Maçons baianos celebram 200 anos do grande oriente do Brasil em sessão especial na câmara de vereadores de Salvador

Na noite desta quinta-feira (12), a partir das 19 horas, será realizada uma Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Salvador alusiva aos 200 anos de fundação do Grande Oriente do Brasil (GOB), instituição maçônica mais antiga das Américas.

Durante a sessão será apresentado um histórico sobre a maçonaria no Brasil e na Bahia.
Registros históricos mostram que a Bahia é uma das precursoras em exercício de atividades maçônicas em nosso país, influenciada pelo forte relacionamento de baianos com maçons europeus e americanos, antes mesmo da fundação do GOB, em 1822.
Consta de tais registros a fundação da Loja Maçônica Cavaleiros da Luz, numa fragata francesa ancorada no Porto da Barra, em Salvador, tendo como um dos seus idealizadores o médico maçom Cipriano Barata, dentre outros.

Também existem citações históricas dando conta do apoio de maçons baianos a lutas libertárias contra a escravidão, em favor da Independência do Brasil e da Proclamação da República.

No cenário maçônico nacional, temos destacados baianos que foram iniciados na maçonaria ou defenderam os ideais maçônicos pela Liberdade, Iguadade e Fraternidade.
Ruy Barbosa, Castro Alves, Luís Gama, Francisco Ge Acaiaba Montezuma (Visconde de Jequitinhonha), Miguel Calmon Du Pin da Almeida (Marquês de Abrantes), dentre tantos maçons ilustres que alinharam-se a maçons de outros Estados nas lutas por igualdade racial, a exemplo de Joaquim Nabuco, André Rebouças, Saldanha Marinho, dentre outros que inspiraram a Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário, Lei Áurea, dentre outros instrumentos normativos que aboliram a escravidão no Brasil.

Nos dias atuais a maçonaria brasileira tem como foco de atuação a formação dos maçons com forte programa educacional que busca a melhoria de cada maçom como pessoa, assim como o amparo da população mais vulnerável por meio de ações filantrópicas e assistenciais.

Nesta noite, o GOB e o GOB-BA prestarão homenagens a personalidades e instituições da sociedade civil baiana que têm serviços prestados em favor da igualdade racial e lutam pela garantia da liberdade e assistência social.

Serão homenageados, dentre outras instituições e personalidades, os blocos afro Ylê Aiye, Olodum, Filhos de Gandhi, Fundação Stive Biko, Corpo de Bombeiros, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Câmara de Vereadores nas pessoas do seu presidente Geraldo Junior e dos vereadores Edvaldo Brito e ex-vereador Alfredo Mangueira, a procuradora de Justiça Cleonice Lima, dentre outros.

Nesta sessão, o Grão Mestre Geral do GOB, Mucio Bonifácio Guimarães, receberá o título de Cidadão de Salvador.

WhatsApp Image 2022-05-12 at 14.07.29
WhatsApp Image 2022-05-12 at 14.07.29 (1)
WhatsApp Image 2022-05-12 at 14.07.29 (2)
WhatsApp Image 2022-05-12 at 14.07.30
WhatsApp Image 2022-05-12 at 14.07.30 (1)
WhatsApp Image 2022-05-12 at 14.11.36
PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA