Recém-campeão da Libertadores com o Fluminense, no último sábado, o técnico Fernando Diniz fez a sua terceira convocação como técnico da Seleção Brasileira nesta segunda-feira (6). A lista traz como uma das novidades o garoto Endrick, de 17 anos, do Palmeiras. João Pedro, do Brighton, Paulinho, do Atlético Mineiro e Pepê, do Porto, são os outros estreantes.
A convocação é para os jogos contra Colômbia, no dia 16, e Argentina, no dia 21 de novembro, no Maracanã, válidos pela 5ª e 6ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Lesionados, Casemiro, capitão da equipe com Diniz, e Neymar não foram chamados. Outra falta notável é o meio-campista Lucas Paquetá, do West Ham, ainda investigado pela Federação Inglesa por envolvimento em apostas.
Confira a lista completa:
GOLEIROS: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Botafogo);
LATERAIS: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha);
ZAGUEIROS: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG);
MEIO-CAMPISTAS: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid);
ATACANTES: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vinicius Junior (Real Madrid).
Em entrevista coletiva, o técnico Fernando Diniz falou sobre convocação de Endrick e as novidades da lista. Segundo o técnico, Endrick “é um jogador que tem potencial para ser um daqueles grandes talentos”.
“No caso do Endrick, especificamente, é um jogador que tem potencial para ser um daqueles grandes talentos. A gente não sabe se vai se confirmar ou não. A convocação não é pressão, é um prêmio, e também uma visão de futuro do que ele pode ser. Um menino nascido em 2006 conseguir produzir o que ele produz há muito tempo me chama muito a atenção, e nesse momento específico da convocação ele vive seu melhor momento jogando contra as grandes equipes aqui do Brasil e conseguindo se sobressair. Então, a convocação do Endrick e de mais alguns aponta um pouco do que pode ser o futuro. Esse apontamento não quer dizer que é uma confirmação, a confirmação só vai vir com o tempo e depende de vários fatores para que haja essa consolidação desses nomes para a frente”, explicou Fernando Diniz.
O treinador também comentou o fato da lista ter apenas três laterais de ofício: Emerson Royal, Carlos Augusto e Renan Lodi. Vale ressaltar que Diniz chamou oito atacantes, colocando Rodrygo na lista de meio-campistas e Pepê, jogador que já atuou como lateral-direito, dentro da lista de atacantes.
“Dos laterais que a gente achou que deviam ser convocados nesse momento, são esses três. E a gente tem outras formas de atuar e de montar o time taticamente em que alguém possa ocupar aquele lado direito. Então, a coerência foi daquilo que eu acho que pode ter mais sucesso para esses dois desafios que a gente tem”, comentou o técnico da Seleção Brasileira.
OS ESTREANTES
Os atacantes Endrick, João Pedro, Paulinho e o ponta/lateral-direito Pepê estão convocados para a Seleção Brasileira pela primeira vez. Todos já atuaram por seleções de base e a equipe pré-olímpica do Brasil, mas nunca foram chamados para o time principal do Brasil.
Com 17 anos e três meses, Endrick é o jogador mais jovem convocado para a Seleção desde Ronaldo, em 1994. Profissional desde 2022 e já vendido para o Real Madrid por cerca de 72 milhões de euros, o jovem tem 25 jogos e oito gols marcados na Série A do Brasileirão. Endrick também fez cinco jogos pela Libertadores nesta temporada, anotando um gol.
Recentemente, o garoto foi o grande nome da virada do Palmeiras diante do Botafogo, por 4 a 3, no Rio de Janeiro, pela 31ª rodada, marcando dois golaços.
Revelado pelo Fluminense em 2019, João Pedro, de 22 anos, chegou ao Brighton, da Inglaterra, em junho de 2023 após se destacar com a camisa do Watford, também da Inglaterra, onde chegou do Flu em 2019 e fez quatro temporadas, marcando 24 gols e nove assistências neste período.
Para contar com os serviços de João Pedro, que pode atuar como centroavante e segundo atacante, o Brighton desembolsou cerca de 32 milhões de euros na última janela de transferências. Nesta temporada, o jogador tem seis gols e uma assistência em 15 jogos de Campeonato Inglês, Liga Europa e Copa da Liga Inglesa.
Cria do Vasco da Gama, o atacante Paulinho, do Atlético Mineiro, é um dos destaques do Campeonato Brasileiro de 2023. Até o momento, Paulinho divide a artilharia da competição com Tiquinho Soares, ambos com 16 gols marcados. Atualmente com 23 anos, o jogador subiu para o profissional do Vasco em 2017 e no ano seguinte já estava no Bayer Leverkusen. Ele realizou 52 jogos pelo clube alemão até chegar, inicialmente, por empréstimo do Bayer Leverkusen para o Atlético Mineiro no começo deste ano.
Além dos 16 gols marcados, Paulinho soma, no total 27 gols, na temporada, sendo sete deles na Libertadores da América, vice-artilheiro do certame atrás apenas de Germán Cano, do Fluminense, que fez 13. Em junho, com o fim do vínculo de Paulinho com o Bayer Leverkusen, o Galo contratou Paulinho definitivamente até 2026.
Com 26 anos, Eduardo Gabriel, vulgo Pepê, atualmente no Porto, é o mais velho (e mais versátil) dos estreantes promovidos por Fernando Diniz na convocação desta segunda-feira.
O jogador começou na base do Foz do Iguaçu, do Paraná, e se profissionalizou pelo clube em 2015. Após um rápido empréstimo de Pepê para o Coritiba, o Grêmio assinou com o atleta em 2016. Após 144 jogos como profissional do clube gaúcho, Pepê foi vendido para o Porto no começo da temporada europeia de 2021/2022. Com a camisa do time português, o jogador atuou diversas vezes como ponta-direita e lateral-direito, virando uma das referências da equipe. No Porto, Pepê já tem 104 jogos, com 11 gols e 17 assistências, e o título do Campeonato Português de 2022 como seu maior título com o clube.