Automação de vendas são estratégias que ajudam a reduzir o trabalho manual dos vendedores. Algumas tarefas são feitas automaticamente e o objetivo é fazer com que a área comercial seja mais produtiva.
Isso é importante porque a área comercial é muito burocrática e existem processos que podem ser automatizados. É uma ação fundamental para poupar o tempo dos vendedores e permitir que trabalhem estrategicamente.
Este artigo vai mostrar o que é automação de vendas, como ela pode automatizar os processos comerciais, quais são os benefícios dessa estratégia e quais são as etapas e ferramentas para implementá-la.
Vendas e automatização
Automação de vendas significa automatizar o trabalho da área comercial, usando estratégias e processos, por meio de tarefas automáticas.
A equipe de vendas consegue melhorar sua produtividade e realizar ações que agregam valor. Os vendedores também conseguem pensar em abordagens personalizadas, visto que ações repetitivas e burocráticas são automáticas.
Investir em automação ajuda a otimizar os processos comerciais por conta das funções que consegue cumprir, como:
- Leads mais qualificados;
- Criação de fluxo de contato;
- Acompanhamento do ciclo de vendas;
- Melhoria dos processos de vendas.
Com isso, uma fábrica de salgados para lanchonete tem mais tempo para cuidar da qualidade de seus produtos e ainda qualificar melhor a equipe de vendedores.
Pontos positivos
Investir em automação de vendas também traz outros benefícios, e um deles é a redução do ciclo de venda. A organização terá mais tempo para investir no cliente e ainda processar todos os dados para conquistar outros consumidores.
A equipe comercial estará mais preparada, visto que os softwares utilizados trazem uma visibilidade melhor sobre os leads e clareza sobre as estratégias que os vendedores podem usar.
É comum que o vendedor perca oportunidades porque não sabe se comunicar com o cliente, mas a partir de uma plataforma CRM, vai agir de acordo com as características e as necessidades do consumidor.
Outro benefício obtido por uma clínica de exame de raspagem de pele cachorro é reduzir os custos de aquisição de clientes. Aliás, diminuir os gastos é o objetivo de muitas organizações, mas isso deve ser feito de maneira inteligente.
De nada adianta reduzir a qualidade do serviço prestado, visto que o consumidor pode se sentir insatisfeito e simplesmente abandonar o contato com a organização.
Por meio de uma boa ferramenta de automação, a companhia consegue aumentar a eficiência, ao mesmo tempo em que evita trabalhos manuais por parte dos vendedores.
Etapas e fases
Para implementar automação de vendas, a organização precisa utilizar algumas ferramentas e trabalhar etapas que vão tornar o processo mais eficaz.
Primeiro vai definir os objetivos e as estratégias, ciente de que a automação não trabalha como solução única para todos os problemas que existem no setor comercial, mas ela precisa estar adequada às estratégias de vendas.
Só depois um fabricante de transformador de máquina de solda vai escolher a ferramenta que vai utilizar, considerando suas funcionalidades e recursos.
É importante levar em conta o tamanho da equipe, o orçamento disponível, os objetivos de vendas e o processo interno.
Depois de escolher a ferramenta, como uma plataforma CRM, ela precisa ser integrada a outros sistemas que a organização utiliza, como um software ERP.
Mas de nada adianta fazer a integração se a equipe não estiver devidamente treinada e preparada para utilizar os recursos. Os vendedores precisam receber treinamento para que possam usar as plataformas do jeito certo.
Acompanhar os resultados é fundamental para saber se as mudanças estão alcançando os objetivos propostos. Para isso, deve-se analisar métricas como o número de leads gerados e taxa de conversão.
Uma gráfica para impressão de livros vai usar essas e outras métricas para avaliar os impactos da automação e os resultados de vendas.
Depois da análise, pode ser necessário fazer alguns ajustes, pois eles ajudam a melhorar ainda mais os resultados obtidos.
A companhia precisa procurar melhorias contínuas, analisando dados e buscando maneiras de otimizar os processos comerciais. Isso vai ajudar a aproveitar os benefícios da automação e ter ainda mais sucesso nas vendas.
Considerações finais
Os processos de vendas podem ser muito melhores quando a marca investe em ferramentas de automação. Elas tratam de realizar tarefas repetitivas, enquanto os vendedores se dedicam a processos complexos e estratégicos.
Basta escolher o recurso ideal e implementá-lo na realidade e na rotina do negócio para começar a vender mais e alcançar resultados surpreendentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.