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Mercado da Estética: Quais são as principais dificuldades

As mulheres atuais estão cada vez mais vaidosas, elas buscam manter sua beleza, por isso procuram os procedimentos estéticos. Com isso, o mercado da estética aumentou significativamente, se tornando uma ótima oportunidade para as pessoas que pretendem e empreendem neste mercado. 

Esse mercado é amplo e oferece muitas vantagens, como oferecer uma mescla de serviços, uma alta demanda, produtos de qualidade e a possibilidade de fidelizar os clientes.

Porém, essa área também tem seus desafios e obstáculos que colocam a seriedade do profissional a prova. 

Por isso, é importante que você conheça bem essa área e planeje melhor suas ações e potencialize suas chances de fazer sucesso.

Existem milhares de profissionais que prometem milagres, por isso, é muito importante que estejamos preparados.

Veja também: Quais são os melhores ramos para empreender em meio a crise.

Quais as maiores dificuldades que os profissionais do mercado da estética enfrentam?

Desafios que profissionais de estética enfrentam

Os profissionais que decidem ingressar na área da Estética enfrentam alguns desafios, o primeiro deles é a alta concorrência. 

Comumente, o desafio inicial é escolher um dos nomes que combinam com estética. Sua clínica precisa ter um nome que indique o ramo do seu negócio. Logo depois é necessário pensar nos diferenciais de sua futura clínica. 

Como você sabe, existem milhares de clínicas de estética, para fidelizar seus clientes é necessário que o profissional faça um excelente trabalho, crie diferencial e faça muita propaganda da sua marca.

A segunda dificuldade enfrentada pelos profissionais da beleza, é a falta de visão estratégica. O Brasil possui o 3º maior mercado de estética do mundo, isso significa que há uma grande demanda. Por outro ponto de vista, já são mais de 500 mil clínicas de estética e salões de beleza funcionando no Brasil.

Por isso, a competição se torna ferrenha, e para se destacar neste mercado, o profissional precisa fazer o melhor ou o máximo possível para se destacar da concorrência.

Para o profissional manter uma clínica de estética, vai muito além da ciência e produtos de saúde. Até porque, envolve uma estrutura, marketing, finanças e tecnologia e  tudo o que é necessário para que sua empresa mantenha-se funcionando e progredindo.

Por estarmos em um mundo que se inova a cada dia e está cada vez mais competitivo, estar alinhados a todas essas disciplinas é um grande desafio.

O profissional precisa focar no Marketing, por exemplo, há milhares de ações de Marketing Digital que podem ser feitas pelas clínicas, que vão desde o inbound, até o Marketing de conteúdo, e ações em aplicativos de geolocalização, como o Waze, e várias outras. 

Esse tipo de ação é quem vai diferenciar sua clínica das demais e ainda ajudar a atrair mais e mais clientes.

Altos padrões de qualidade no empreendedorismo na estética

Além dos desafios citados acima, existem outras particularidades no mercado de estética. Exemplo, os padrões de qualidade elevados nesse setor. Isso quer dizer que você que está começando, precisa trabalhar com os melhores produtos e ter uma equipe especializada e que ofereça bom atendimento.

Sabemos que o consumidor é exigente e exige um atendimento de qualidade, afinal ele está pagando por esse serviço.

Exemplo, o cliente deseja facilidade na hora de realizar o agendamento através do Whatsapp, de forma mais ágil e direta. Contudo, ele quer que a clínica envie as ofertas no seu email que serão específicas para ele, conforme o tratamento que fez e os produtos que usou. 

Por isso, a clínica precisa estar pronta para atender esses requisitos e demandas.

Manter-se atualizado, também é um dos desafios do empreendedorismo na estética. É preciso se manter atualizado não apenas nas novidades, como também no mercado geral, isso é essencial para atender as demandas do público e se manter firme à frente da concorrência.  

Alto investimento 

O empreendedor que escolher a área da estética, precisa investir alto em equipamentos de e produtos de ótima qualidade, isso irá manter seus alto padrão. Porém, demanda um gasto maior.

O dinheiro é sempre o maior dos desafios para quem deseja iniciar um empreendimento estético. Uma das maiores economias em clínicas de estética, é o aluguel de equipamentos, essa é uma prática perfeita para manter os altos padrões de qualidade junto a redução de gastos.

O empreendedor precisa entender os investimentos e, principalmente, quais serão as estratégias que devem ser adotadas para conseguir uma boa economia e ainda manter a qualidade.

Dificuldade em entregar resultados

Dificuldades em apresentar resultados no mercado da estética

O importante é entregar resultados, porém, isso também é um grande desafio.

Contudo, as promessas de milagres propagadas por vários “profissionais” do mercado da estética, é um dos fatores que mais dificulta a entrega. Isso acontece porque os clientes criam uma expectativa totalmente fora daquilo que é fisiologicamente possível. 

Exemplo, os resultados visíveis de uma sessão de rejuvenescimento ou emagrecimento instantâneo logo após um dia de tratamento estético.

O cliente precisa entender que o esteticista é um facilitador do processo de atingir resultados desejados. Até porque, o sucesso de um tratamento estético decorre da associação de várias condutas, inclusive a adesão do paciente às instruções de home care e hábitos de vida.

Esse tipo de propaganda que infelizmente ainda existe no mercado da estética. Porém, não é uma tarefa fácil convencer o paciente de que a promessa de resultados milagrosos não existem. 

O que pode ser feito pelo profissional, é mostrar, através de estudos e comprovações científicas, que o processo de um tratamento estético leva algum  tempo para mostrar resultados. Portanto, isso requer muita paciência por parte do esteticista.

Dificuldade em se manter no mercado da Estética

O profissional de estética enfrenta muitos desafios, o primeiro dele é abrir sua clínica, a outra é se manter no mercado, onde a competição é acirrada, e muitas vezes desleal. Esse é um dos maiores desafios enfrentados por pessoas que desejam entrar nesse ramo.

Visto que muitos “profissionais” vendem tratamentos que prometem milagres, com preços incoerentes. Atualmente, a internet está repleta desse tipo de propaganda. Os tratamentos anunciados são: drenagem linfática por apenas R$30, e muitos outros. Por isso, o profissional que pretende ingressar nessa área, precisa mostrar um bom trabalho e fidelizar seus clientes.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

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