Acidentes

Como planejar uma casa moderna?

Mesmo que a arquitetura moderna tenha surgido no século XX, ela permanece muito presente na construção de qualquer casa nos dias atuais.

A arquitetura moderna está sempre em evolução para se adequar a todos os novos materiais e técnicas de construção de hoje em dia.

A ideia inicial da arquitetura moderna conta com um design que tenha um ponto focal. Usando poucas peças mas que tenham grande utilidade no espaço projetado.

Processo de criação de um lar moderno

As grandes diferenças das casas modernas que chamam atenção são a funcionalidade e a praticidade, por serem construídas com boa ventilação e abertura para luz natural.

Sem a grande necessidade de criar um projeto de ar condicionado residencial, por exemplo. 

Essas construções modernas exigem um processo de criação atual e bem elaborado, com muitos elementos a se considerar, são eles:

Espaços

O maior objetivo desse estilo de construção é fazer com que as casas sejam o mais funcional possível, que a construção favoreça a movimentação e o acesso entre os ambientes.

Frente da casa

O projeto arquitetonico fachada, também deve ser funcional e oferecer uma bela visão tanto para quem vê a casa do lado de fora quanto para quem está dentro de casa.

Esse tipo de frente aberta no Brasil e em alguns outros países não é uma opção, por questão de segurança, mas em outros países como os da Europa, é difícil ver a frente das casas fechadas com algo além de uma cerca muito baixa em volta.

No Brasil, apenas os condomínios residenciais adotam esse estilo de frente aberta, mas os bairros abertos não, por não ter um bom sistema de segurança nas ruas.

Texturas

As casas modernas aboliram o uso de desenhos e muitos enfeites nas paredes, no seu lugar, usam texturas diferentes que podem ser feitas tanto nas paredes internas quanto nas externas.

Pode ser usado vidro, aço, concreto ou madeira, que proporcionam uma visão estética diferente do normalmente visto nas áreas de casas comuns.

Fachadas

A fachada é o primeiro elemento que se vê em uma casa, o indicado em casas modernas são fachadas retas e sem adereços.

Normalmente, trabalha com design de formas geométricas básicas, compostas por linhas retas que combinam com a construção e seu espaço.

Além de que o uso de pedra brita para estacionamento, é bem comum no projeto de casas desse estilo. 

Adaptação nos ambientes

A adaptação tanto nos ambientes internos quanto nos ambientes externos deve ser feita para proporcionar aos moradores e visitantes belas áreas verdes e livres.

Essa adaptação deve realizar a perfeita junção de interação e contemplação da natureza e da construção.

Eclético

Para essas construções a decoração deve ser eclética fazendo a mistura de diferentes estilos, mas sempre prezando pela funcionalidade do espaço, e para isso é permitido o uso de alguns elementos.

Divisórias

Nos ambientes integrados sempre existem as divisões que no caso das casas modernas devem ser sempre discretas e criativas.

O uso de bares ou bancadas para dividir salas e cozinhas é o mais comum e é usado há anos. Mas, também é possível usar painéis, móveis ou plantas para isso

O uso de divisória de vidro com persiana embutida, também é uma boa opção para quem quer deixar o espaço separado mas ainda mantê-lo amplo.

Iluminação

Planejar espaços bem iluminados também é uma das questões obrigatórias na hora da criação do projeto de uma casa moderna.

Esse estilo arquitetônico preza pelo uso de grandes janelas de vidro para aproveitar ao máximo a luz natural, podendo ajudar na sustentabilidade e a ter uma boa ventilação.

Verticalidade

A Verticalidade é uma característica importante na construção de casas modernas, por ajudar em um dos seus principais objetivos, a funcionalidade, que ajuda a economizar espaços.

Podem ser usadas tanto prateleiras suspensas quanto camas mezaninos que ajudarão a aproveitar mais ainda o espaço dos ambientes.

Integração das áreas

A integração entre os espaços só pode ser feita graças às inovações técnicas que a construção civil desenvolveu nos últimos anos.

Esse tipo de espaço ajuda a melhorar o bem estar dos moradores com um espaço de convivência mais funcional, confortável e amplo. 

Vidros

O uso de grandes janelas de vidro como já mencionado, assim como portas em divisórias de vidro, é feito nesse tipo de construção.

Por que além de trazer uma grande luz natural aos ambientes, traz um ar mais moderno e amplia todas as áreas da casa.

Divisórias de vidro ou outros materiais eficientes podem ajudar a manter uma boa acústica em um estúdio para gravação, por exemplo. 

Processo de decoração

Aplicar o estilo moderno em todos os ambientes de uma casa moderna é algo que exige muita atenção e equilíbrio entre os móveis e as decorações.

Portanto, é preciso saber quais elementos vão combinar com a casa e como posicioná-los nos ambientes de forma otimizada e confortável, algumas dicas de decoração:

  1. Espelhos para decorar;
  2. Painéis para televisores;
  3. Quadros;
  4. Parede de tijolos;
  5. Mescla de móveis;
  6. Jardins verticais.

Explicando um pouco mais sobre como compor o uso desses elementos nos ambientes de uma casa moderna.

  1. Espelhos para decorar

Assim como o vidro, os espelhos ajudam a ampliar os espaços trazendo profundidade e mais iluminação. É possível usá-los em paredes inteiras ou pequenos espaços com molduras.

Em paredes é possível fazer móveis se refletirem dando a ilusão de alinhamento e continuidade do ambiente. Por outro ponto de vista os espelhos melhores criam efeitos originais.

As molduras podem trazer elegância ao ambiente e além disso pode-se aproveitar a iluminação com a junção das janelas e dos espelhos.

  1. Painéis para televisores

Adotar painéis de TV fixados na parede além de funcional deixa o ambiente elegante, é uma opção barata no mercado e até em lojas de móveis usados.

É importante o uso de madeiras duráveis e resistentes com cores marcantes que combinem com as do ambiente. E se o orçamento cobrir, colocar iluminação embutida dará um diferencial ao espaço.

Portanto, para complementar, coloque, por exemplo, tapete para sala peludo, sofás e puffs de texturas diferentes para criar um ambiente moderno e ao mesmo tempo elegante.

  1. Quadros

É uma boa forma de dar um ar moderno à decoração, eles podem ser colocados nos quartos, na sala e até mesmo no escritório.

Uma dica para criar quadros originais é usar algum programa de edição de imagens e imprimir, depois é só colocar uma bela moldura e o resultado fica ótimo.

  1. Parede de tijolos

Não que seja uma regra, mas as paredes de tijolos em casas modernas é uma tendência que tem sido muito usada nos últimos tempos.

Ela traz um ar moderno e um visual aconchegante além de oferecer várias possibilidades por poder ser em branco ou qualquer outra cor, retas ou desniveladas, seu grande diferencial é trazer o estilo rústico ao ambiente.

  1. Mescla de móveis

Mesmo as pessoas achando incomum o uso de móveis antigos, essa é uma tendência que veio ganhando muita força nos últimos anos, o estilo é chamado de vintage.

A mescla de móveis antigos e novos traz um ar moderno e retrô ao mesmo tempo. O visual fica diferente e mostra mais da personalidade de quem mora na casa.

Sendo assim, uma dica é o reaproveitamento de móveis dos pais ou avós pode ajudar com isso, é só fazer uma bela reforma e limpeza de cadeiras estofadas antigas entre outros móveis.

  1. Jardins verticais

Junto à decoração moderna, os jardins verticais dão elegância ao ambiente, e assim como os espelhos podem se estender por toda parede ou por um espaço menor do cômodo.

Benefícios de uma casa moderna

Nos dias atuais, assim como em todas as épocas, o que as pessoas mais prezam é ter um espaço bonito e aconchegante para receber os amigos e passar tempo com a família.

O conforto que esses espaços trazem se dão pelo belo design usado, que tornam o ambiente mais acolhedor e perfeito para a criação de boas memórias 

E além disso, uma casa moderna ajuda a ter uma vida muito mais prática em vários aspectos, tanto na área pessoal quanto na profissional, para quem trabalha em home office.

Os móveis multifuncionais fazem da casa moderna extremamente prática e útil para as necessidades que as pessoas podem ter. 

Por exemplo, uma grande cuba esculpida com rampa no banheiro é super útil tanto como pia quanto como espaço para deixar os produtos de cuidados diários.

Considerações finais

Portanto, com a aplicação de ideias práticas e atuais é possível montar uma casa moderna, confortável e perfeita para cada tipo de necessidade.

Sendo assim, faz com que cada um desses ambientes seja único, funcional e tenha a sua cara.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Acidentes

Caçamba tomba na BR-101 e interdita trecho entre Itabela e Eunápolis por mais de 4 horas

Share on Facebook Share …
Read more
Acidentes

Não seja enganado: conheça os sinais de um falso traficante de maconha

Share on Facebook Share …
Read more
Acidentes

Ônibus que transporta trabalhadores para usina pega fogo em Barrolândia

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: