O Complexo Cultural Afro de Belmonte juntamente com a Ala Feminina da Filarmônica Lyra Popular promoveram oficinas culturais com atividades dedicadas a semana da Consciência negra em Belmonte.
O evento aconteceu na quadra da Maçonaria com as oficinas de turbantes, onde os participantes aprenderam as diferentes formas de amarração, mostrando toda a beleza e o charme desse acessório que é muito mais que um simples adereço da moda e, oficina de Bonecas Abayomi que são um símbolo de resistência.
As bonecas Abayomi eram criadas pelas mães africanas para os seus filhos durante as viagens a bordo dos tumbeiros, pequenas embarcações que transportavam os escravos. São consideradas amuletos de proteção.
As ações do evento foram coordenadas pela Professora Nifia e segundo ela tiveram como objetivo promover momentos de reflexão e aprendizado profundo sobre as lutas e direitos dos negros. “Promover estas ações são de extrema importância, para que a gente possa trazer a conscientização, reflexão das lutas e direitos e para que eles possam refletir também sobre a questão da igualdade social, racial e cultural em nossa cidade”, contou.
A direção do Complexo Cultural Afro de Belmonte agradece a todos que colaboraram para a realização do evento:
Da. Maria Rosa (Posto Rio Mar)
Portal do Guaiamun
Filarmônica Lyra Popular de Belmonte
Secretário de Esporte de Belmonte
Colega/amiga D. Beth
Vereador Paulinho de Papau
Esporte Clube América
Direção da Fundação Educacional Pedro Calmon