Cada vez mais, os pacientes estão envolvidos em seus cuidados médicos, o que é encorajador quando consideramos que a maioria das declarações de missão das faculdades de medicina enfatiza a comunicação e educação dos pacientes.
Vale ressaltar também que pesquisas mostram que os profissionais de saúde podem obter resultados positivos para os pacientes usando um método de ensino chamado “ensine e repita”, que envolve uma linguagem cuidadosa e clara.
No entanto, mesmo pessoas bem informadas têm lacunas de conhecimento, como a distinção entre atendimento hospitalar e ambulatorial.
Então, qual é a diferença e por que isso importa? Esta visão pode ajudar a melhorar sua compreensão sobre saúde.
Atendimento hospitalar versus ambulatorial: Distinguindo as diferenças nos cuidados O que é um paciente internado?
No sentido mais básico, esse termo se refere a alguém admitido no hospital para pernoitar, seja por um curto período de tempo ou por um período prolongado. Os médicos mantêm esses pacientes no hospital para monitorá-los mais de perto.
Com isso em mente, o que é o atendimento ambulatorial? Também chamado de atendimento em regime de internação parcial, esse termo define qualquer serviço ou tratamento que não exija hospitalização.
Um exame anual com seu médico de cuidados primários é um exemplo de atendimento ambulatorial, mas também são casos emergenciais em que o paciente sai do pronto-socorro no mesmo dia em que chega.
Qualquer consulta em uma clínica, centro especializado fora do hospital ou até mesmo o uso de uma ambulância para eventos também são considerados atendimento ambulatorial.
Embora haja uma clara diferença entre um paciente internado e um ambulatorial, também existe uma pequena área cinzenta.
Ocasionalmente, os médicos atribuem a um paciente o status de “observação” enquanto determinam se a hospitalização é necessária. Esse período geralmente dura no máximo 24 horas.
Também observe que a localização em si não define se você é um paciente internado ou ambulatorial. É a duração da estadia, não o tipo de estabelecimento, que determina seu status.