FPS X UVA E UVB: entenda melhor os fatores de proteção

FPS X UVA E UVB: entenda melhor os fatores de proteção

Ao comprar cosméticos ou um protetor solar de qualidade, você irá se deparar com algumas siglas como FPS, UVA e UVB. Todas são importantes e vão te ajudar a definir o que é prioridade naquele produto, mas você sabe o que significam? Entenda mais sobre esse assunto.

O que é FPS

FPS é a sigla utilizada para resumir fator de proteção solar. Quando você compra um protetor solar ou uma maquiagem, ele terá uma anotação escrita FPS seguida de um número. Pode ser 15, 30, 60 ou 100, por exemplo.

O que muitas pessoas não imaginam ou entendem é o que esse número quer dizer, mas a explicação é bastante simples. O fator 30, por exemplo, significa que sua pele está 30 vezes mais protegida do que se estivesse sem o protetor solar. Outro detalhe é que o FPS mede a incidência de proteção contra os raios UVB.

O que é UVA

UVA é outra sigla conhecida e muito presente nos protetores solares e cosméticos. Mas o que significam? UVA são raios ou radiação ultravioleta A. 

Está presente o dia todo, mesmo nos dias mais frios, ultrapassando vidros de janelas. Aí o motivo para seu dermatologista dizer que você deve usar o protetor solar todos os dias, mesmo fora do verão ou longe da praia. 

Ela penetra mais profundamente na pele, e pode ser associada com o câncer na região, porém, está mais relacionada com o envelhecimento precoce. Tanto que entre os médicos ela é apelidada de “aging”, que em tradução livre seria algo como “envelhecedora”.

O que é UVB

UVB são raios ou radiação ultravioleta B. São considerados os mais perigosos, por causarem queimaduras e estarem diretamente relacionados com os casos de câncer de pele.

Está presente nos raios solares de maior intensidade, entre 10h e 16h, por isso não é recomendado tomar sol nesse período. Ela não penetra tão profundamente na pele, como acontece com a radiação UVA, porém, reage mais facilmente com o DNA e pode causar câncer.

Entre os dermatologistas a radiação UVB foi apelidada de “burning”, por ter relação com as queimaduras de sol. Em tradução livre seria chamada de “queimando” ou “pegando fogo”.

Outras siglas que você vai encontrar

Além do FPS, do UVA e do UVB, outras siglas são encontradas nos produtos usados no rosto e no corpo, como PPD e PA, você sabe o significado delas? Confira abaixo.

PPD

É uma sigla em inglês, persistent pigment darkening, que mede a incidência da proteção contra a radiação UVA na pele. O mínimo exigido é ⅓ do FPS. Assim, se você comprou um protetor solar fator 15, o PPD dele deve ser de pelo menos 5.

PA

O PA é uma escala do PPD, o grau de proteção contra a radiação UVA presente em protetores solares ou cosméticos. É classificada em PA+, PA++, PA+++ e PA++++. Quanto mais alto, maior a proteção.

Como escolher o melhor protetor solar

Cada tipo de pele pede um protetor solar diferenciado. Assim, na hora da compra é preciso analisar o tom e a oleosidade. Peles mais claras precisam de fatores de proteção solar mais altos, pois lidam com queimaduras mais rapidamente. Já as peles mais escuras podem apostar em FPS médios, entre 30 e 60.

Quanto à pele seca ou oleosa, quem lida com o segundo caso deve evitar os protetores muito líquidos e carregados de óleos, o ideal é que sejam matte. Já as peles secas podem investir em produtos que incluem hidratantes em sua composição.

O mais importante é não ignorar o uso do protetor solar e aplicá-lo todos os dias, mesmo quando estiver longe da praia e não tiver a intenção de tomar sol. Sua pele agradece esse cuidado.