COMPLEXO VIÁRIO JOÃO XXIII – Ponte antiga passa por duplicação para oferecer mais segurança a condutores e pedestres

A ponte está sendo duplicada, passando dos antigos 8 metros de largura para quase 16.

Durante muito tempo a ponte sobre o rio Vieira, localizada no cruzamento das avenidas João XXIII e Deputado Esteves Rodrigues, foi uma construção ultrapassada, cada vez mais desconectada de uma Montes Claros que não para de crescer e se desenvolver. O fluxo de carros, sempre mais intenso, encontrava na velha ponte um gargalo, que tornava o trânsito lento, principalmente nas horas de pico. Além disso, as passarelas para pedestres, nos dois lados da ponte, estavam muito desgastadas pelo tempo, significando até mesmo risco de morte para aqueles que insistiam em utilizá-las. Porém, tudo isso está ficando para trás: depois de concluir as duas novas pontes que irão integrar o Complexo Viário João XXIII (uma nas proximidades do Mercado Central Christo Raeff, e a outra em frente ao restaurante Companhia do Churrasco), a empreiteira responsável pela obra voltou seus esforços para refazer completamente a antiga ponte.

A ponte está sendo duplicada, passando dos antigos 8 metros de largura para quase 16. Além disso, ela está recebendo duas largas passarelas dos dois lados, cada uma com 2,5 metros de largura. Já foram batidas as estacas da ponte, e atualmente está sendo realizada a concretagem dos blocos, dando estrutura à via.

As obras do Complexo Viário João XXlll irão agilizar consideravelmente a mobilidade urbana em um ponto chave para o trânsito na cidade. Antes da pandemia, mais de 70 mil veículos passavam pelo local diariamente e, com a conclusão da obra, o tráfego vai ficar mais organizado, garantindo segurança para pedestres e condutores. ASCOM | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Divulgação