Saúde

Escovar os dentes em excesso pode fazer mal: entenda mais sobre

É de senso comum saber que a saúde e higiene bucal são de suma importância para uma maior qualidade de vida. Porém, o que muita gente não sabe, é que escovar os dentes em excesso pode acabar fazendo mal para a saúde da boca. 

Por esse motivo, é relevante conhecer como escovar os dentes corretamente, sem comprometer sua estrutura.

Antes de tudo, sempre vale lembrar que a saúde da cavidade bucal é algo imprescindível para uma melhor qualidade de vida, pois o não cuidado pode implicar em diversos problemas, que muitas das vezes não se é perceptível a curto prazo. 

Portanto, ao longo do tempo, pode ser necessário procurar sobre quanto custa um implante dentário.


Dessa maneira, se você realiza a escovação dentária corretamente, ao menos três vezes ao dia, com ênfase no pós-refeição, é bem provável que sua saúde bucal esteja sendo mantida de modo correto.

Porém, muita gente acaba nem sabendo como escovar os dentes corretamente, deixando eles com aspecto amarelado, sendo necessário então o uso de uma lente de contato dental.

O que é esmalte dentário

Antes de começar a falar sobre como a escovação em excesso pode fazer mal, é relevante conhecer um pouco mais sobre a estrutura completa do dente. 

Dessa forma, você consegue entender qual parte é afetada quando há a escovação excessiva, sendo ela o esmalte dentário, que é algo fundamental para a funcionalidade do dente.

Quando o esmalte dentário é afetado, de qualquer maneira que seja, pode haver certos danos perceptíveis no dente, como lascas e até mesmo manchas que ficam bem aparentes. 

Caso você apresente manchas que não estão lhe fazendo bem, é pertinente procurar por um clareamento dental preço.

O esmalte do dente é uma das principais estruturas que o compõem, juntamente com a polpa e a dentina.

Por ser um dos tecidos mais mineralizados do corpo humano, ele é constituído por aproximadamente 90% de minérios. 

Com isso, o esmalte é extremamente duro e resistente, possuindo uma cor variada, de acordo com os cuidados bucais tomados.

Caso apresente algumas manchas que não estão esteticamente agradáveis, procure saber sobre o valor clareamento dental.

Falando agora mais sobre a funcionalidade do esmalte do dente, que é justamente a sua proteção, por causa de sua alta dureza. 

Além disso, ela também protege a parte dos nervos, que são os responsáveis pela sensibilidade nos dentes. 

Ou seja, quando você fica muito sensível, é muito provável que seu esmalte esteja danificado.

As principais maneiras de evitar que o esmalte dentário sofra danos, são:

  • Boa alimentação;
  • Higiene bucal;
  • Visitas recorrentes ao dentista;
  • Bons hábitos.

Dessa maneira, se você perceber que está com alta sensibilidade ou com qualquer outro problema no dente, não deixe de recorrer o quanto antes a um consultório odontológico. 

Assim, ele fará um check-up completo e vai te instruir da melhor forma, até mesmo como saber os preços de implantes dentários, caso você precise.

Escovação em excesso

Agora que ficou mais claro do que se trata o esmalte dentário, que é uma parte fundamental para o funcionamento de toda a sua estrutura.

Portanto, é preciso saber a razão da escovação em excesso fazer tão mal, já que uma coisa tem relação com a outra. 

Assim, quando você escova os dentes de maneira excessiva, pode acabar danificando o esmalte dentário, já que dessa maneira, pode acontecer uma erosão.

Por mais que a curto prazo pareça inofensivo, a longo fará um grande efeito em sua cavidade bucal.

Além disso, outro problema que é muito comum, que muitas pessoas nem sequer sabem, é a quantidade de força que você aplica na hora de escovar os dentes. 

Desse modo, a pressão utilizada também pode acabar danificando a estrutura dentária. Se juntar a força, mais a quantidade de tempo em excesso, os prejuízos são redobrados.

Com isso, a recomendação é que a escovação dure apenas dois minutos, além de claro sempre usar o fio dental e o enxaguante bucal. 

Entretanto, deve-se lembrar que é essencial escovar os dentes ao menos 3 vezes ao dia, ainda mais após a alimentação. Com isso, você evita que os restos de comidas se acumulem na cavidade bucal. 

Por fim, se você tiver passando por qualquer complicação na boca, é sempre pertinente realizar consultas preventivas, para evitar que se espalhe. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
BelmonteSaúde

Saúde: Governo Municipal realiza entrega de fardamentos aos agentes comunitários de saúde  e Endemias

Share on Facebook Share …
Read more
BelmonteSaúde

Pacientes belmontenses estão sendo atendidos pelo mutirão de catarata na cidade de Eunápolis.

Share on Facebook Share …
Read more
Saúde

Municípios brasileiros enfrentam falta de medicamentos

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: