Saúde

Cuidados com a saúde bucal em tempos de Covid-19

Cuidados com a saúde bucal em tempo de covid

Os cuidados com a saúde bucal devem ser levados a sério em todos os momentos da vida, principalmente porque os dentes e a boca fazem parte de diferentes processos no nosso corpo e também estão relacionados de forma direta com as questões de autoestima e confiança.

No ano de 2020, uma nova doença viral apareceu, inicialmente na cidade chinesa de Wuhan, e que em pouco tempo demonstrou-se um vírus de alta transmissão, impondo às pessoas um novo ritmo de vida e novas formas de higiene. Essa doença é transmitida por um vírus intitulado “novo coronavírus”, transmissor da COVID-19.

Os cuidados com a saúde bucal nos tempos de pandemia também se alteraram, principalmente porque a transmissão acontece por vias áreas, e o trato respiratório é o local onde o vírus se aloca inicialmente.

Neste artigo falaremos sobre os cuidados que devem ser tomados para cuidar da boca em tempos de pandemia e a importância de possuir um plano odontológico pessoa física.

Cuidados com a saúde bucal em tempos de pandemia

A boca e a saliva abrigam inúmeras bactérias, tornando um ambiente propício para a proliferação de variados microrganismos, sendo um deles o coronavírus.

A falta de uma boa higienização na boca também pode gerar baixa imunidade, fazendo com que o risco de contaminação aumente.

Por isso que, além da higienização cotidiana, é importante a consulta de rotina, que é coberta por convênio dentário e também tratamentos como a profilaxia, que é a limpeza dentária feita por um profissional dentista.

Abaixo falaremos de alguns cuidados que são importantes de serem tomados para evitar contaminações durante a pandemia.

1.   Cuidado com a limpeza das mãos

O cuidado com a limpeza das mãos antes de começar o processo de higienização bucal é fundamental para evitar contaminações.

Por isso, é importante seguir os protocolos corretos de limpeza das mãos, como a lavagem até a metade do pulso, por no mínimo 20 segundos.

2.   Lavagem das escovas

É recomendado pelos dentistas a escovação dos dentes sempre após as refeições, e também antes de dormir. Durante a pandemia, é importante que depois da escovação seja feita a higienização da escova.

Uma forma de fazer isso é borrifar álcool 70% ou então água-oxigenada nas superfícies da escova, como na:

  • Cabeça;
  • Cerdas;
  • Cabo;
  • E o local onde guarda a escova.

3.   Armazenamento das escovas

Manter a escova bem guardada é fundamental para evitar contaminações, e ao contrário do que se pensa, locais como gavetas, armários e também protetores de escova não são lugares tão recomendados, por serem mais úmidos e quentes, de modo que se aumentam as chances de proliferação de bactérias e vírus.

Para um melhor armazenamento é preciso manter a escova em um recipiente como um copo, com as cerdas voltadas para cima, mantendo escovas separadas, principalmente se forem da mesma família.

Esses são cuidados que podem ser tomados durante a pandemia. Também é fundamental que haja um acompanhamento por médico dentista, que pode ser conseguido com a contratação de um convênio dentista.

Por conta do alto grau de contaminação e situação de isolamento as consultas não emergenciais foram suspensas, entretanto, com determinados protocolos estão sendo retomadas.

No tópico abaixo falaremos da importância de se ter um convênio e um bom acompanhamento, para evitar doenças bucais e principalmente evitar a proliferação do coronavírus pela boca.

O convênio odontológico para a saúde bucal

Quem deseja cuidar da saúde bucal de maneira mais profunda e mais séria, para evitar o aparecimento de doenças bucais e ter uma opinião médica, a adesão a umconvênio odontológico é muito importante.

O convênio tem muitas vantagens como a disponibilidade sempre de consultas, garantindo a visita regular ao médico odontologista. Existem variados tipos de planos e cada um se adequa às necessidades do cliente.

Para saber se existem problemas na boca que podem servir de contaminação ao coronavírus, o contato com o dentista é fundamental, pois iniciará o tratamento, para que sua boca fique saudável.

Além do mais, a consulta regular ao médico dentista, permite que os dentes fiquem bonitos, aumentando a confiança e a autoestima.

A pandemia impôs novas formas de convivência e neste texto vimos que o cuidado com a saúde é necessário e fundamental para evitar o agravamento da doença e a proliferação.

Cuidar da saúde bucal em tempos de pandemia significa também cuidar das pessoas com quem convivemos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
CoronavírusSaúde

Vacina Covid-19: clínicas particulares terão que obedecer regra de grupos prioritários

A vacina da Covid-19 está cada vez mais próxima de ser aplicada nos brasileiros, e as clínicas…
Read more
Saúde

Como a saúde bucal pode impactar na qualidade de vida

A cada dia que passa, ter uma boa qualidade de vida tornou-se um requisito primordial. Seja na…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *