Quais são os melhores aplicativos de música grátis? Existe realmente algum app que possamos baixar em nosso smartphone e que não cobre nada para funcionar? Qual dos aplicativos disponíveis para criação de playlists musicais é o mais indicado para quem tem smartphone Android ou iOS? Existe APK gratuito para Android e Claro celular?
Muitas perguntas, poucas respostas. A verdade é que a música faz cada vez mais parte de nosso cotidiano, e o quanto menos tivermos que pagar por isso, melhor. Porém, vamos combinar que não é fácil encontrar um app realmente bom e que tenha preços atrativos, seja barato, ou até mesmo totalmente gratuito.
Seja o seu smartphone um Android ou iOS (estamos excluindo outros sistemas operacionais porque, em escala, são pouco usados), a verdade é que a grande maioria desses apps de músicas como Spotify, Deezer, entre outros, cobram um valor considerável para que possamos usá-los sem nenhum tipo de anúncio e fora das listas aleatórias.
Porém, ainda sim consideramos que alguns são melhores do que os outros, com o Spotify sempre em primeiro lugar na lista, mas já perdendo seu posto para o YouTube Music a cada ano que passa. Enquanto isso, o Deezer corre por fora como um app autêntico, mas ainda com muito a ser melhorado, principalmente em sua interface nada intuitiva.
Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre cada um desses aplicativos já mencionados, além de falar um pouco sobre os melhores aplicativos de música grátis. Quer saber como ouvir suas músicas e playlists favoritas sem ter que pagar nada por isso? Então leia conosco até o final, vamos lá!
Quais são os melhores aplicativos de música grátis?
Antes de continuarmos nosso conteúdo, precisamos alertar você não existe nenhum tipo de aplicativo realmente gratuito e que funcione sem anúncios. É claro, você pode utilizar apps como Spotify, Deezer e Shazam sem pagar nada por isso, porém, irá conviver com a aleatoriedade de músicas e anúncios constantes.
Até então, nenhum aplicativo realmente 100% gratuito foi criado, seja para sistemas operacionais Android ou sistemas operacionais iOS: não existem nenhum aplicativo gratuito sem anúncios para reprodução de músicas. Dizemos isso porque os desenvolvedores dessas plataformas precisam ganhar dinheiro de alguma forma, sendo a maneira principal a distribuição de anúncios.
Para ganhar ainda mais dinheiro, esses apps impuseram a aleatoriedade nas listas de música, o que acaba irritando a grande maioria dos usuários que, por fim, acabam convencidos a pagar um valor mensal para não ter mais que ouvir anúncios e poder ouvir suas playlists da forma que achar melhor.
Melhores aplicativos de música grátis: os APKs
É sempre interessante nos lembrarmos da existência dos APKs. Mas o que são esses APKs? APK significa Android Package, que em tradução literal quer dizer “Pacote para Android”. Trata-se de um arquivo externo, conseguido em sites de terceiros, que quando executado em um smartphone Android faz funcionar um app comum modificado.
Existem diversos APKs de WhatsApp, por exemplo, que permitem maior personalização de interfaces, fontes, entre outras funcionalidades. E por que estamos dizendo isso? Porque existem APKs do YouTube Music e do Spotify, principalmente dessas duas plataformas.
Trata-se de um método ilegal de obter esses programas de maneira gratuita, sem anúncios, além de ser perigoso baixar de uma fonte não confiável, fora da Google Play Store, mas ainda sim é um método muito utilizado por quem quer ouvir música sem pagar nada.
Quanto ao sistema operacional iOS, não existem apps modificados que consigam ser executados no sistema, visto a dificuldade de invadir a segurança interna do aparelho criado pela Apple.
Quais são os melhores aplicativos de músicas?
Bem, ainda sim existem os melhores aplicativos de música grátis, visto que a maioria funciona gratuitamente, mas com alguns critérios, como a presença de anúncios e aleatoriedade na escolha de músicas. Abaixo, listamos os 2 principais do mercado atual, todos disponíveis para sistemas Android e iOS, com suas características e valores. Leia:
Spotify
O pioneiro no setor e que domina o mercado até os dias atuais – mas aparentemente, não mais por muito tempo. O Spotify possui anúncios corriqueiros em sua versão gratuita, além de aleatoriedade nas músicas do gênero que você definir tocar. Sua interface gráfica é uma das mais intuitivas do mercado, e por isso ganhou tanta fama.
Nas versões pagas, é possível “baixar” músicas e playlists dentro da própria plataforma para poder ouvir sem internet. O plano individual é R$19,90.
YouTube Music
Ganhando cada vez mais espaço, o YouTube Music não possui aleatoriedade, mas possui anúncios no meio dos vídeos, o que pode irritar um pouco quem usa a versão gratuita.
Porém, sua versão paga é uma das mais completas, podendo também baixar músicas, e contendo um catálogo milhões de vezes maior do que qualquer outra plataforma. A versão mais barata sai por R$20,90 mensal. (Vale mais a pena do que o Spotify). Até a próxima!