Apesar de muito simples, algumas pessoas com dificuldade em tecnologia podem sentir insegurança ao usar uma maquininha de cartão. Pensando nisso, neste artigo vamos explicar passo a passo como vender usando o equipamento.
O funcionamento é muito parecido em todo tipo de maquininha, a principal diferença é entre as máquinas com chip e sem chip, pois as últimas precisam estar conectadas a um celular para funcionar.
Maquininhas com chip
Entre as máquinas com chip podemos destacar os modelos simples, que possuem teclado físico e uma pequena tela monocromática. E os modelos avançados, conhecidos como Pro ou Smart, esses geralmente possuem tela maior e impressão de recibo.
Alguns modelos de Smart podem possuir teclado físico, outras apenas o teclado touchscreen, ou seja, digitam-se os dados na própria tela. Uma das principais máquinas desse modelo é a Point Smart do Mercado Pago.
Recentemente também estão sendo lançadas máquinas parecidas com celular, elas são realmente idênticas a um smartphone, mas possuem entrada para cartão. Apesar de possuírem tela touch assim como um modelo Smart, elas não imprimem recibo em papel.
Independente da máquina escolhida o procedimento da venda não foge muito do que listamos a seguir:
- O primeiro passo é saber se a máquina está ligada, caso negativo procure o botão de ligar ao redor da maquininha, parecido com o botão de um celular. Caso esteja descarregada é necessário colocar para carregar na tomada;
- Digite o valor da venda;
- Escolha a forma de pagamento: Débito, crédito à vista, ou parcelado. Em algumas máquinas também pode estar disponível a opção QR Code ou Crediário;
- Se for parcelamento, escolha o número de parcelas desejado pelo cliente;
- Peça para o cliente inserir ou aproximar o cartão (caso a máquina tenha a função NFC – pagamento por aproximação);
- Peça para o cliente digitar a senha (nas vendas por aproximação com valor baixo esse passo pode ser desnecessário);
- Com a venda aprovada você terá opção de enviar o recibo para o cliente. Nas máquinas com impressora é possível imprimir, enviar via SMS, ou e-mail. Pergunte ao cliente qual opção deseja, caso ele escolha SMS ou e-mail será necessário digitar os dados. Nas máquinas sem impressora, apenas a opção de SMS e e-mail estarão disponíveis.
- Caso a venda seja negada, é possível realizar o procedimento novamente ou pedir para o cliente trocar de cartão ou forma de pagamento. Os motivos da não aprovação da venda podem ser muitos, como falta de limite, erro de senha, entre outros; mas são raros.
Maquininhas sem chip – funciona junto com o aplicativo
As maquininhas sem chip são as mais baratas, é possível adquirir esse modelo por menos de R$ 100,00 em algumas empresas. A principal diferença é que por não possuir chip é necessário ajuda de uma smartphone para concretizar as vendas.
O primeiro passo é instalar o aplicativo do fornecedor no celular, basta digitar o nome da empresa da sua maquininha na Google Play ou Apple Store que você encontrará rapidamente. Por exemplo, SumUp, Mercado Pago, PagSeguro, entre outras.
O segundo passo é ligar a conexão Bluetooth do smartphone e procurar o sinal da maquininha, ao encontrar faça o pareamento para que máquina e celular fiquem conectados. Com tudo pronto você já pode partir para a venda:
- Digite o valor da venda no aplicativo;
- Em seguida selecione a forma de pagamento (crédito, débito, parcelado);
- Em caso de parcelamento escolha o número de parcelas;
- Insira o cartão do cliente na maquininha;
- Peça para o cliente digitar a senha na maquininha;
- Com a venda aprovada o aplicativo mostrará a opção de envio de recibo, que pode ser por SMS ou e-mail;
- Digite o número de telefone ou e-mail do cliente para que ele receba o comprovante;
- Caso a venda seja negada repita o processo ou verifique o motivo da recusa (falta de limite; erro na senha; etc).
Vale lembrar que todas as maquininhas vêm com manual de instrução incluso, portanto você terá todo o passo a passo bem explicado.
Outro detalhe é que no primeiro uso da maquineta pode ser necessário digitar um código de ativação, que é o número para liberar seu aparelho e confirmar para o fornecedor que o equipamento já está em suas mãos. O procedimento é simples e as informações são enviadas para seu e-mail logo após a compra ou chegada do equipamento em seu endereço.