O ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, foi julgado em 5 processos. Inocentado em três deles e condenado em apenas um, o ex-gestor terá que pagar R$ 1,6 milhão de multa e ainda terá seus direitos políticos suspensos por oito anos. As condenações, contudo, não se aplicam de imediato. Só após decisão em última instância, já que cabe recurso.
O quinto processo prescreveu.
Todos os cinco julgamentos aconteceram na quinta-feira, dia 1º de julho. A sentença foi proferida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e refere-se às irregularidades apuradas no âmbito de uma ação cível pública, instalada em 2017.
Mesmo estando elegível e, portanto, podendo disputar a eleição em 2022, Robério não assume uma possível candidatura, mas disse que seu nome estará sempre à disposição para trabalhar por Eunápolis e região. “Quem quiser que trabalhe mais que eu por esta cidade e por esta região”.
A situação política do ex-prefeito tem levado preocupação a uma porção de pré-candidatos, afinal, depois de cumprir 3 mandatos como prefeito de Eunápolis, Robério perdeu a eleição para a atual prefeita, Cordélia Torres com um capital de mais de 22 mil votos.
E esses números não podem ser desprezados.