O empreendedorismo é um dos grandes responsáveis pelo crescimento econômico mundial, porém, as mulheres começaram a ficar de fora desse crescimento. Uma das provas é que as grandes empresas do mundo, tais como Facebook, Apple e Microsoft, foram todas construídas por homens. Porém, hoje em dia, o empreendedorismo feminino é algo que vem crescendo no mundo nos últimos anos.
O mundo está buscando a equidade entre os homens e mulheres, onde o salário seja igualitário entre os dois sexos. Todavia, mesmo com um grande crescimento do empreendedorismo feminino nos últimos anos, ainda existe muitas coisas para acontecer.
Conceito de empreendedorismo feminino
O empreendedorismo feminino consiste em uma série de iniciativas da mulher em atividades empreenderas. Os negócios podem ser liderados por uma mulher, idealizados ou possuem a liderança da mulher no negócio.
O que necessário para iniciar um negócio?
É muito importante antes de continuarmos falando sobre o empreendedorismo feminino conscientizar que assim que decisão de empreender se tonar uma realidade é necessário realizar a abertura de CNPJ e para isso você tem a opção da MEI ou se o seu projeto é muito grande será necessário contar com um escritório de contabildiade para fazer a legalização do seu negócio.
Empreendedorismo feminino no Brasil
A prova é que mesmo sendo 52% da população brasileira, as mulheres possuem uma posição de destaque em 13% das 500 maiores empresas do Brasil. Dados da última pesquisa do PNADC, o Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, mostram que cerca de 9,8 milhões de mulheres lideram empreendimentos no país, ocupando cerca de 34% dos negócios em 2018.
Qual a importância de incentivar o empreendedorismo feminino?
O empreendedorismo feminino é fundamental para os mais diversos aspectos sociais e econômicos. Veja abaixo os principais benefícios das mulheres liderando negócios no país.
- Crescimento da economia: Com 52% da população brasileira sendo mulheres, o país certamente ganhará muito economicamente com o aumento das mulheres em negócios. Certamente essa ação gera bilhões para a economia do país.
- Redução do desemprego: Com mais mulheres empreendedoras, há um aquecimento da economia, onde são geradas muitas oportunidades de emprego para os mais diversos setores econômicos.
- Mais autonomia no lar e redução de violência: Quando uma mulher conquista a sua autonomia financeira, ela se torna livre para ficar em relacionamentos somente quando ela desejar. No Brasil, milhares de mulheres permanecem ao lado de companheiros abusivos para sustentarem.
- Mulheres são transformadores: A mulheres no mercado de trabalho, liderando grandes empresas, é fundamental para a transformação da economia, bem como diversificando a tomada de decisões das empresas. Antes, quase a visão de liderança da empresa eram feitas por homens.
- Influência da mulher: Com o aumento das mulheres empreendedoras no país, outras mulheres também se inspiram e acabam buscando a mesma coisa, sendo um exemplo para superar desafios e o machismo.
Porém, certamente não é algo fácil a mulher empreendedora no Brasil. Mesmo que ela tenha a mesma qualificação do homem, onde muitas vezes ela é ainda desconfiança dos homens, bem como o machismo e questionamentos sobre a sua liderança.
Quais os principais desafios do empreendedorismo feminino no Brasil
Hoje, o cenário atual das mulheres no empreendedorismo é promissor, entretanto, isso não quer dizer que os desafios que elas têm e continuarão tendo nos próximos anos serão pequenos. Veja abaixo alguns dos pontos mais complicados para o futuro da mulher nos negócios.
- Jornada dupla: A mulher tem uma grande dificuldade que é trabalhar duro nos negócios, porém, antes de sair e quando voltam do trabalho, ainda trabalham em casa, cuidando da família e filhos. Até ativididades como abrir uma empresa simplespode ser muito trabalhoso.
- Preconceito: O preconceito em relação as mulheres no mercado de trabalho ainda são preocupantes. Porém, cada vez é maior o número de mulheres que estão se rebelando com preconceitos e assédios, situação que deve fazer o mercado para a mulher se tornar pouco a pouco um ambiente mais saudável e respeitoso.