Diversas

Quais as melhores áreas para atuar em tecnologia?

A área de tecnologia das empresas desperta muita curiosidade entre as pessoas, principalmente aquelas que estão procurando um mercado promissor e que traga excelentes oportunidades de trabalho.

Há tempos, a tecnologia se tornou uma área fundamental nas empresas e imprescindível para que sejam mais competitivas, superem os desafios do mercado e consigam prosperar diante das altas exigências dos consumidores.

Qualquer negócio terá dificuldades para sobreviver se não contar com, pelo menos, um recurso tecnológico. Veja, não estamos falando de processos complexos de automação e recursos futurísticos.

Um computador com acesso à internet e um software são exemplos simples de aplicação dos recursos tecnológicos, mas que fazem toda a diferença para as empresas, desde um mini mercado de bairro até uma multinacional.

A tecnologia está diretamente relacionada com empresas bem-sucedidas e traz vários benefícios para as organizações, tendo em vista que ela vai auxiliar diferentes processos e permitir que a corporação acompanhe as tendências do mercado.

Por conta disso, gera muitas oportunidades de trabalho, por isso, neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o setor de tecnologia, quais áreas as pessoas costumam atuar e quais são as melhores opções nesse ramo. Acompanhe.

O que é a área de tecnologia?

A área de tecnologia é popularmente conhecida como Tecnologia da Informação (TI) e sua responsabilidade é gerenciar processos e informações e distribuí-los em redes de computadores.

Também ajuda a desenvolver softwares e hardwares, dependendo do segmento e das necessidades da organização. Há décadas, a tecnologia vem se desenvolvendo rapidamente e se tornou algo essencial na gestão organizacional.

Ela é aplicada a diferentes necessidades, por exemplo, em um ensaio fotográfico feminino aniversário, por conta disso, houve uma ramificação, fazendo com que os profissionais assumissem várias funções.

Ou seja, existem muitas áreas nas quais os profissionais de tecnologia podem atuar, o que abre um grande leque de possibilidades para a carreira.

Principais áreas de atuação em tecnologia

Como falamos, a tecnologia vem se desenvolvendo muito nos últimos anos e novas profissões vão surgindo. É muito raro encontrar uma atividade que não precisa do uso de computadores, bem como de ferramentas e aparelhos digitais.

Tudo isso fez com que novas oportunidades de emprego surgissem para quem quer trabalhar no setor, e dentre as principais áreas estão:

Web design

Quem é criativo e está ligado às novidades do meio virtual pode encontrar no web design uma excelente opção de carreira.

Esses profissionais são responsáveis por elaborar a estrutura visual do site. Para isso, é necessário dominar alguns conceitos, como:

  • Desenho;
  • Imagens;
  • Cores;
  • Tipografia;
  • Layout;
  • Programação;
  • Códigos;
  • Arquitetura da informação;
  • Hospedagem de sites.

Todo tipo de negócio, como uma empresa de laudo de vistoria de carro, precisa de um profissional que seja capaz de criar um bom site para a empresa. Se você se interessa pelo ramo, deve fazer cursos relacionados ao design e computação.

Essa profissão é muito indicada para quem quer aprender a desenhar sites e pensar em maneiras de facilitar o acesso e navegação dos usuários.

Desde cedo, é interessante criar um portfólio com seus trabalhos e assim divulgar o seu potencial para os empregadores.

Suporte técnico

O profissional que atua nessa área é fundamental para as organizações, pois se responsabiliza pela estrutura física da rede local e dos computadores, bem como do sistema operacional.

Ele soluciona problemas que os clientes podem apresentar no dia a dia, mas além de cuidar de possíveis imprevistos, também atua na prevenção deles.

O fato é que o mercado de tecnologia é bastante fragmentado em relação a métodos, linguagens e hardware, portanto, é necessário que os profissionais se especializem em um setor.

As empresas trabalham de maneira progressiva e com diferentes tipos de equipamentos, e somente com uma especialização você poderá fornecer suporte para novas ferramentas.

Gerenciamento de projetos

Quem trabalha com gerenciamento de projetos precisa ter um grande conhecimento sobre o mercado de negócios e tecnologia. Muitas pessoas são excluídas das oportunidades de vagas por conta da dificuldade em encontrar alguém que tenha experiência.

Uma empresa de sistema de vigilância eletrônica possui necessidades específicas, pois ela pode procurar gerentes de projetos com conhecimentos em diferentes metodologias.

Assim sendo, é fundamental dominar os conceitos necessários e aplicá-los no universo tecnológico.

Redes de informática

Essa área de atuação se responsabiliza por desenvolver e manter as redes de comunicação de dados, como no caso de infraestruturas expansivas em nuvem, intranets organizacionais, dentre outras necessidades.

Geralmente, quem atua nessa área são profissionais que se responsabilizam por fazer o orçamento do projeto e implementar a rede. Dentro de uma empresa de monitoramento 24h, também podem gerenciar equipes.

Mas essa carreira exige uma noção de processos e inteligência comercial, portanto, é necessário acompanhar as tendências do mercado, de modo que possam ser implementadas e benéficas para a corporação.

Em outras palavras, o profissional que atua com redes de informática precisa buscar inovações para que possa evoluir.

Melhores opções na área de tecnologia

Agora que você já conhece algumas das principais áreas de tecnologia, vamos falar um pouco sobre as melhores opções para quem quer atuar no setor. São elas:

Segurança da informação

As empresas se preocupam cada vez mais com a segurança das informações na internet, tanto é que de acordo com o levantamento realizado pela Cybersecurity Workforce Study, houve um grande aumento na procura por profissionais do setor.

Desde 2020, o aumento aconteceu, principalmente, entre bancos e empresas que contam com um grande volume de informação e estão preocupados com o vazamento de dados confidenciais.

Independentemente do setor, como no caso de uma empresa de automação hidráulica industrial, a procura é muito grande.

No entanto, existe um déficit de cerca de 4 milhões de profissionais nessa área no mundo todo, portanto, é uma carreira com grandes possibilidades de crescimento.

Programador web

O programador web é outra carreira muito promissora na área de tecnologia, sendo este o profissional responsável por criar e desenvolver blogs, sites, fóruns, aplicativos e outras plataformas.

A criação se volta tanto para computador quanto para dispositivos móveis, sendo o responsável por desenvolver a interface para diferentes sistemas operacionais, como Linux, Windows e MAC.

O desenvolvedor web trabalha com linguagem de programação, além do domínio de várias ferramentas, como NET, Java, ASP, PHP, entre outras.

Gestão em tecnologia da informação

A gestão em tecnologia da informação, também conhecida como Gestão de TI, consiste no gerenciamento de softwares e hardwares, além de auxiliar na organização.

O objetivo do gestor é otimizar os processos e outros procedimentos pertencentes à área de TI. Dentro de um fabricante de monitor multiparametro com capnografia, realiza diversas atividades, como estabelecer regras para a utilização correta do sistema.

Também controla serviços de sistemas operacionais e banco de dados, reduz os impactos na área da tecnologia da informação, conduz os recursos humanos ligados ao departamento de TI e acompanha a rotina dos colaboradores.

Em alguns casos, também pode administrar a infraestrutura física e lógica de todos os departamentos informatizados.

Engenharia de software

A automação de processos é uma das maiores tendências do mercado de trabalho além de ser muito presente nas organizações do ambiente digital.

Essa tarefa pertence ao engenheiro de software e foi considerada uma das melhores opções em carreiras dentro da área de tecnologia, em relação às possibilidades de crescimento e remuneração.

Dentro de um fabricante de equipamentos para angiorressonância cerebral, o profissional é responsável por desenvolver programas, sistemas e aplicativos que sejam capazes de atender aos requisitos e cumpram funções necessárias.

Também podem ter funções relacionadas à administração de bancos de dados, manutenção de sistemas, dentre outras tarefas relacionadas à gestão de projetos e composição de manuais de instruções.

Ciência de dados

Atualmente, existe um grande fluxo de dados disponíveis na internet e é fundamental saber utilizá-los e interpretá-los de maneira estratégica. O cientista de dados se tornou uma das principais carreiras da área de tecnologia.

Ele pode atuar de várias maneiras em uma clínica de exames laboratoriais de rotina e muitos outros negócios, por meio de diversas atividades que dependem do segmento que o cientista analisa.

É responsável por estabelecer uma base sólida de dados e assim executar análises robustas, realizadas por meio de diferentes processos.

Com essas informações, a organização consegue entender o negócio e os consumidores, melhorando as tomadas de decisões.

Diferentes empresas contratam cientistas de dados, como fornecedores de soluções de tecnologia, as que lidam com dados confidenciais, como as instituições financeiras, hospitais, institutos de pesquisa, entre outros.

Considerações finais

Além das áreas que citamos aqui, existem muitas outras possibilidades para quem quer trabalhar com tecnologia.

Este setor é muito amplo e volta suas atividades para diferentes necessidades, basta compreender um pouco mais sobre as outras opções de carreira e encontrar aquela que mais se adequa ao seu perfil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Diversas

Os 5 principais benefícios de ter uma arma segura em sua casa

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

Qual o score mínimo para cartão de crédito?

Share on Facebook Share …
Read more
DiversasEconomia

O que é risco de mercado?

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: