Seis clubes da Série A do Brasileirão assinara, na manhã desta terça-feira (3), um documento que prevê a criação da Libra, a liga para organizar o futebol brasileiro.
RB Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo aprovaram o documento. O Cruzeiro, atualmente na Série B, também deu aval.
De acordo com o ge.globo, na semana que vem deve ocorrer uma nova reunião, dessa vez com os 40 clubes que compõem as séries A e B do Brasileirão, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
Na reunião desta segunda, cinco equipes da Segundona estiveram presentes: Cruzeiro, Guarani, Ponte Preta, Sport e Vasco.
Há uma série de divergências, no entanto, que impedem o bloco que assinou o documento de formar uma unidade. Estes apoiam a proposta de criação da liga formada pela empresa Codajas e pelo banco BTG.
A primeira tem a ver com a divisão de recursos quando os contratos de TV forem assinados. A Codajas propões uma divisão com 40% dos valores fixos, 30% variável por performance esportiva e 30% por audiência.
O grupo “Forte Futebol”, liderado pelo Atlético-MG e formado por dez clubes da Série A que se classificam como “emergentes”, por outro lado, desejam uma divisão 50-25-25.