Bahia

GOVERNO DO ESTADO APRESENTA CAMPANHA DO NOVEMBRO NEGRO

“Se enxergue, isso é racismo!”. Esse é o mote da campanha do Novembro Negro, lançada na última terça-feira (14), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). O mês marca a luta contra a discriminação racial e a afirmação da cultura do povo negro. O ato aconteceu no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo, em Salvador. Na ocasião, foram divulgadas as atividades realizadas ou apoiadas pela gestão estadual que ainda irão acontecer ao longo deste mês.

A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, destacou a importância das parcerias para a realização destas ações: “Elas envolvem esforços de vários entes do governo, mas também do sistema de Justiça, de universidades, dos movimentos sociais. E têm tido um alcance cada vez maior, atendendo mais territórios, atendendo mais municípios, sendo uma presença em grandes eventos que o Estado realiza. E essa expansão não é verificada pelo percentual de investimento em recurso, mas pela expansão dos serviços e pela chegada a um número cada vez maior de baianos”.

As peças da campanha envolvem outdoors, anúncios, banners e vídeos e apresentam situações de racismo vividas pela população negra. Aliado a isso, a agenda especial prevê a realização de shows, debates, atos públicos, seminários, festivais, feiras e caminhadas, atividades que contam com o apoio do governo baiano e fortalecem a luta antirracista, além de contribuir para a garantia de direitos da população negra.

Em 2023, as políticas afirmativas na Bahia completam 16 anos. De acordo com a secretária Ângela, essa programação reforça o compromisso do Estado no combate ao racismo: “A gente tem atuado a partir do nosso Centro de Referência Nelson Mandela de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. As pessoas estão procurando seus direitos, denunciando. Estão chegando até o Centro de Referência, para que esses crimes não continuem resultando em impunidade. A gente tem esse equipamento público, unidade móvel percorrendo vários municípios. Já visitamos 55 municípios durante esse ano e essa agenda vai se intensificar até o final do mês de novembro”.

O ponto alto do calendário é o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, data que lembra a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. O estudante Luís Henrique da Silva, do Colégio Estadual de Tempo Integral Pedro Paulo Marques e Marques, destaca que vem buscando conscientizar os colegas a respeito dos direitos: “Em meio às diversas dificuldades que a gente tem, quando a gente é uma pessoa negra, ali meu papel começa. Fazer meus colegas entenderem que a gente precisa estudar, nossos espaços e, cada dia mais, estar fortalecido para estar preparado para a luta contra a miscigenação”.

Além da capital, as atividades do Novembro Negro 2023 também acontecem no interior baiano. Estão confirmadas ações nas cidades de Taperoá, Souto Sares, Jequié, Ibitiara, Boninal, Araçás, Dias D’Ávila, Madre de Deus, Campo Formoso, Santa Bárbara, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Conceição do Almeida, Piripá, Riacho de Santana, Acajutiba, Iaçu e Irará. A programação completa pode ser conferida no site www.sepromi.ba.gov.br.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
BahiaSaúde

Bahia adere ao Dia D de mobilização nacional contra a dengue

Share on Facebook Share …
Read more
Bahia

Chuvas intensas retornam à Bahia devido a ciclone subtropical

Share on Facebook Share …
Read more
BahiaCARNAVAL 2024

Carnaval Salvador: Confira a lista dos valores

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: