícios.

Por exemplo, a questão da alimentação, que passa a ser muito mais regrada e controlada por parte do funcionário. 

Podendo comer em casa, certamente ele vai ter um cardápio mais próximo do que gosta, gastando menos para ter mais qualidade.

Os intervalos de descanso entram no mesmo caso, já que você pode tirar um cochilo no seu próprio quarto, esticar as costas na cama e daí em diante, sendo que na empresa mesmo que haja um espaço para isso, não se fica tão à vontade.

Alguns cuidados essenciais

Uma dica de ouro quando o assunto é home office é prestar atenção nos horários. Como dito, você pode ter horários de descanso e intervalo, inclusive como direito trabalhista.

Entretanto, o importante é fazer tudo com gestão e controle. Agora você é seu próprio patrão, então cumpre seus horários e, se preciso, deixe um despertador para cada nova jornada de trabalho, seja no computador ou no celular.

Há vários programas e aplicativos que ajudam com isso, não cometa o erro de, por exemplo, sair às compras no meio da tarde. 

Se for o caso peça serviços de motoboy, mas não faça coisas pessoais durante o horário estipulado para trabalho.

Outro modo de evitar dispersões é deixando claro a eventuais pessoas que fiquem na casa que você está a trabalho. 

Neste sentido, até mesmo suas roupas devem ser à caráter, para que você não se deixe levar pela falsa impressão de estar livre para fazer o que quiser.

Conclusão

Portanto, falar de home office equivale a falar do futuro que já chegou, literalmente. Tanto que a tendência cresce entre as empresas e parece que realmente veio para ficar.

Com as dicas e informações trazidas acima, fica mais fácil entender os benefícios do home office e como operacionalizar uma rotina realmente funcional.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 25 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA