Percorrer a Costa do Descobrimento, no litoral sul da Bahia, nos faz imaginar quão maravilhados ficaram os portugueses ao avistar o Monte Pascoal na chegada ao país.
A região é tomada por paradisíacas praias, que estão entre as mais bonitas da costa brasileira, e a harmonia da natureza fica completa com falésias, cachoeiras, rios e mata preservada.
Claro que o contexto histórico aumenta a relevância das cidades e abre um leque de pontos turísticos conectados com o descobrimento do Brasil.
Venha saber o que fazer na Costa do Descobrimento e comprovar, como diz os versos de Moraes Moreira, que a Bahia é mesmo a terra de todos os santos, encantos e axé!
Costa do Descobrimento: história, turismo e dicas essenciais
Santa Cruz Cabrália, município vizinho a Porto Seguro, foi o berço do descobrimento do Brasil, onde os portugueses atracaram e fizeram contato com os índios nativos.
Inevitável, então, que a rota do descobrimento se tornasse um dos principais destinos turísticos do Brasil.
E não é apenas pelo viés histórico, mas também por ser uma região de incontáveis belezas naturais, riqueza cultural e área de preservação da Mata Atlântica.
De tão espetacular e rica, a região recebe o título de Patrimônio Natural Mundial da Unesco.
Se você ainda não visitou as cidades onde a história brasileira teve início, veja tudo sobre a Costa do Descobrimento e entenda porque esse lugar deve estar no seu roteiro de viagens o quanto antes.
Onde fica a Costa do Descobrimento?
A rota turística do descobrimento, zona de enorme contexto histórico para o país, está localizada na costa da Bahia, no litoral sul do estado.
Porto Seguro é a maior e mais conhecida das cidades que fazem parte dessa costa. O município está a cerca de 711 km da capital baiana, Salvador.
Mapa da Costa do Descobrimento, na Bahia
Belmonte e Caraíva, os destinos que limitam a rota do descobrimento ao norte e ao sul, respectivamente, estão separadas por aproximadamente 109 km em linha reta.