Podemos considerar a bomba hidráulica como o coração de qualquer sistema hidráulico.
Ela é utilizada para elevar, transportar e comprimir fluidos por meio da aplicação de energia mecânica, sendo que elas têm um papel de suma importância em muitas indústrias como a de mineração, química, automotiva, etc.
Ou seja, uma bomba hidráulica desempenha um papel importante na conversão da energia mecânica em energia hidráulica. Além disso, é possível encontrar diferentes tipos de bombas no mercado.
Elas podem variar em relação ao tamanho, forma e método de operação.
Classificações
Uma bomba pode ser operada manualmente ou mecanicamente.
Hidrodinâmica (deslocamento não positivo) e hidrostática (deslocamento positivo) são as duas classificações da bomba hidráulica.
Aplicação
As bombas hidráulicas são usadas para aplicações de alto volume de baixa pressão.
Essas bombas forçarão o fluido de baixa pressão a fluir em uma velocidade mais alta e resultarão no fluxo de fluido de alto volume em tempo mínimo.
Funcionamento
A bomba hidráulica transportará óleo ou qualquer outro fluido do reservatório/ tanque para outras partes do sistema.
O funcionamento da bomba hidráulica é baseado no princípio do deslocamento: qualquer objeto, total ou parcialmente imerso em um fluido, é impulsionado por uma força igual ao peso do fluido deslocado pelo objeto.
Tanto a entrada quanto a saída da bomba hidráulica contêm diferentes válvulas de retenção.
A válvula de retenção localizada na entrada irá empurrar o fluido do tanque/reservatório para a bomba e aquela localizada na saída irá bombear o fluido para outras partes do sistema.
Um vácuo é criado dentro do cilindro quando o pistão é puxado.
O vácuo criado fechará a válvula de retenção de saída e abrirá a válvula de retenção de entrada.
Em seguida, o fluido do tanque ou reservatório entra na bomba e enche parcialmente o cilindro.
Quando o pistão é empurrado, as moléculas de fluido se aproximam e a válvula de retenção de entrada fecha.
Isso abrirá a válvula de retenção de saída e o fluido fluirá por ela.
Inserir esta imagem aqui: https://www.pexels.com/pt-br/foto/industria-poluicao-atmosferica-smog-tecnologia-3855962/
Construção de bombas hidráulicas
As bombas hidráulicas são usadas para energizar os fluidos para fluir de um potencial inferior para o superior.
Além disso, elas possuem vários componentes mecânicos móveis que recebem energia de qualquer outra fonte (principalmente elétrica).
A maioria das bombas hidráulicas possui peças giratórias que operam com fonte elétrica, sendo os componentes básicos:
Carcaça da bomba
Esta é a parte externa da bomba hidráulica para proteger os componentes internos. Bombas menores usam alumínio como material de construção e outras usam ferro fundido.
Lâminas do impulsor
As lâminas do impulsor irão girar dentro do corpo da bomba. A rotação das lâminas do impulsor irá girar os fluidos circundantes e, portanto, o fluxo de fluido em um potencial mais alto.
Além disso, eles desempenham um papel importante na lubrificação e resfriamento do sistema.
Eixo da bomba
O eixo da bomba é usado para montar o impulsor. Aço ou aço inoxidável são usados para construir o eixo e o tamanho dependerá do impulsor.
Vedações
A maioria das bombas falha devido a danos nos conjuntos de rolamentos.
As vedações eliminarão o risco de falha em maior medida, protegendo os conjuntos de rolamentos de contaminantes e refrigerantes.
Motores e bombas hidráulicas
Cilindros, bombas hidráulicas e motores são as partes principais de um sistema de acionamento hidráulico.
O design da bomba hidráulica e do motor são semelhantes, mas desempenham funções opostas.
Uma bomba hidráulica converte energia mecânica em energia hidráulica, enquanto um motor hidráulico converte essa pressão hidráulica em torque ou rotação.
Algumas bombas hidráulicas com volumes de deslocamento fixo podem ser usadas como motores hidráulicos devido ao seu design semelhante.
E os motores hidráulicos são utilizados em guinchos, acionamentos de guindastes, guindastes automotivos, escavadeiras, misturadores e agitadores, etc.
Cuidados importantes
Uma bomba hidráulica é um componente essencial do sistema hidráulico e qualquer pequeno defeito afeta inversamente a precisão e exatidão de todo o sistema.
Por exemplo, ela pode começar a fazer muito barulho, pode ficar lenta e ineficiente ou até mesmo pode ficar superaquecida.
Por isso, para reduzir o desgaste e fornecer o máximo desempenho, os materiais de fabricação precisam ser selecionados de acordo com a temperatura e pressão que o sistema hidráulico encontrará.
Ligas e polímeros de titânio são usados em sistemas hidráulicos de alta pressão, enquanto outros materiais de fabricação incluem plásticos, borrachas sintéticas, etc.
Portanto, sempre faça uma avaliação completa de suas necessidades antes de comprar uma bomba e caso haja problemas, não deixe de procurar profissionais qualificados para que possam solucioná-los.