BK2

Comemoração a Nossa Senhora da Cabeça em Barrolândia chega na sua 9ª noite de novena

Barrolândia está em festa desde os primeiros dias de Agosto, em comemoração a festa de Nossa Senhora da Cabeça, padroeira do distrito. A festa que é a maior tradição católica de Barrolândia, conta com a presença de fiéis que vem prestigiando todas as noites da novena, em número restrito devido os decretos estadual e municipal por causa da Covid19.


No novenário desta noite de quarta-feira, dia 11 de Agosto representantes do poder executivo municipal de Belmonte marcaram presença, como o Prefeito Bebeto Gama acompanhado pela primeira dama e Secretária de Finanças Eunice Gama, do vice-prefeito Flavielle de Sá e uma comitiva formada por Secretários Municipais, Vereadores, servidores municipais e correligionários.


A celebração da missa foi feita pelo Frei João da igreja São Francisco do Pequi de Eunápolis que fez uma preleção belíssima das palavras bíblicas numa reflexão sobre Maria.
“Maria foi criatura escolhida para tornar possível a encarnação do filho de Deus, com o seu consentimento, com o seu sim foi também a causa da recapitulação de tudo que o cristo ia realizar por meio da redenção de certa forma sobre toda a criação, pois é a importância de Nossa Senhora” disse o Frei João.


A noite ainda contou com uma bela queima de fogos e apresentação da Filarmônica 15 de Setembro, que abrilhantou o final da noite tocando os inesquecíveis dobrados e músicas da MPB.


“Quero aqui agradecer a maneira gentil e calorosa que o povo barrolandense nos recebe. Nosso principal objetivo é continuar honrando com o compromisso de trazer melhorias pra esse distrito. A nossa administração faz questão de apoiar as iniciativas religiosas que são promovidas no município, afinal a festa da padroeira de Barrolândia faz parte da cultura e tradição do nosso povo, uma tradição que é passado de geração em geração e que enche nosso coração de fé e renova nossa esperança”, disse o Prefeito Bebeto Gama.


Nossa Senhora da Cabeça, uma devoção mariana, de origem espanhola, teve início na Andaluzia, mais precisamente na Serra Morena, onde se encontra o Pico da Cabeça. Em Barrolândia, a Igreja foi construída em 1984 na Praça Principal. Foi pintada nas cores branca e azul e, ao longo dos anos, se transformou em cartão postal do distrito. Há trinta anos com a saga da madeira em Barrolândia, vieram muitos desbravadores e entre eles estavam os austríacos muito devotos da Santa. Então, junto com o Sr. Amelio Tedesco e família, a comunidade local fundou a igreja e colocaram como Padroeira Nossa Senhora da Cabeça. Esse fato aconteceu no dia 29 de julho de 1984, e o dia 12 de agosto foi escolhido como o dia da Padroeira de Barrolândia.

Sair da versão mobile