Marketing Digital

Link building: uma estratégia poderosa no marketing

Os mecanismos de busca, como o Google, avaliam as páginas que citam links de terceiros como mais relevantes e confiáveis por diferentes motivos, mas principalmente pela relevância “emprestada” entre as páginas e o marketing de menção. Isso torna o Link building uma estratégia fundamental de SEO.

Para que isso seja possível, os mecanismos de pesquisa são aprimorados continuamente, de modo que avaliem melhor a qualidade de um link e a relevância que promovem, proporcionando melhores experiências aos usuários, conforme interesses e hábitos.

Portanto, não adianta apenas pensar em números e inserir seu link repetidamente em qualquer lugar do site ou em qualquer página da web. Existe toda uma técnica por trás desse aspecto, com detalhes importantes para alcançar um rankeamento de qualidade nos buscadores.

Ou seja, é preciso ser estratégico e compreender exatamente o que sua audiência procura e como oferecer isso a eles.

Continue lendo para entender o que é link building, porque é importante e como colocar em prática.

O que é link building?

Basicamente, o link building consiste em um conjunto de estratégias destinadas a trocar links externos com sites e parceiros.

Com isso, pretende-se criar apontamentos de valor entre as páginas, a fim de influenciar e melhorar a popularidade nos mecanismos de busca, além de gerar tráfego, por conta dessas menções. Afinal, outros negócios veem seu site como de valor em determinada área.

Deste modo, para alcançar qualidade nessa estratégia, três pontos importantes devem ser levados em consideração na construção de links: quantidade, qualidade e relevância, obtendo uma melhor posição nos buscadores.

Quanto melhor a fonte do link, maior o valor que ele transmite ao site. Isso porque os votos são ponderados de forma diferente, dependendo de diferentes fatores. 

Assim, para analisar o desenvolvimento de link building para um site de projeto arquitetônico 3D, por exemplo, é necessário utilizar ferramentas especialmente criadas para isso.   

Compreenda a importância do link building  

Há várias razões para acreditar que o link building pode fazer a diferença para as mais diversas marcas.

Descubra o que esta técnica pode fazer pelo seu negócio nos tópicos abaixo.

  1. Reputação de autoridade

No caso do SEO, a autoridade representa o quão confiável é um site. Quando o endereço é otimizado e recebe menções, os motores de busca vão vê-lo de forma positiva.

Embora pareça simples, nem sempre é possível aplicar este método. Além disso, existem estratégias que o Google pode penalizar, como comprar links, por serem vistas como incorretas.

Mais ainda, os links precisam vir de diferentes canais. Afinal, quanto mais endereços de valor o mencionarem, mais visibilidade terá e mais os buscadores verão como uma página interessante para os internautas. Lembre-se de também utilizar termos distintos para essas estratégias.

Portanto, o link building deve ser feito por uma equipe capaz de analisar as necessidades e oportunidades do site de drywall Belo Horizonte, estabelecendo uma estratégia qualificada.

  1. Tráfego

Aumentar os links qualificados apontando para o seu site trará bons resultados por permitir que a audiência dessas páginas conheça seu negócio. Consequentemente, isso significa mais tráfego.

Para quem trabalha na internet, sabe que o tráfego não é fácil de alcançar. Mas com uma pequena ajuda do link building, seus potenciais clientes chegarão até você com mais facilidade.

O seu endereço deve ser simples de navegar, ter um layout atraente e algo que realmente envolva o usuário.

Nesse sentido, a usabilidade conta muito para a qualidade da página, impactando em:

  • Tempo de navegação;
  • Conversões;
  • Engajamento;
  • Interações em geral.

Desse modo, é importante ressaltar que o link building deve ser integrado a uma estratégia mais ampla de conteúdo, navegabilidade e otimização de site para proporcionar resultados mais expressivos.

  1. Melhor custo-benefício

Hoje, a publicidade virtual é uma das mais usadas, por possibilitar previsibilidade, mensuração de resultados e orçamentos mais flexíveis.

Ainda assim, podem ser onerosas se não forem bem planejadas. Por exemplo, anúncios exibidos no Google cobram por clique e, se não forem bem gerenciados, podem prejudicar as finanças de uma empresa administradora de condomínio.

No entanto, o link building é um investimento seguro que garante resultados a médio e longo prazo, geralmente não envolvendo custos (com produções próprias e estabelecimento de parcerias) ou custo reduzido.

O objetivo é aumentar o tráfego orgânico, ou seja, alcançado a partir de pesquisas de clientes. Logo, não requer patrocínios ou anúncios para que haja visibilidade.

Nesse sentido, a estratégia oferece excelente custo-benefício para as empresas, além de proporcionar excelentes resultados.

  1. Bons relacionamentos

Uma boa estratégia de link building é promover o negócio ou conteúdo a partir de sites e blogs relevantes para o setor de atuação. Ou seja, canais que sejam relacionados a área e que mencionem os tipos de soluções que oferecem, de forma informativa.

Para auxiliar nesse processo, o relacionamento com uma administradora de condomínios residenciais pode ser estabelecido de modo a encaminhar materiais relevantes e informativos que abordem os temas semelhantes com sua área e sejam atraentes para o público.

Assim, há mais valor na parceria e menções mais qualificadas e contextualizadas, atraindo a atenção dos internautas que se depararem com o conteúdo.

Lembre-se que o objetivo principal é conseguir uma rede de menção para que os motores de busca vejam a relevância da página e de seu domínio.

Contudo, cabe ressaltar que outras vantagens secundárias podem ser obtidas a partir do estabelecimento de parcerias de valor. 

Isso porque acessar outros endereços de destaque/relevância permite construir relacionamentos duradouros com os responsáveis das páginas e que atuam na mesma área que você, possibilitando outras trocas e crescimento a ambos.

Mais ainda, pode significar que sua empresa se tornará mais confiável aos olhos do público.

Com bons resultados no link building, a tendência é que essa divulgação aconteça com mais frequência e naturalidade.

  1. Oportunidade de gerar renda

Quando os links levam as pessoas a visitarem seu site, pagando por seus produtos e serviços, isso aumenta a geração de receita, que é um dos grandes resultados do link building.

A oportunidade de gerar renda por meio do link building é surpreendente, pois não há investimento financeiro nessa estratégia, mas sim captura tática.

Em outras palavras, se você trabalha com a internet, pode aumentar suas chances de converter leitores de sites de terceiros em leads e clientes potenciais, sem que isso demande um alto orçamento publicitário.

Como concretizar o link building?

Não só o número de links é importante, mas também a sua qualidade. Assim, para obter as melhores oportunidades de networking, adotar uma boa estratégia é essencial, principalmente em termos de SEO.

Dominar o básico da estratégia de link building é importante para você expandir seus objetivos. Veja como fazer isso agora.

Menções da marca

Agora você pode acompanhar quando sua marca é citada na web. Uma ferramenta que pode ajudá-lo a fazer isso é o Google Alerts.

Graças a ele, você pode receber notificações em seu e-mail sempre que um determinado termo ou palavra for inserido em uma página ou conteúdo. 

Configure para receber este alerta sempre que for mencionado e entre em contato com o site para envio do hiperlink e estabelecimento de parcerias. 

Cabe ressaltar que essa ação pode não funcionar em todos os casos, mas é uma ótima maneira de começar.

Avalie os backlinks do seu concorrente

Nesse tipo de estratégia, você precisará da ajuda de ferramentas como Ahrefs, SemRush ou similares.

Para começar, liste algumas das páginas que estão competindo pelas palavras-chave para as quais você planeja classificar.

Insira esses sites das ferramentas mencionadas e descubra quais páginas estão enviando backlinks para seus concorrentes e pesquise estratégias para obter links dessas fontes semelhantes.

Essa é uma estratégia muito importante por atuar como marketing boca a boca, ampliando a confiança sobre o negócio devido a recomendação, mesmo que virtual.

Crie conteúdo compartilhável

Uma das principais estratégias para obter uma boa reputação na internet é investir em um bom conteúdo, que tenha relevância e seja compartilhável.

Antes de buscar uma parceria, você precisa encantar seu público com conteúdos que agreguem valor e possam ser vinculados.

Alguns exemplos de conteúdo compartilhável são infográficos, tutoriais, listas e resultados de pesquisas.

Faça comarketing

Marcas que têm o mesmo interesse em marketing digital, juntas, produzem materiais de qualidade.

Portanto, o link building é integrado tanto na página quanto no produto ou conteúdo digital.

As relações com a imprensa podem ajudar a construir conexões, pois você só terá acesso aos principais portais da web se houver um acordo profissional para o trabalho.

A menção é uma ótima técnica para aprimorar sua estratégia de link building, pois o Google percebe quando uma marca está em alta porque é muito comentada.

De qualquer forma, é necessário criar um link, portanto, uma menção vinculada é mais adequada. 

Por isso, veja onde seu site foi mencionado antes, fale com o administrador e peça para incluir o link, se possível e estabeleça o relacionamento com o canal, assim como no caso dos alertas.

Invista em guest posts

Guest post nada mais é do que postar conteúdo em outro site ou blog como convidado.

O maior benefício disso, além de atingir mais pessoas, é que você pode fornecer texto ancorado para artigos em seu domínio.

Por exemplo, se você conseguir uma parceria e escrever um artigo para um blog de autoridade no segmento de automóveis, poderá criar um link para seu próprio conteúdo com dicas para manutenção de bancos estofados, por exemplo, e isso aumentará seu tráfego e autoridade.

Procure se associar com blogs que compartilhem o seu público-alvo. Isso aumenta o potencial de acessos e conversões, por conta da relevância do assunto abordado na contribuição.

Tenha assessoria de Imprensa

Se você tem uma assessoria de imprensa, pode pedir para a equipe entrar em contato com os maiores sites e blogs do seu mercado e conseguir parcerias.

Esses profissionais tendem a ter mais exposição a esses canais e sabem adequar seu conteúdo aos mais variados formatos.  

Assim, além de poder criar mais links para a marca, você pode fazer networking e até mesmo fazer com que sua marca seja vista em grandes mídias e eventos, por exemplo.

Considerações finais

Um conteúdo postado na internet precisa ser contextualizado e divulgado para alcançar mais pessoas. 

Assim, não basta apenas desenvolver materiais relevantes e/ou criar peças publicitárias à parte, é preciso se posicionar com consistência e criar relacionamentos de valor, bem como compartilhar informativos em outros canais para direcionar público aos materiais produzidos com parceiros.

Nesse sentido, o link building é uma ferramenta muito importante para inserir empresas em um mercado maior – e com mais oportunidades – fazendo-a alcançar novos potenciais públicos a partir de referências e menções de valor, obtendo mais credibilidade e oportunidades de negócios.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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