Eleições nos EUA: Arizona atrasa resultados da noite e Biden cai na votação

eleições eua
eleições eua

O estado está no centro do debate, depois que Fox e a AP declararam que Biden havia vencido. Mas a contagem não terminou. E o democrata passou de 264 para 253 eleitores.

O Arizona deveria anunciar um novo avanço na contagem dos votos presidenciais para esta quinta-feira ao meio-dia, mas parece que teremos que esperar mais um pouco. De acordo com o The New York Times , as autoridades estaduais informaram que apenas às 21h00, horário do leste dos Estados Unidos (23 na Argentina), haverá notícias sobre o andamento do escrutínio.

O Estado está no centro da polêmica, depois que a Fox News e a agência AP afirmaram nesta quarta-feira que Joe Biden seria o vencedor e que levaria os 11 votos eleitorais que ele dá. Dessa forma, o candidato democrata alcançaria 264 votos eleitorais, o que o deixaria muito perto de vencer a eleição para se tornar o próximo presidente dos Estados Unidos.

No entanto, outras redes como a CNN se recusaram a declarar o vencedor. Até agora, a contagem compreende 86% dos votos , e a vantagem de Biden é estreita: o candidato democrata acumula 50,5% dos votos, contra 48,1% de Donald Trump.

Foi devido a essa diferença de critérios que Biden apareceu em alguns portais com 264 eleitores, e agora aparece com 253. São os 11 eleitores correspondentes ao Arizona, que a princípio foram somados à sua conta, mas agora foram retirados do aguardando que o Estado confirme o resultado final do escrutínio. 

Sem o Arizona, uma eventual vitória de Biden dependerá de três outros estados fortemente disputados com um resultado incerto: Pensilvânia, Geórgia e Nevada . A Carolina do Norte também não tem um vencedor ainda, mas a vantagem de Trump parece sólida e impossível de ser descartada por Biden.

Fica entre um presidente e seu canal favorito

A situação no Arizona gerou decepção entre os apoiadores e apoiadores de Trump, especialmente porque a Fox News foi uma das redes que alegou que o democrata havia triunfado lá.

O anúncio da Fox sobre o Arizona gerou decepção entre os apoiadores de Trump. Foto: REUTER

De acordo com o The New York Times , o clima no bunker de Trump era otimista e otimista até o momento em que Fox jogou aquele balde de água fria sobre eles. Era às 23h20 da terça-feira, logo depois que se soube que a Flórida seria para os republicanos novamente . 

Na verdade, o próprio Trump teria telefonado com raiva para o proprietário da Fox News, Rupert Murdoch, para reclamar furiosamente sobre a situação e gritar para ele reverter sua decisão. O patrão atendeu o presidente, mas se recusou a retificar a decisão e disse-lhe que não iria corrigir seu veredicto. 

Embora a proclamação da rede conservadora não tenha sido necessariamente uma surpresa, já que se sabia que a votação no Arizona seria apertada, a verdade é que é impossível evitar o impacto simbólico que o anúncio teve . Foi, em teoria, o primeiro estado que Trump venceu em 2016 a ser invertido em favor dos republicanos.

O anúncio de Fox enfureceu tanto o presidente que o levou a telefonar para governadores republicanos de todo o país perguntando sobre a situação do conde em seus territórios.

O jornal norte-americano, por sua vez, afirmou que não deu a Biden o vencedor no Arizona porque ainda havia muitas cédulas que haviam chegado pelo correio para serem contadas. De acordo com o governador do Arizona, o republicano Doug Ducey,  ainda há votos republicanos para adicionar ao projeto de Trump , então o resultado ainda é incerto. Olha também

“Pare a contagem!”, Trump se encontra novamente com Joe Biden no resultado das eleições nos Estados Unidos

Read more