CARNAVAL 2023

A DRC e a diabetes melito

Indubitavelmente, dentre as comorbidades mais incidentes e prevalentes que caracterizam os fatores de risco de maior percentual para o comprometimento renal estão a hipertensão arterial e sobretudo o diabetes melito. Reconhecidamente, por tratar-se de distúrbio endócrino importante, tem associação com uma tríade de problemas que repercutem danosamente e grandemente no estado clínico do cliente. Sabidamente, as neuropatias, as retinopatias e de sobremodo as nefropatias diabéticas potencializam um dos fatores predisponentes principais para o agravamento da doença renal crônica. Há de se considerar a óbvia adequação da dieta, a importância da atividade física, o apoio da equipe multidisciplinar no esquema da propedêutica do paciente diabético renal dialítico. Independente da modalidade de tratamento dialítico, quer seja HD (hemodiálise), DPAC (diálise peritoneal ambulatorial contínua)  ou DPA (diálise peritoneal automatizada) terá vantagens e desvantagens. Dentre os problemas preponderantes estão as infecções e o comprometimento cardiovascular, a instabilidade hemodinâmica e o controle hidroeletrolítico. No que tange à hemodiálise em diabéticos, nota-se maior instabilidade hemodinâmica e maior dificuldade na criação e manutenção da FAV (fístula arteriovenosa) decorrente do déficit vascular, bem como a possibilidade de queda nos níveis glicêmicos durante a terapia ser mais frequente do que em outras modalidades. Quanto à DPAC a queda do nível glicêmico é menor e igualmente as preocupações com o acesso central são diminutas, todavia o risco de extravasamento, sangramento e peritonite há de ser considerado como uma das grandes preocupações dessa alternativa. Já na DPA, as vantagens são maiores referentes à DPAC quando se considera o risco de peritonite, as preocupações com o acesso, bem como o risco de hipoglicemia ser menor.    As amputações são frequentes em renais.  Na DP o controle dos níveis glicêmicos é mais delicado que acarreta uma grande preocupação com o consumo de fontes glicídicas, alternando o percentual permitido de acordo com a modulação de TRS (terapia renal substitutiva) 

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
CARNAVAL 2023

Fotografias do CarnaBelgas: confira a folia pelas lentes de Letícia Boaventura

Share on Facebook Share …
Read more
CARNAVAL 2023

BANDA CHEIRO DE AMOR FALA SOBRE O ATRASO DA SUA APRESENTAÇÃO EM BELMONTE

Share on Facebook Share …
Read more
CARNAVAL 2023

Esposa de Lincoln diz que ele se recupera bem, após ser internado

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: