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Gestão da equipe em home office gera desafios

Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a liberação gradativa de circulação de pessoas, algumas empresas tendem a manter o home office ou o trabalhado híbrido. O modelo apresenta vantagens como a flexibilização e desafios como maneiras de avaliar a produção da equipe. Para encontrar o caminho mais produtivo, é importante que os líderes das empresas estejam atentos a alguns fatores.

Uma pesquisa realizada pelo International Business Report (IBR), estudo global feito a cada seis meses pela Grant Thornton, investigou, no primeiro semestre de 2021, as expectativas da economia mundial para os próximos 12 meses. O objetivo foi estudar os cenários de retomada global da economia em diversos setores de trabalho. Foram ouvidos 253 executivos brasileiros em um universo de 5 mil empresários de 32 países.

A adoção do home office como um modelo de trabalho permanente foi um dos resultados obtidos pela análise. Essa é uma decisão já tomada por 32% dos executivos; outros 45% deles estão avaliando de forma séria essa possibilidade. Já 15% disseram que não pretendem adotar o home office permanentemente, apesar de não excluírem a ideia. Mostraram-se completamente contra essa decisão 7% dos líderes entrevistados.

Automatização e foco nos resultados

Com as novas tecnologias e o trabalho remoto, é possível adaptar e flexibilizar a rotina de trabalho, sem que haja perda de produtividade para as empresas, como aponta o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com recomendações do órgão, é importante que as empresas com funcionários em home office definam objetivos que possam ser alcançados e mensurados. Essa é uma maneira de o colaborador ter clareza do que é esperado em relação ao ritmo de produção e de entrega das demandas. Com metas específicas e prazos, os profissionais podem se organizar de maneira mais eficiente, segura e objetiva.

Os sistemas automatizados de gestão dos setores de Recursos Humanos (RH) são os meios atuais utilizados para organizar o trabalho home office. O software de RH é instalado na companhia com o objetivo de traçar estratégias de gestão de pessoas com direcionamentos específicos para cada setor.

Por meio da ferramenta é possível realizar a gestão de ausências, o controle de ponto e a mensuração da variação salarial. Além disso, devem ser feitas também a gestão de documentos, a instalação de sistemas de recrutamento e seleção e a avaliação de desempenho.

Gestão objetiva no home office

O levantamento feito pelo IBR, da Grant Thornton, mostrou que as mudanças impostas pela pandemia impactaram diretamente o relacionamento das empresas com os seus trabalhadores. A elevada adesão ao trabalho remoto pelas companhias brasileiras é um exemplo citado, uma vez que, segundo a pesquisa, esse não era o cenário esperado antes de 2020.

A nova realidade passa a incluir uma forma, também, de busca de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. O suporte à saúde mental e psicológica dos funcionários, por exemplo, já era oferecido por 64% dos empresários entrevistados na pesquisa; e 22% deram início a esse suporte durante a pandemia. Os executivos que não ofereciam esse amparo, mas que pretendiam oferecer, somam 13%; e os outros 2% responderam apenas não.

Para que o gerenciamento de uma equipe em home office seja realizado no novo cenário, sem a perda de produtividade e sem a sobrecarga do funcionário, é preciso planejamento adequado. Estabelecer contato com o colaborador desde o momento da contratação pode ser uma maneira de incluí-lo na rotina da empresa para que ele não se sinta deslocado.

O Sebrae ressalta ser importante que o trabalho conte com o suporte do gestor quando necessário. Reuniões semanais podem ser uma maneira de colocar os membros da equipe em contato e auxílio mútuo, mesmo em atividades presenciais ou híbridas. Tarefas prioritárias podem ser definidas e seguidas a partir de um cronograma. Os líderes, assim, passam a focar no resultado e em um modelo de gestão cooperativo em vez de autoritário.

Encontros periódicos, como videoconferências, entre os integrantes da equipe e entre os outros membros da empresa devem ser feitos periodicamente. Dessa forma, cria-se hábitos de trocas e o expediente passa a fluir com todos entendendo o seu papel dentro da engrenagem da companhia.

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