Como funciona o mercado financeiro?

O mercado financeiro gera muitas dúvidas entre os investidores, pois essas pessoas não sabem como investir o próprio dinheiro, de que maneira podem conseguir bons retornos e onde devem investir.

Mas definir esse setor e responder a todas essas perguntas não são tarefas simples, tendo em vista que o mercado financeiro possui muitos aspectos que precisam ser considerados em sua definição.

De qualquer forma, antes de aplicar o seu dinheiro, é muito importante entender sobre esse mercado, seu funcionamento e quais são os principais ativos que podem ser negociados.

Também é possível aprender um pouco mais sobre esse universo, por meio de livros que falam sobre o assunto e muitos conteúdos que existem na internet. O fato é que as pessoas já compreenderam a importância de investir.

É uma forma de valorizar o seu dinheiro, construir uma reserva financeira, aumentar o patrimônio e conquistar a independência financeira. Mas é necessário conhecer um pouco mais sobre o seu perfil e quais são suas reais possibilidades.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de mercado financeiro, falar um pouco sobre seu funcionamento e quais são os tipos de investimento que existem. Confira.

Entenda o que é mercado financeiro

No âmbito da economia, o mercado financeiro é onde acontecem as negociações de ativos, tais como:

  • Títulos;
  • Moedas;
  • Ações;
  • Derivativos;
  • Mercadorias;
  • Commodities.

Em linhas gerais, ele abrange todo o tipo de bens e ativos que possuem algum valor financeiro. Geralmente, os países possuem um ambiente financeiro particular, mas que não são restritos às negociações do mercado interno.

Ou seja, uma empresa desenvolvedora de software para controle de pesagem pode investir em mercados estrangeiros.

A Bolsa de Valores de Nova York, por exemplo, atua em conjunto com outros mercados cambiais e representa, atualmente, os maiores mercados financeiros do mundo.

No Brasil, isso acontece por meio da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), onde o principal item é o Ibovespa.

A função do mercado financeiro é facilitar o encontro entre vendedores e compradores, e nesse ambiente ocorre a troca de bens livremente, sem as intervenções externas, como no caso do Estado.

As duas principais partes do mercado financeiro são os credores, que no caso são os investidores que fornecem o capital. A outra parte são os captadores, também conhecidos como mutuários, que captam os recursos em troca de juros ou lucros.

As negociações acontecem por meio de diferentes instituições que se responsabilizam em viabilizar um ambiente de negócios propício para a troca. Esses órgãos também regularizam e fiscalizam o andamento dos processos.

Entenda como tudo funciona

O investimento pode ser a compra de uma franquia mais rentável ou então de ações, tem entre outras possibilidades. Mas para que tudo isso aconteça, o mercado financeiro se encarrega do fluxo da economia.

É dessa forma que ele aproxima os investidores e tomadores de recursos, ademais, os participantes não precisam estabelecer contato entre eles, pois a ponte é totalmente realizada por uma instituição financeira.

Se você investe em renda fixa, vai conseguir fazer o giro do negócio, e nesse processo, o banco atua como intermediário, oferecendo um empréstimo.

Por exemplo, uma pessoa pode investir a quantia x em um CDB de um banco de sua preferência. Se conseguir manter o dinheiro até a data de vencimento, vai receber uns juros prefixados por ano.

A instituição bancária é procurada por um empresário que vai solicitar o valor para que possa dar andamento ao trabalho. O banco faz um empréstimo cobrando dos juros uma taxa maior do que aquela paga pela pessoa que fez o investimento.

Quando isso acontece, podemos dizer que o mercado financeiro conseguiu unir duas partes da economia. Para que seja possível fiscalizar, regularizar e até mesmo facilitar as negociações no mercado financeiro, é necessário que exista um órgão.

No Brasil, as instituições financeiras mais importantes são a Comissão de Valores Mobiliários e o Banco Central (BC).

O Banco Central, também conhecido como Bacen, é uma instituição federal relacionada ao Ministério da Economia, por isso, é conhecido como o banco dos bancos.

Um fabricante de caixa papel personalizada pode contar com ele para controlar e autorizar a atuação das instituições financeiras no território brasileiro, além de monitorar o mercado de crédito.

O Banco Central também se responsabiliza por executar políticas monetárias, garantir o equilíbrio do mercado e emitir papel moeda.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por sua vez, é uma entidade também vinculada ao Ministério da Economia e cumpre o papel de fiscalizar, desenvolver, disciplinar e normatizar o mercado de valores mobiliários.

Ela também garante que as operações aconteçam do jeito certo, fiscalizando os seus participantes, de modo a evitar manipulações e fraudes.

Também se encarrega de supervisionar outros órgãos, como A Bolsa de Valores, sociedades anônimas de capital aberto, fundos de investimento e corretoras.

Tipos de investimentos

Um fabricante de hack para tv 50 polegadas pode optar por diferentes tipos de investimentos. Dentre eles estão:

CDB

CDB é uma sigla para Certificado de Depósito Bancário, um tipo de investimento onde os títulos são emitidos por bancos, com o objetivo de captar recursos.

É como se o investidor estivesse emprestando dinheiro para o banco por um período, e ao final do empréstimo, a instituição bancária devolve o valor emprestado com juros.

Atualmente, o CDB é considerado um tipo de investimento extremamente seguro, tanto é que a aplicação é protegida pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que também se encarrega de proteger a poupança.

Se o investidor adquirir um CDB e, eventualmente, a instituição bancária tiver algum problema, o fundo garantidor providencia o valor investido.

Ações de empresas

Muitas pessoas falam em investir em ações de empresas, como no caso de uma instituição de ensino que oferece curso cipa 20 horas. Esse tipo de investimento é uma das principais formas existentes e uma alternativa para quem possui rendimentos arrojados.

As ações são frações do valor do negócio, nesse contexto, quando o investidor compra uma ação, automaticamente se torna sócio da companhia. É uma forma de obter lucros com a valorização e a venda das ações.

O lucro também pode ser compartilhado entre os acionistas, uma prática conhecida como dividendo. As ações das empresas são negociadas na internet, no site da Bolsa de Valores.

A compra de ações não é considerada como renda fixa, mas renda variável, e isso acontece porque o mercado de ações é volátil, o que dificulta saber se uma ação vai ou não valorizar.

Por conta disso, esse tipo de investimento traz entendimentos maiores do que a renda fixa, contudo, o investidor precisa saber lidar com os possíveis riscos.

Ele é muito diferente do consórcio que utiliza urna giratória para sorteio dos compradores. A melhor forma de investir no mercado de ações é procurar maneiras de auxiliar essa atividade.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma modalidade de investimentos muito conhecida hoje em dia, sendo um programa criado pelo Governo Federal para que as pessoas possam negociar títulos públicos, totalmente online e de maneira simplificada.

É como se você fizesse um empréstimo para o governo, que fornece um título de crédito com vencimento determinado. Quando você chega na data do vencimento, o dinheiro é devolvido com juros aplicados no momento do fornecimento do título.

É ideal para pessoas, como os profissionais de acompanhamento visita domiciliar, pois é extremamente seguro, afinal, o emissor é o Governo Federal.

LCI e LCA

LCI e LCA também são investimentos de renda fixa, portanto, são aplicações que ajudam a prever e conhecer a rentabilidade dos títulos, mesmo antes da realização da operação.

LCI é uma sigla para Letra de Crédito Imobiliário, e LCA para Letra de Crédito do Agronegócio, títulos emitidos pelos bancos e instituições financeiras. Eles servem para captar recursos que serão utilizados no mercado imobiliário e no agronegócio.

Optar por esse tipo de investimento é uma forma de investir nesses setores, e essa prática também é segura por conta do FGC. Portanto, caso algum problema aconteça, o investidor recebe de volta o valor investido.

Mas tanto uma pessoa quanto um fabricante de sinalização horizontal amarela se beneficiam de outras formas ao optar por esse investimento.

Isso porque esses títulos são mais vantajosos do que outros de renda fixa, por serem totalmente isentos do imposto de renda e IOF para pessoas físicas.

Considerações finais

Fazer um investimento é uma forma de valorizar o seu dinheiro, aumentar seu patrimônio e ter mais segurança financeira na vida. Tudo o que você precisa fazer é escolher a modalidade mais adequada para o seu perfil.

Agora que você já conhece algumas delas e como funciona o mercado financeiro, vai ficar muito mais fácil começar a investir.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 25 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA