Prepare-se

Como desativar o pagamento por aproximação do cartão

Cartões de crédito

O pagamento por aproximação é bastante útil, sendo um tecnologia diferencial na hora de escolher um bom cartão de crédito ou débito.

Pagar sem ter que inserir o cartão na maquininha e sem ter que digitar a senha ajuda a fazer compras de forma simplificada, economizando nosso tempo.

Apesar de ser mais comum que as pessoas utilizem o pagamento por aproximação nos cartões, há outras maneiras em que isso é possível, tal como celular e pulseiras digitais.

Mas, você pode estar se perguntando neste exato momento: se o pagamento por aproximação oferece tantas vantagens, por que devo desativar?

Acontece que muitas pessoas ainda não conseguiram se adaptar e possuem receio de realizar compras não desejadas por falta de atenção ou sofrer com golpes.

Apesar de que é necessário que os dispositivos tenham que manter uma distância de pelo menos 3 centímetros para poder evitar fraudes, muitos criminosos ainda conseguem burlar esse sistema de segurança facilmente.

Inclusive, não são apenas casos isolados em que vítimas aparecem relatando que criminosos utilizaram a tecnologia do pagamento por aproximação para passar em suas máquinas.

Principalmente em meios de transporte público, onde golpistas entram com maquininhas em ônibus e metrô, aproxima a maquininha perto do bolso da vítima e a transferência é realizada em segundos sem que nada seja percebido.

Como desativar o pagamento por aproximação do meu cartão?

Os bancos e contas digitais adotam formas diferentes de desativar o pagamento por aproximação dos seus cartões de crédito e débito.

Inclusive, algumas delas nem tem como desabilitar essa função pelo aplicativo ou pelo internet banking, a exemplo do Banco Santander, onde é necessário entrar em contato com a equipe de suporte.

Felizmente, a maioria das alternativas possuem a configuração de desativar e ativar novamente o pagamento por aproximação do cartão em qualquer momento.

Pelo Internet Banking

O Internet Banking, de forma simplificada, é nada mais que o site em que seu banco disponibiliza o seu acesso à informações referentes à sua conta, onde é possível conferir extratos, alterar serviços e fazer transferências bancárias, bem como pagar contas de água e luz.

Confira logo a seguir o passo a passo geral de como conseguir bloquear a função de pagamento por aproximação do seu cartão pelo Internet Banking:

  1. Vá até o site oficial disponibilizado pelo seu banco;
  2. Forneça seus dados cadastrais e faça o login na plataforma;
  3. Procure pela seção de “cartões” e prossiga;
  4. Na página dos seus cartões busque pela configuração da função “compras por aproximação”, “NFC” ou “contactless”;
  5. Desative essa função e pronto, seus problemas acabaram.

No entanto, grande parte das pessoas não costumam utilizar o Internet Banking. Além disso, alguns bancos e contas digitais não disponibilizam esse serviço.

Para isso temos também a opção de desativar o pagamento por aproximação dos nossos cartões através dos aplicativos móveis para celulares smartphones. Geralmente, esses apps são feitos para sistemas operacionais Android e iOS.

Pelo aplicativo

A grande maioria dos bancos tradicionais e digitais atuais permitem a criação de contas por meio de aplicativos móveis. Basta procurar na loja de aplicativo do seu celular, instalar, abrir, informar os dados e abrir uma conta gratuitamente.

Então é muito provável que você já tenha um desses aplicativos instalado no seu aparelho, o que corresponde ao banco onde sua conta está criada.

Partindo do ponto em que você já tem uma conta e está logado nela no seu aplicativo do banco, criamos um tutorial completo de como desativar o pagamento por aproximação do seu cartão pelo aplicativo. Confira logo abaixo:

  1. Abra o aplicativo do seu banco ou conta digital;
  2. Vá até a aba de “configurações”;
  3. Encontre a opção de configurações do cartão desejado, seja ele de crédito, débito ou múltiplo;
  4. Nessa seção busque por algo relacionado a “pagamentos por aproximação”, “tecnologia contactless” ou “NFC”;
  5. Clique em “Desativar”, “Desabilitar” ou até mesmo “Cancelar”.

Pronto, se tudo ocorreu certo, suas próximas compras não poderão mais ser feitas através da aproximação do seu cartão nas maquininhas. Agora é preciso inserir e digitar a senha sempre que for fazer pagamentos.

Como ativar novamente a função de pagar por aproximação do meu cartão?

Se você se arrependeu de ter desativado o pagamento por aproximação do seu cartão e agora deseja aproveitar de toda a praticidade dessa tecnologia inovadora, saiba que o processo é bastante parecido.

Basta procurar as seções que localizamos antes. No entanto, em vez de clicar em desativar, agora é ativar. O efeito reflete de forma instantânea, não é preciso esperar um prazo para que a nova configuração venha a ser validada.

Reforçando o que já foi dito anteriormente, nem todos os bancos ou contas digitais oferecem aos seus clientes a oportunidade de desativar e ativar novamente o pagamento por aproximação dos seus cartões no momento que quiserem.

Sendo assim, se você é uma pessoa que gosta de fazer alterações e considera as configurações dessas funções é importante, é necessário pesquisar sobre essas informações antes de solicitar um cartão.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Prepare-se

Segurança Digital: Como Proteger sua Loja Online e Garantir a Satisfação do Cliente

Share on Facebook Share …
Read more
Prepare-se

Acupuntura para Joelho Inflamado: Avaliação da Efetividade

Share on Facebook Share …
Read more
Prepare-se

Sem Fronteiras: Como Garantir Comunicação Contínua em Suas Aventuras pelo Mundo

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: