Conheça os principais pontos turísticos do cerrado brasileiro

Conheça os principais pontos turísticos do cerrado brasileiro

O Brasil é um país mundialmente conhecido por ter um território com grande potencial turístico, abrigando ilhas, florestas, serras, lagoas, cânions, entre outras belezas naturais.  No entanto, o interior do país também possui belezas únicas, como o cerrado nacional, também conhecido como a savana brasileira.

Essa região abriga reservas e lugares incríveis, muitos dos quais só existem no Brasil. O cerrado é o segundo maior bioma do país (cobrindo 22%), ficando atrás apenas da Amazônia. Esse bioma domina o centro do país, principalmente os estados de, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins e Minas Gerais e está presente de forma mais pontual em alguns outros estados.

Quem é fã de ecoturismo também não pode deixar de visitá-lo, já que o cerrado é marcado por uma enorme biodiversidade de seres vivos e não-vivos. Por isso, se você está buscando um destino nacional para as suas próximas férias, veja o que é possível conhecer nesse bioma!

Bonito (MS) 

Essa é uma formação geológica impressionante e muito marcante do cerrado, já que ele possui diversas grutas, cavernas, planaltos e chapadões. A região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma das áreas mais conhecidas do bioma nacional.

E a fama não é à toa: essa área é linda, marcada por formações, como é o caso da bela Gruta do Lago Azul. Além de se impressionar pela beleza da cor das águas, você pode tomar um banho relaxante de rio no interior dessas grutas e cavernas.

Bonito é um município referência no ecoturismo brasileiro e fica localizado a cerca de 300 km da capital, Campo Grande. Outros passeios imperdíveis são relaxar nas águas cristalinas da Nascente Azul e do Rio Sucuri. Quem gosta de esportes radicais pode praticar rapel dentro de uma caverna e conhecer o Parque das Cachoeiras, que possui quedas d’água impressionantes!

Chapada dos Veadeiros (GO)

Essa é uma das chapadas mais conhecidas do país, além da Chapada Diamantina, localizada no interior da Bahia. Localizada em um parque nacional de mais de 240 mil hectares de extensão, a Chapada dos Veadeiros é englobada por diferentes municípios, sendo o principal deles Alto Paraíso de Goiás – situado a cerca de 220 km de Brasília.

A Chapada dos Veadeiros oferece inúmeras trilhas e mirantes deslumbrantes, além de banhos de rios cristalinos e belas cachoeiras, como Santa Bárbara – uma das mais famosas da região, próxima ao quilombo Kalunga. Outro lugar conhecido para isso é o Vale da Lua, formado por pedras impressionantes e únicas.

Jalapão (TO)

Esse é o principal ponto turístico de Tocantins, famoso por abrigar os fervedouros – lugar cercado por árvores e com uma água na qual é impossível afundar! Isso acontece porque as águas deles brotam com muita pressão dos lençóis freáticos. Assim, na prática, é mais fácil flutuar nelas! 

As águas dos fervedouros nascem de rios subterrâneos que não tem espaço para dar vazão à água. Esse processo acaba por formar essas piscinas naturais. Alguns dos fervedouros mais famosos do Jalapão são o Bela Vista e do Ceiça.

Além disso, você deve visitar as cachoeiras que também marcam a região, com a Cachoeira da Velha. Quem gosta de rafting, não deve perder a oportunidade de vivenciar essa experiência! 

Quem adora ver nascer e pôr do sol, deve subir até o topo da Serra do Espírito Santos e ter uma vista inesquecível da região. O ecoturismo também é forte, por isso não deixe de visitar uma comunidade quilombola e conhecer a gastronomia local.