Ações inovadoras tornam a coleta de lixo hospitalar no município mais eficiente.

Mudanças promovidas pela prefeitura de Belmonte tornaram a coleta de lixo hospitalar mais transparente e eficiente. Agora, a fiscalização passa não apenas pela empresa contratada para o serviço, mas também nas próprias unidades de saúde.

Além disso, agora elas têm que assinar um relatório para confirmar que o recolhimento de materiais com risco de contaminação por sangue (como gases e algodão, por exemplo) e objetos perfurocortantes (bisturis e seringas ou produtos de vidro).


A Prefeitura Municipal de Belmonte, por meio da secretaria de Saúde, realizou a contratação de uma empresa especializada e devidamente licenciada para prestação de serviço de coleta e incineração de lixo hospitalar, uma vez que esse tipo de resíduo deve receber atenção especial, desde a sua geração até a destinação final.


Vale destacar que, há vários anos o município de Belmonte não fazia o descarte do lixo hospitalar adequadamente. Agora ele é levado para o município de Itabuna, onde é feita a incineração. O transporte para lá acontece porque o município tem um incinerador aprovado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

“Não medimos esforços para dar fim, de maneira correta, a estes resíduos que são descartados pelo hospital. O gerenciamento correto destes resíduos é um processo de extrema importância na prevenção da qualidade da saúde dos nossos servidores, usuários e também para o meio ambiente”, disse a Secretária de Saúde Renata Diniz.

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 25 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA