O bairro da Biela em Belmonte foi contemplado com uma escola de música através do projeto social da Filarmônica Lyra Popular, A Música é o Remédio da Alma.
A inauguração da Escola de Música João Reis Filho aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23/05 no Bairro da Biela, tendo Thiago como cerimonialista o evento contou com a presença da diretoria da entidade, do Pré-candidato a Prefeito Iêdo Elias, do Gerente da Agência da Caixa Econômica de Belmonte Carlos Geane, do Padre Fernando e demais convidados.
Intitulado A música é o remédio da alma, o projeto é uma parceria da Filarmônica com o Governo Federal e Caixa Econômica Federal e, tem como principal objetivo fomentar as atividades socioeducativas da Lyra, potencializar as ações já realizadas e ampliar seu campo de atuação dentro da comunidade belmontense.
O pré-candidato Iêdo Elias exaltou o empenho das entidades envolvidas na implantação deste projeto, que irá ofertar aos belmontenses aulas de músicas gratuitas em um espaço bem estruturado para crianças e adolescentes carentes da comunidade belmontense. “É motivo de muita felicidade e orgulho estar aqui presenciando esse momento. Parabenizo a direção da Filarmônica bem como as instituições mantedoras desse projeto que beneficiará diversas crianças, gerando melhores oportunidades, na educação musical, profissional e qualidade de vida”, comentou Iêdo.
O Padre Fernando presente no local realizou bênção e oração e falou: “É motivo de muita alegria estar aqui presente para confirmar essa bênção dos céus sobre essa nova escola. A gente vem para selar, concretizar esse amor de Deus que já se estabelece em nossas vidas e corações a partir destas bonitas ações. Nesse 133 anos que Belmonte completa, a Biela ganha esse lindo presente que é a escola homenageando o nosso irmão João Reis”, disse o Padre Fernando.
“Agradeço a presença de todos os presentes, ao nosso amigo ex-prefeito de Belmonte que nos contemplou com uma emenda parlamentar de 100 mil reais para aquisição de instrumentos, valor considerável que nos permitiu comprar instrumentos de qualidade, possibilitando assim maior egresso de alunos na nossa entidade. Agradeço ao gerente da caixa, Carlos Geane pela parceria, a ala feminina, a toda diretoria da nossa filarmônica”, disse Alan Gabriel Presidente da Lyra.
“Era um sonho a Lyra sair da sede e se aproximar mais da comunidade. Sei que essa escola vai proporcionar muitos novos talentos, por isso só temos a agradecer a todos que ajudam na manutenção desse projeto. Espero que a comunidade possa abraçar essa causa, portanto, traga seus filhos, netos para se matricularem”, disse Mathias Barreto.
“A Lyra é reconhecida entre as 10 melhores filarmônicas da Bahia e isso é um orgulho para Belmonte. O que eu faço é de coração e hoje está aí o resultado dessa filarmônica, dessa criançada. Portanto agradeço a todos os músicos, a toda direção e a todos que nos ajudam nessa caminhada” disse o Maestro João Reis.