Belmonte será contemplada com novo sistema de abastecimento de água

O  Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), vai beneficiar 3.670 famílias com a construção de 32 novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), no Extremo Sul  da Bahia. Belmonte é um dos municípios contemplados.

Contando com captação de água através de poços e barragens, o novo sistema abarcará um investimento de mais de R$8 milhões. O projeto prevê a construção de 18.110 metros de adutoras, 187.189 metros de rede de distribuição, tratamento de água por sistemas de cloração, casa de química, filtro redutor de ferro com aerador e ortopolifosfato, além de 43 reservatórios de água e 3.670 ligações domiciliares. Os trabalhos serão executados pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento (CERB), vinculada à SIHS.

Segundo o gestor da SIHS, Leonardo Góes, a obra deve ficar pronta em 210 dias. “É uma prioridade do Governo da Bahia ampliar os investimentos em saneamento nas sedes dos municípios e na zona rural. A construção desses 32 sistemas é um avanço para ampliar o saneamento em áreas rurais, levando água de qualidade para mais de 3 mil famílias”, destacou.

As localidades beneficiadas fazem parte dos municípios de Alcobaça, Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itamaraju, Jucuruçu, Mucuri, Porto Seguro, Prado e Teixeira de Freitas.

Plano Estadual de Segurança Hídrica

Além dos SAA, o governo ainda está estruturando junto ao SIHS, o Plano Estadual de Segurança Hídrica (PESH),  que tem como objetivo desenvolver diagnósticos, executar a atualização do balanço hídrico e definir as principais intervenções estratégicas para a segurança hídrica na Bahia, além de proporcionar a elaboração de projetos de preservação e recuperação dos principais rios do estado e seus afluentes.

O projeto visa também a identificação de áreas suscetíveis a inundações nas diversas bacias hidrográficas do estado e a indicação de intervenções. Entre elas está a construção de barragens com a função de controle de cheias, como as que foram registradas nos últimos meses no Sul e Extremo Sul da Bahia.

 De acordo com Leonardo, o Governo do Estado se planeja para amenizar os efeitos de condições climáticas excepcionais, como as enfrentadas no mês de dezembro de 2021. “Pudemos observar o funcionamento de algumas barragens controlando a vazão dos rios, evitando inundações das áreas situadas a jusante dessas barragens. Neste sentido, a elaboração do PESH busca estabelecer um cenário ideal da oferta de água, em que a infraestrutura hídrica esteja planejada, dimensionada, implantada e gerida adequadamente, identificando obras estruturantes que sejam de relevância para os polos de desenvolvimento nos 417 municípios do nosso Estado”, salientou.

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 25 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA