Um dos maiores problemas enfrentados por grande parte das pessoas que se aventuram no mundo dos empreendimentos é a taxa de reembolso.
Ela é bastante comum de acontecer e tem como causa uma infinidade de fatores, seja pelo fato da compra ter sido feita de forma acidental, o produto está em duplicidade, a pessoa que adquiriu ele não ficou satisfeito com aquilo que chegou até a sua casa, suspeita de fraude com o cartão ou mesmo quando a compra não chegou no prazo estipulado. Tudo isso pode contribuir para o aumento na taxa de reembolso.
Com isso, muitos empreendedores buscam formas de reduzir a taxa de reembolso do seu e-commerce.
Isso porque quem trabalha com vendas on-line está mais suscetível a sofrer com essa taxa, tendo em vista que muitas pessoas compram o produto sem verificar se este é exatamente a opção que está em conformidade com aquilo que ela busca.
Assim, criamos um pequeno artigo que pode ajudar os empreendedores na hora de reduzir a chargeback do seu e-commerce. Nesse caso, se você também está sofrendo com essa taxa, recomendamos que continue lendo o texto abaixo para ficar por dentro das nossas dicas e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.
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Nunca prometa algo que não possa cumprir
O trabalho de quem vende é convencer os consumidores de que o produto é o melhor do mercado. Vários argumentos podem ser usados para isso, mas nunca prometa algo que o produto não possa entregar.
Saiba que em qualquer área em que você trabalhe, sua publicidade precisa ser consistente com sua entrega, tanto do ponto de vista subjetivo (o que os consumidores podem obter comprando seu produto) quanto do ponto de vista técnico (o que é o seu produto).
Por exemplo, basta navegar na internet e você encontrará vários produtos incríveis para perda de peso.
Portanto, o primeiro erro desse tipo de publicidade é a segmentação, afinal esses produtos não são adequados para todos.
Nesses casos, a melhor estratégia é reforçar os pontos positivos do produto que está sendo oferecido através de uma opinião de uma autoridade no assunto, de modo a convencer as pessoas de que os resultados a serem alcançados na compra do produto podem ser motivados por uma infinidade de fatores, inclusive pelo próprio comprometimento do comprador.
Invista no serviço de suporte ao cliente
Algumas pessoas costumam fazer a solicitação do cancelamento de uma compra por meio da empresa administradora do seu cartão de crédito.
No entanto, outras pessoas preferem entrar em contato com o site onde ele fez a compra para obter mais informações acerca do assunto.
Nesse caso, para que você consiga ajudar essas pessoas, é necessário deixar os canais de atendimento visíveis no seu site para que qualquer pessoa que entre nele consiga encontrar esses telefones.
A legislação do nosso país é bastante clara em relação às compras realizadas na internet. De acordo com o Código de defesa do consumidor, os clientes contam com até sete dias para se arrepender da sua conta e pedir o reembolso dos valores que foram pagos.
Sendo assim, caso este cliente venha enfrentar algum tipo de problema na hora de fechar negócio, você pode contar com este prazo para evitar que ele abandone a compra.
Ainda que o cliente opte por desistir da compra e pedir o estorno do valor pago, você pode também oferecer um espaço para que ele expresse suas reclamações de forma eficiente e simples. Desse modo, você pode evitar que este mesmo cliente venha a falar mal do seu negócio para outras empresas possíveis clientes. Além do mais, por meio desse suporte técnico, você pode ter um raio-X dos pontos que merecem um pouco mais de atenção nos seus produtos e na sua empresa.
Facilite o nome no pagamento
No momento em que as compras forem realizadas pela internet utilizando as plataformas de comércio eletrônico, essas compras possuem um nome, que geralmente é o da empresa em que este cliente comprou.
No entanto, você deve alterar este nome e deixá-lo de acordo com o seu negócio. Isso irá facilitar bastante para o cliente na hora que ele for verificar todos os gastos feitos no seu cartão de crédito, identificando que aquele produto se trata de uma opção oferecida pela sua empresa.
Ofereça as melhores opções de entrega
Grande parte da satisfação dos clientes está diretamente ligada à entrega deste produto, principalmente se for em compras feitas no comércio eletrônico ou na internet.
Isso significa dizer que quando um cliente realizar uma compra na sua plataforma, ele quer que este produto chegue em sua casa o mais rápido possível, especialmente cumprindo os prazos que foram determinados no seu site. Porém, se você conseguir entregar essa encomenda antes de esgotar este prazo, isso pode ser visto como grande diferencial. Logo, essa atitude fará com que a experiência do cliente melhore, bem como a sensação de que sua marca se preocupa em entregar o quanto antes.
Ofereça um sistema de rastreamento dos produtos
Outro. Responsável por fazer com que as vendas sejam canceladas é justamente pela falta de informação acerca do rastreamento do produto.
Para resolver esse problema e reduzir a taxa de reembolso do seu e-commerce, você pode adotar o sistema de gerenciamento de transporte, de modo a trazer mudanças na produtividade e qualidade do sistema de distribuição de produtos.
Além do mais, essa ação trará muito mais transparência para o seu negócio, de modo a fazer com que os clientes possam rastrear em tempo real a sua carga.
Atente-se a qualidade dos produtos
Por fim, a nossa última dica diz respeito à qualidade dos produtos que são ofertados. Isso porque muitas pessoas pedem reembolso após verificar que a qualidade dos produtos é baixa ou não condiz com aquilo que é prometido.
Sendo assim, você deve se atentar a qualidade dos seus produtos e deixar claro a todos os clientes sobre ela. Vou fazer isso, você reduz as chances de sofrer com o reembolso na hora de vender em sua plataforma da internet.