Mundo

Desvantagens da inteligência artificial: 4 dilemas para refletir

A evolução da inteligência artificial (IA) revolucionou o mundo nos últimos anos. Isso não é novidade. Porém, há alguns pontos que ainda precisam ser debatidos para que, no futuro, ela possa alcançar todo seu potencial sem que represente riscos para a humanidade. Afinal, quais são as desvantagens da inteligência artificial?

Esse é um tema polêmico, que tem gerado discussões no mundo todo. Por um lado, ela possibilitou avanços em diversas áreas. Por outro, gera dúvidas e receios em vários campos. Será que é possível prever como a IA afetará nosso futuro?

Neste post, mergulhamos no assunto a fim de entender e apresentar as principais desvantagens da inteligência artificial, considerando as preocupações e os dilemas morais e éticos que cercam o tema. Quer saber mais? É só ler até o final!

Como a IA pode afetar nosso futuro?

Nos últimos anos, presenciamos uma verdadeira revolução na forma como vivemos e trabalhamos, e essas mudanças se devem, principalmente, à evolução da IA.

Ela está presente em nossas casas, por meio de assistentes virtuais e dispositivos inteligentes que conferem conforto e praticidade ao dia a dia. E também está em nossos trabalhos, em softwares e sistemas, automatizando tarefas repetitivas em diversas áreas, otimizando operações, gerando insights, melhorando resultados etc.

O fato é que a inteligência artificial já está mudando nossas vidas.

Porém, nem tudo são flores. Todo esse potencial transformador tem sido objeto de preocupação para as pessoas e, até mesmo, para especialistas da área. Afinal, como a IA pode afetar nosso futuro? O que virá pela frente?

A seguir, apresentamos algumas das principais preocupações e desvantagens da inteligência artificial. Segue a leitura!

4 desvantagens da inteligência artificial

Que a IA veio para ficar, não há como negar. Ela já caiu nas graças do mundo todo, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal. Não é para menos, já que ela tem sido uma das principais responsáveis pelo impulsionamento de diversas áreas.

Entretanto, não podemos ficar deslumbrados com o que ela promete e negligenciar pontos de atenção, que incluem dilemas morais e de responsabilidade ética.

Para jogar uma luz sobre o tema, elencamos a seguir quatro desvantagens da inteligência artificial. Confira:

1. Conceito de certo e errado da IA

O discernimento entre o que é certo e o que é errado pode ser construído a partir de interações sociais, baseado nos valores e crenças de um povo e até mesmo definido por leis. É assim que nós, seres humanos, desenvolvemos nossa visão de mundo.

Já o conceito de certo e errado da IA depende de fatores relacionados ao seu desenvolvimento. Logo, ela sempre será parcial e estará sujeita aos vieses de seus criadores, bem como dos dados a partir dos quais ela foi treinada.

Em outras palavras, se o seu treinamento for realizado a partir de dados tendenciosos, a IA também o será. As consequências disso é que ela pode transmitir informações erradas e reproduzir vieses e preconceitos, alimentando desigualdades.

2. Direitos autorais

Se uma IA produz uma arte, em formato de imagem, por exemplo, a quem pertence os direitos autorais sobre tal obra? 

  1. aos programadores, que desenvolveram a IA;
  2. aos artistas, cujas obras foram usadas no treinamento da tecnologia;
  3. ao usuário, que deu o input para que a ferramenta realizasse tal feito;
  4. à própria IA, que foi a responsável pela criação;
  5. ou, ainda, essa imagem não teria direitos autorais.

É fato que cada pessoa terá uma visão diferente deste caso. Contudo, vale dizer que o próprio meio jurídico ainda não chegou a um consenso sobre o assunto. 

É uma discussão bastante interessante, concorda? É por isso que está entre os grandes dilemas e desvantagens da inteligência artificial atualmente.

3. Alta dependência de dados e de atualizações

Os resultados gerados pela inteligência artificial dependem da qualidade dos dados com que ela é alimentada. Sendo assim, nichos muito específicos, cuja produção de informações é insuficiente, podem não ter os mesmos resultados que outros setores.

Ademais, como podemos ver desde já, essa tecnologia se desenvolve rapidamente, ao ponto que, para não ficar para trás, precisamos nos manter informados sobre tudo o que ocorre neste mercado. 

Assim, as atualizações para IA são o combustível de sua inovação. Logo, para colher seus frutos, é preciso acompanhar sua evolução. 

4. Substituição de empregos

Um dos pontos que mais gera discussão neste meio é se a inteligência artificial irá tirar o emprego das pessoas. De fato, seu potencial de automação de tarefas possibilita que empresas atuem com equipes mais enxutas, ampliando seus resultados.

Porém, é importante não perder de vista que ela também pode gerar muitas oportunidades em novas áreas. Sem contar o fato de que, ao invés de substituir as pessoas, ela pode ser uma ferramenta de suporte para aumentar sua performance.

Como superar as desvantagens da inteligência artificial?

Por se tratar de uma tecnologia extremamente poderosa, a IA sempre irá gerar dúvidas, medos e questionamentos. Contudo, apesar de todos os “poréns” que apresentamos ao longo deste artigo, os benefícios que tal tecnologia gera se sobrepõem a qualquer desvantagem que a inteligência artificial possa apresentar.

Ademais, se a usarmos com sabedoria e responsabilidade, podemos minimizar seus riscos e colher frutos importantes, do aumento da performance e melhora das condições de trabalho dos funcionários à otimização dos resultados gerais da organização.

Você pode ter acesso a tudo isso e muito mais, basta escolher a ferramenta certa para o seu negócio! E que tal começar hoje mesmo?
Faça uma avaliação gratuita do software Zendesk e confira na prática todas as vantagens que um sistema de inteligência artificial pode gerar para o seu negócio!

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Mundo

Como escolher os melhores dentistas em Vitória, Espírito Santo?

Share on Facebook Share …
Read more
Mundo

Onde encontrar construtoras em Vitória, Espírito Santo?

Share on Facebook Share …
Read more
Mundo

29 de fevereiro: Curiosidades e comemorações

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: