16 de julho – Dia da Padroeira Nossa Senhora do Carmo
Belmonte encerrou os festejos em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. O dia da Padroeira iniciou com alvorada festiva, em seguida oficio de Nossa Senhora e uma missa solene pela manhã, pelo Padre Diogo Reis.
Já na parte da tarde ocorreu a carreata com a imagem da santa, percorrendo as principais ruas da cidade. Assim como no evento do novenário, a orientação foi de que fiéis acompanhassem o andor apenas de carro, moto ou bicicleta nesta sexta-feira (16/07).
É sempre emocionante acompanhar o cortejo religioso e ver a emoção dos fiéis a cada instante. Em cada rua que se passa os moradores abrem as portas e as janelas das suas casas para felicitar a imagem de Nossa Senhora do Carmo. Outra parte que se deve ressaltar também é a situação dos idosos. Alguns não conseguem nem se locomover direito, mas se esforçam para ir à porta da rua para ver a carreata passar e felicitar a padroeira da cidade.
As personalidades políticas também marcaram presença no evento religioso. O prefeito Bebeto Gama, o vice-prefeito Flavielle de Sá, Presidente da Câmara Luluca, vereadores e secretários municipais acompanhou a carreata.
“Estou imensamente feliz em estar aqui com vocês mais uma vez, esta festa mostra que nossa fé é forte e se renova a cada dia, parabéns a todos pela organização” – Comentou o Prefeito Bebeto Gama.
“Essa festa convida toda comunidade para viver em fé. Que possamos reconhecer a importância de seguirmos os ensinamentos de Jesus e de Maria e respeitarmos a Sagrada Família”, destacou o vice-prefeito Flavielle de Sá.
“Esse evento faz parte da cultura e tradição do nosso povo, é um legado que é passado de geração em geração e que enche nosso coração de fé e renova nossa energia”, disse o presidente da Câmara Vereador Luluca.
A carreata ainda passou pela Igreja de São Vicente e a imagem do santo também foi levada dando continuidade à procissão até ao seu final na Igreja da Matriz.
Hoje nós estamos comemorando essa festa bonita de Nossa Senhora do Carmo, Pe. Fernando agradeceu a todos que trabalharam não só na carreata, mas também a todos que dedicaram um pouco do seu tempo durante todo o período do novenário e festejos, lembrando que todos nós estamos à serviço do reino de Deus, seguindo seus ensinamentos e agradecendo sempre a Deus pela vida.
As Filarmônica XV de Setembro e Lyra Popular de Belmonte também participaram dos novenários e se revezavam na execução de suas apresentações dando um grande brilho muito admirado pelos visitantes e moradores de Belmonte.
No final da carreata ocorreu a benção de encerramento dos festejos na Igreja do Carmo.