O CDP é uma plataforma essencial para o sucesso de uma empresa, tanto no setor de vendas como em marketing, porém, muitos ainda não sabem qual a melhor maneira de avaliar os resultados, medir e entender o sucesso desta ferramenta. De fato, há alguns desafios associados a compreender a melhor maneira de mensurar o sucesso de estratégias de dados.
Embora seja uma atividade que pareça complexa, é importante que uma empresa se especialize e busque compreender como se mede o CDP. Desta forma é possível otimizar ainda mais suas estratégias, corrigir erros, diminuir desperdícios e obter mais lucro nos seus setores.
Por que é importante medir o impacto do CDP?
Quando o CDP é aplicado em uma empresa, seus resultados devem ser medidos e analisados. Caso contrário, seus frutos serão ignorados a longo prazo, afinal, sem este esforço a empresa não sabe exatamente quais foram os benefícios dessa ferramenta e fica de mãos atadas para usá-la melhor.
Sem mensurar os resultados, é difícil compreender qual a melhor maneira de aplicar a plataforma e que mudanças a ferramenta trouxe nas vendas e marketing. Como consequência, a falta de perspectiva é prejudicial para a companhia como um todo.
Definindo as métricas certas para avaliar o sucesso do CDP
Uma das formas mais eficazes de medir o CDP é estabelecer métricas que servirão de medida para entender quais são os melhores resultados. Para definir essas métricas, é importante não apenas conhecer elas, como saber quais são as que mais se aplicam à sua empresa.
Diferentes negócios dependem de diferentes métricas, ou seja, nem todo serviço ou produto pode ser avaliado sob as mesmas circunstâncias. E, embora existam métricas generalizadas e que podem ser aplicadas a diferentes empresas, ainda é necessário passar um pente fino e descobrir qual a melhor para seu negócio.
Exemplos de métricas de marketing, vendas e atendimento ao cliente impactadas pelo CDP
Podemos sugerir algumas métricas de marketing, vendas e até atendimento que podem ser aplicadas a praticamente qualquer empresa, e servem bem para definir o sucesso do CDP. Dentre as principais métricas, podemos citar:
- Tempo de venda: quanto demora uma negociação;
- Lifetime Value: por quanto tempo um cliente rende à sua empresa;
- Churn: taxa de cancelamento;
- ROI do marketing;
- Conversão de abordagens e campanhas;
- Tempo médio de resposta do SAC;
- Taxa de satisfação do cliente;
- Desempenho dos canais de atendimento.
Métricas de atendimento, vendas e marketing como essas que sugerimos acima são ótimas para entender o sucesso das plataformas de dados. E, para garantir que todas sejam devidamente analisadas, você pode contar com a CDP Adobe!
Ferramentas e métodos para coletar e analisar dados de impacto do CDP
Coletar algumas informações e dados para analisar o impacto do CDP é fácil, aliás, a própria plataforma já consegue realizar algumas dessas atividades. No entanto, é recomendado utilizar outros softwares e ter uma rotina de coleta de dados, de forma que sua empresa se torne muito mais consciente dos seus próprios esforços.
Há ainda outras possibilidades, desde as tradicionais planilhas até mesmo softwares de vendas, CRM e até sistemas internos de avaliação. A utilidade das extensões também pode variar conforme o tipo de serviço ou produto comercializado por sua empresa.
Calculando o retorno do investimento (ROI) do CDP
Calcular o ROI é importante para a sua rotina, e muito mais simples do que empresas imaginam. Basta analisar qual a quantidade de receita gerada, subtrair os custos e então dividir pelo investimento – tudo isso resumido na seguinte fórmula:
ROI = Receita – custos / Investimentos
Ainda há a possibilidade de calcular a porcentagem do ROI. Para isso, basta multiplicar o resultado por 100. Como exemplo, digamos que uma empresa gastou 2 mil em CDP e marketing, o resultado desse investimento foi 9 mil em vendas. Nesse caso, o ROI desta operação será 3,5 ou 350%.
Atribuindo o impacto do CDP a iniciativas específicas de marketing
No entanto, é preciso analisar bem a qual iniciativa de marketing pertencem os resultados obtidos. Como o CDP Adobe e as demais plataformas podem ser aplicados a diversos empreendimentos e seus resultados são ainda mais variados, é fundamental entender a qual iniciativa se refere.
Para ter um controle maior sobre esta realidade, basta iniciar uma abordagem de cada vez, e sempre documentar muito bem as iniciativas da empresa. Desta forma é possível entender os resultados do CDP e ver quais estão dando certo ou não.
Comunicando o valor do CDP para stakeholders e tomadores de decisão
Após medir os impactos do CDP, é necessário utilizar essas informações e levá-las até os tomadores de decisão e stakeholders, os investidores e principais líderes da empresa. Desta forma, o esforço e resultado de cada equipe é reconhecido além do atual estado da empresa.
Essas informações são extremamente importantes a longo prazo, e permitem definir os próximos passos de um negócio. Tão importante quanto calcular os resultados das métricas é utilizar essas informações e beneficiar a própria empresa.
Para aprender mais sobre CDP e compreender como funciona a plataforma, acesse o site Tudo Sobre CDP e domine o assunto. Em nosso site, você encontra a assessoria necessária para saber desmistificar a ferramenta e entender de uma vez por todas como funcionam essas plataformas.