Diversas

Benefícios de uma boa gestão empresarial

A gestão empresarial é ponto estratégico para entender como as organizações funcionam. Os novos desafios de um mundo conectado impulsionam lideranças a otimizar o controle de equipes, projetos, tecnologias e jornadas de trabalho.

O bom gestor é dotado de capacidade analítica, habilidades comunicativas, experiência de mercado e soft skills relacionadas ao aprendizado eficaz, à identificação de necessidades e ao poder de extrair aquilo que há de melhor em seus liderados.

Este artigo vai apresentar uma série de benefícios que uma boa gestão pode proporcionar às empresas, abordando onde a administração toca e como mudanças positivas se comportam em um cenário competitivo, em constante transformação.

Por que sua gestão precisa de mudanças?

O ambiente corporativo é capaz de esboçar sinais que indicam problemas na administração. A depender de qual é a raiz dos defeitos, os sintomas podem se manifestar no atendimento, na satisfação do cliente, na logística ou nas contratações.

A empresa é um organismo com partes interconectadas, com funções que se complementam. Um erro na produção pode reverberar por todos os segmentos do negócio, manifestando-se de maneira mais intensa, conforme se aproxima da causa.

Em Administração, os fatores que definem a qualidade do comportamento de uma empresa são a eficiência, a eficácia e a efetividade. Enquanto a eficiência lida com a qualidade do processo, a eficácia se refere à qualidade dos resultados.

A efetividade, por sua vez, acontece quando há uma convergência entre esses dois pontos, sendo este estágio o objetivo de todos os empreendimentos. A procura por um sistema de segurança digital, por exemplo, busca otimizar o alcance de determinado objetivo.

Problemas de eficiência acontecem quando a empresa não consegue aplicar tarefas, metodologias e estratégias de ação na prática, falhando já no caminho. Ser incapaz de praticar aquilo que se planeja afeta a satisfação de outro critério: a eficácia. 

Um processo é eficaz quando gera os resultados esperados, nas especificações previamente estabelecidas no planejamento estratégico. Na fabricação de um produto, a eficácia é a garantia de que a mercadoria final estará perfeita.

Conquistar a efetividade nos processos internos de uma organização é de extrema importância para garantir a viabilidade da empresa no longo prazo. Uma boa gestão interna é capaz de conceder vantagens em:

Competitividade 

A competitividade é a capacidade de destacar-se diante da concorrência, construindo preferência de consumo no público-alvo. Os fatores que constroem este favoritismo são a qualidade percebida do produto ou serviço, e o valor agregado da marca.

A qualidade do recurso econômico oferecido depende diretamente da qualidade dos processos internos, uma relação que pode ser facilmente estabelecida pela intuição. O valor agregado também depende do mesmo fator e deve ser explicado mais detalhadamente.

Valor agregado é todo benefício, percebido pelo consumidor intrínseco à marca, mas não às especificações do produto. Assim, o valor agregado de uma caneta personalizada para empresa pode ser o reforço visual da firma.

É válido notar que, enquanto a competitividade baseada no produto é objetiva, voltada para as funcionalidades deste, a competitividade baseada em valor agregado é subjetiva, voltada para a satisfação de demandas advindas das relações interpessoais.

Retenção de clientes

Ao melhorar seu potencial de competir com empreendimentos do mesmo ramo, a empresa observa uma maior retenção de consumidores, isto é, a transformação de um cliente em embaixador da marca, estendendo o relacionamento para além da venda.

Aumentar o potencial de retenção do cliente, algo garantido por uma boa gestão empresarial, injeta estabilidade financeira na empresa, visto que passa a contar com um grupo de consumidores frequentes e uma rede de recomendação orgânica.

Escalabilidade

Escalabilidade é a habilidade de expandir a produção ou vendas de uma empresa, sem com isto aumentar seus custos, ou seja, gerar mais recursos financeiros com a mesma infraestrutura. Portanto, a escalabilidade é uma técnica de gestão.

A aquisição de um robô auxiliar para logística é um exemplo de escalabilidade, sendo esta uma tecnologia que visa aumentar a capacidade produtiva e reduzir custos ligados ao capital humano e equipamentos acessórios.

Aspectos melhorados por uma gestão adequada

Uma boa gestão empresarial é capaz de afetar vários setores de uma organização, com impacto sobre toda a cadeia produtiva. Considerando que a geração de recursos econômicos envolve muitas especialidades, uma boa gestão gera benefícios em:

1 – Produtividade

A produtividade é um dos maiores indicativos da geração de riqueza em um mercado. Com efeitos significativos na economia de nações inteiras, o cálculo de produtividade faz uma relação entre a quantidade de bens fabricados e os recursos gastos em cada produção.

Esses recursos podem ser tangíveis, como matéria-prima na fabricação de uma agenda personalizada com nome, ou podem ser intangíveis, como o tempo de produção e as qualificações do capital humano.

Cada gestor observa a dinâmica de custos com a precisão de uma lupa, pois em contrapartida ao economista, o administrador se encarrega de uma fração da força produtiva, analisando como esta se organiza e se comporta.

2 – Comunicação

A comunicação é uma face da gestão de capital humano, também chamada de gestão de pessoas. Através desta ferramenta, o gestor trabalha os recursos intangíveis que afetam a produtividade, como as habilidades do profissional contratado.

A comunicação está presente na criação de equipes, na implementação de planos de ações, no controle de processos internos, no atendimento e no compartilhamento de informações dentro do ambiente organizacional.

3 – Processos

Os processos são todo percurso com entradas e saídas, onde as entradas representam um investimento de recursos, e as saídas, a transformação completa deste recurso inicial em um recurso econômico final. A gestão empresarial media todos os processos do negócio.

A produção de adesivos personalizados atacado é um exemplo de processo, pois há a inserção de matéria-prima (um recurso econômico) e sua consequente transformação em um produto (outro recurso econômico).

A boa gestão empresarial garante a eficiência de processos, isto é, a execução correta das atividades necessárias, a organização adequada das fases do processo e a otimização dos recursos manipulados por ele.

4 – Orçamento

Por fim, ao garantir eficiência e eficácia, a gestão empresarial impacta o orçamento usado em processos ou na administração de receitas, custos e lucros. Tornando o processo mais sofisticado e os resultados melhores, os efeitos financeiros são:

  • Redução de impactos de depreciação sobre o produto;
  • Mais recursos em dinheiro gerados por hora trabalhada;
  • Maior retenção de profissionais altamente qualificados;
  • Maior margem de lucro.

O ganho de espaço de manobra do orçamento permite que o gestor invista em outras áreas, aplicando em inovação e expansão de seu mercado. Isso pode se refletir no aumento da infraestrutura, como em uma locação de sala comercial por hora

Projetos de gestão eficazes 

Algumas transformações, típicas da era tecnológica, podem aprimorar a gestão de seu empreendimento pela adequação às demandas atuais. É importante, porém, adaptar cada medida à perspectiva de seu nicho e do tipo de produto gerado.

Lideranças inovadoras

As lideranças inovadoras valorizam e incentivam a criatividade nos espaços de trabalho, apresentando situações de improviso que exigem a participação ativa dos colaboradores. É, por isso, caracterizada pelo fracionamento de poder decisório.

Construa uma cultura interna que de fato valorize o feedback e premie aqueles que são participativos na discussão de soluções. Bonificações por equipe também podem estimular o esforço conjunto em um aluguel de escritório compartilhado, otimizando o espaço.

Estatística na análise de mercado

A internet abriu espaço para a geração, captura e armazenamento de dados em quantidades inéditas, com maior facilidade de manipulação e custos já vista.

A gestão empresarial deve, portanto, aproveitar este cenário para investir em ferramentas de estatística para analisar o mercado.

Isso enriquece o planejamento estratégico de fornecedoras de alarme e monitoramento comercial e similares. Através de pesquisas, é possível identificar onde se concentra a demanda, quais são as principais falhas da concorrência, entre outros dados.

Programas de treinamento digital

O treinamento de colaboradores não pode ser negligenciado por uma gestão comprometida com resultados melhores. Mesmo para profissionais experientes, o treinamento incorpora o contratado na rotina e cultura organizacional, acelerando seu rendimento.

Para baratear custos de treinamento, é possível digitalizar o processo, construindo plataformas interativas, com questões que estimulem as habilidades que a gestão julgar serem as mais essenciais para a execução da função.

Considerações finais

A gestão empresarial é alvo de uma série de teorias e pesquisas, todas visando encontrar formas de aprimorar uma tarefa tão importante.

Capaz de definir a cultura organizacional e traçar o futuro do empreendimento, garantir sua qualidade é questão de sobrevivência.

Influenciando todos os setores que movem uma empresa, a gestão concilia interesses entre stakeholders, otimiza a disposição de recursos e utiliza as circunstâncias que lhe são dadas para construir o melhor resultado possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Diversas

Os 5 principais benefícios de ter uma arma segura em sua casa

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

Qual o score mínimo para cartão de crédito?

Share on Facebook Share …
Read more
DiversasEconomia

O que é risco de mercado?

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: