Diversas

Como conservar e limpar joias e semijoias

Os cuidados com joias e semijoias fazem toda a diferença para mantê-las conservadas e com as características de quando foram compradas. Possuir acessórios exclusivos e valiosos é o sonho de muitas pessoas, e cultivar hábitos com limpeza, armazenamento e contato com certos produtos é de extrema importância.

As peças folheadas ou banhadas com metais preciosos, como ouro, prata ou ródio, requerem cuidados extras para que a sua durabilidade seja elevada. Joias e semijoias, quando bem conservadas, podem durar anos sem perder o brilho.

Vale ressaltar que as semijoias são peças intermediárias entre joias e bijuterias, que precisam de cuidados especiais. Apesar de serem mais resistentes do que as bijuterias, elas apresentam certa sensibilidade e não são indicadas para uso contínuo, como anéis de casamento, por exemplo.

No caso das joias, mesmo sendo feitas totalmente com materiais de alta qualidade, como ouro, prata, bronze, pérolas e pedras preciosas naturais, cuidados extras também são importantes para manter a beleza e o design original dos adornos.

Recomendações básicas

Para preservar a qualidade de joias e semijoias, o primeiro passo é separar um local limpo e seco para guardá-las. Isso vai garantir que as peças fiquem longe de poeira, do sol, da umidade, da exposição exagerada à luz e do contato com materiais tingidos e perfurantes.

Fazer uma divisão por tipo, modelo ou tamanho é uma opção para evitar que os acessórios fiquem em atrito e misturados uns aos outros, o que pode danificá-los. No caso de peças muito delicadas, vale apostar ainda em saquinhos de tecido ou na embalagem original.

É importante, ainda, evitar dormir com joias e semijoias ou fazer exercícios com elas. Isso porque os movimentos gerados durante essas atividades podem amassar ou danificar as peças.

Atenção aos detalhes de cada peça

Não é recomendada a aplicação de químicos, como acetona, álcool ou outro produto para limpar os acessórios, pois eles podem reduzir o brilho. O  uso  de cosméticos, como perfumes e cremes, deve ser feito com cuidado. Uma dica é não borrifar o perfume, por exemplo, diretamente na peça, mas sim aplicá-lo na pele antes de colocar a semijoia.

Para limpar joias como anéis de prata, pulseiras de ouro ou outras, o indicado é utilizar água morna, sabão neutro e escova macia. Em seguida, é preciso enxaguar e secar as peças com uma flanela.

No caso de joias com diamantes, elas devem ser limpas com a ajuda de uma flanela úmida, sem o uso de produto químico. Além disso, precisam ser guardadas em lugar com superfície macia e acolchoada.

Joias com pérolas e gemas coloridas não devem entrar em contato com água. Elas também não podem ficar em contato com produto químico ou cosmético. A limpeza pode ser feita com flanela macia e úmida, mas sem a utilização de escovas ou outras ferramentas de limpeza. O armazenamento, assim como as de diamante, deve ser feito em local acolchoado e separado, para evitar o contato com outros objetos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Diversas

6 dicas para cuidar das plantas no inverno

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

4 benefícios surpreendentes dos espaços de coworking

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

Mercado da Estética: Quais são as principais dificuldades

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: